Depois de fechar o jogo que tinha em atraso com uma vitória, em Balaídos contra o Celta de Vigo, o Real Madrid colocou-se na liderança do campeonato e bastava-lhe um empate para se sagrar campeão. Ainda assim, os Merengues foram até ao La Rosaleda e bateram o Málaga por 0-2, com a vitória do Barcelona sobre o Eibar a de nada valer.
Zidane garante mais um título ao Real Madrid
Depois de ter estado grande parte da temporada no topo da tabela, o Real Madrid sagrou-se então campeão neste domingo e somou o seu 33º título na prova, com este a ser o 4º título que Zidane conquista aos comandos dos Merengues, tendo já vencido uma Liga dos Campeões, um Campeonato do Mundo de Clubes e uma Supertaça Europeia. Em Málaga, na Rosaleda, os Blancos entraram muito fortes e apontaram um golo madrugador. Menos de 2 minutos de jogo e Isco isola Cristiano Ronaldo com um passe magistral, com o português a fintar o guarda-redes Kameni e a inaugurar o marcador.
O primeiro dos dois remates do primeiro tempo do Málaga chegou aos 12 minutos, sem grande perigo, enquanto que na segunda tentativa veio por intermédio de Sandro Ramírez, de livre-directo, que não resultou em golo graças a uma enorme intervenção de Navas, que ainda bateu contra o poste ao defender a bola. Ainda assim, o Real Madrid era quem criava mais perigo, atacando sempre de forma muito bem organizada e levavam sempre perigo à baliza de Kameni, com Isco a conduzir sempre muito bem os ataques Blancos e sempre exímio no transporte de bola.
Aos 54 minutos o Real Madrid aumenta a vantagem e fecha as contas da partida, com Toni Kroos a bater um canto, Sergio Ramos a rematar no coração da área para defesa de Kameni e Benzema finaliza na recarga. Benzema ainda apontou o 3-0 aos 70 minutos, mas estava fora de jogo e o golo foi correctamente anulado. Os Merengues continuaram a tentar aumentar a vantagem, mas a falharem na parte da finalização, também muito graças a Kameni. Desta que também para Navas, que evitou o golo em várias ocasiões.
Barcelona cumpriu a sua parte, mas não foi suficiente
O Barcelona usurpou o 1º lugar ao Real Madrid depois de vencer o El Clássico no Santiago Bernabéu, mas com o Real Madrid a colmatar o jogo em atraso com uma vitória, o Barça passou para 2º lugar e não só precisava de vencer esta última jornada, como também estava dependente de uma derrota do Real Madrid. Os catalães disputaram então o último encontro da La Liga em Camp Nou, e ainda atravessaram um mau bocado, com o Eibar a colocar-se em vantagem logo aos 6 minutos, com Takashi Inui a finalizar de primeira um grande passe longo de Ander Capa.
Aos 8 minutos Suárez falha escandalosamente quando ia isolado e com apenas o guarda-redes Yoel Rodríguez pela frente, atirando ao lado da baliza. O Barcelona continuou a tentar a sua sorte por inúmeras vezes ao longo do primeiro tempo, mas sempre a pecar na parte da finalização, também com mérito para o guarda-redes do Eibar. Mesmo ao cair do intervalo, Rubén Peña falhou o segundo golo do Eibar de baliza aberta, desperdiçando uma grande oportunidade. O segundo tempo começou com as duas equipas a criarem perigo, especialmente o Barça, mas com os catalães a estarem desastrosos na parte da finalização, desta vez a ser Messi quem falha de baliza aberta. Como quem não marca, sofre, foi isso mesmo que aconteceu. Aos 60 minutos Sergi Enrich serve Takashi Inui que faz um remate poderosíssimo de primeira que bate na trave e entra, sem hipótese para ter Stegen.
O Eibar levava a melhor em Camp Nou, por 0-2, mas aos 62 minutos uma grande jogada individual de Messi termina com Neymar a cruzar rasteiro para dentro de área e a dar em auto-golo, com David Juncá a ser infeliz. O azar do Barça teve continuidade, com Yoel Rodríguez a defender uma grande penalidade a Leo Messi, aos 69 minutos. Contudo, apenas 3 minutos depois, Luis Suárez iguala a partida, com Neymar a bater um canto e com Paco Alcácer a pentear para o coração da área, com Suárez a aparecer para encostar. Aos 73 minutos nova grande penalidade, e novamente Messi a a ser chamado, mas desta vez não desperdiçou e colocou o Barça em vantagem pela primeira vez na partida, mas com Yoel Rodríguez a adivinhar bem o lado e a ainda tocar na bola.
Já a vencer por 3-2, aos 91 minutos Suárez teve nos pés uma excelente oportunidade para aumentar a vantagem, mas voltou a falhar completamente isolado. Ainda assim, Messi resolve aquilo que Suárez não foi capaz de fazer, pegando na bola no meio-campo e conduzindo o esférico sozinho pelo campo fora até à baliza do Eibar, finalizando para o 4-2.
Outras curtas da jornada:
- Athletic Bilbao morre na praia depois de ter estado muito tempo na frente da corrida pelo 6º lugar, perdendo na última jornada em casa do Atlético de Madrid e sendo ultrapassado pela Real Sociedad.
- Já esta Real Sociedad conseguiu um empate importantíssimo em casa do Celta de Vigo, que lhes garantiu acesso à próxima edição da Liga Europa.
- Villarreal vence em casa do Valencia, por 1-3, e garante acesso directo à Fase de Grupos da Liga Europa.
Boas Apostas!