Chegamos à final da Liga Europa, a segunda competição mais importante de clubes na Europa. Esta competição está a ganhar um nível muito alto, a cada ano que passa, e a prova disso é que a grande final será disputada entre dois clubes que poderiam disputar a Liga dos Campeões. Chelsea e Arsenal confirmaram o seu favoritismo e têm agora a possibilidade de poderem terminar com uma época positiva. A conquista do troféu, para além do prestígio que confere, dá ainda direito à entrada directa na Liga dos Campeões. Assim, nesse quesito, o jogo tem ainda maior importância para o Arsenal que não conseguiu o apuramento para a liga milionária, via Premier League. Um duelo de gigantes onde a única certeza é que o troféu irá para Londres.
Arsenal procura acesso à Liga dos Campeões
O Arsenal atravessa uma fase de renovação, depois da saída de Arsène Wenger. O clube londrino era um habitual cliente da liga dos campeões, mas tem perdido força nos últimos anos, sobretudo por não conseguir acompanhar o crescimento de equipas como o Chelsea, Tottenham e Manchester City. Os gunners mudaram muito nesta temporada, mas os resultados não foram muito diferentes dos anos anteriores. O 5º lugar na Premier League deixou o clube arsenalista fora da liga dos campeões, mas a disputa por essas vagas foi até à última jornada.
É uma equipa com menor nota artística, em comparação com o Arsenal de Arsène Wenger, mas compensa com uma maiores índices de agressividade e uma pressão mais eficaz. A equipa de Unai Emery destacou-se sobretudo no Emirates Stadium onde venceu 14 dos 19 jogos disputados, tendo sido apenas superada pelos dois primeiros classificados, o Manchester City e o Liverpool.
A sua campanha na Liga Europa foi muito tranquila. Os gunners realizaram uma fase de grupos onde tiveram o Sporting, Vorskla Poltava e o Qarabag. Foi sem dificuldades que venceram o grupo com 5 vitórias e apenas cederam pontos no empate com o Sporting no Emirates Stadium. Nos dezasseis avos de final derrotaram o BATE com um resultado acumulado de (3-1), seguindo-se um forte embate com o Rennes e que venceram por (4-3). Nos quartos de final, o embate com o Nápoles prometia ser muito renhido, mas a equipa londrina venceu os dois jogos num total acumulado de (3-0). E na eliminatória anterior eliminou o Valência com um resultado total de (3-7). Ou seja, a equipa de Unai Emery confirmou as fragilidades defensivas que lhe são habituais, mas deixou bem visível o poderio ofensivo que possui.
O Arsenal procura regressar aos títulos europeus, e a “cereja em cima do bolo” será o apuramento para a Liga dos Campeões. Mas, para isso será preciso eliminar o rival Chelsea. O confronto directo com os blues foi favorável aos gunners que venceram em casa (2-0) e perderam (3-2) em Stamford Bridge.
Chelsea procura novo troféu 6 anos depois
O Chelsea venceu a Liga Europa na época de 2012-2013, diante do Benfica de Jorge Jesus. A equipa de Sarri teve um início em grande, na Premier League, mas não aguentou a “pedalada” de Manchester City e Liverpool. Mesmo assim, o 3º lugar não é uma má classificação, atendendo ao poderio evidente dos dois primeiros classificados. O trajecto dos blues, na Liga Europa, não foi muito diferente daquele que o Arsenal fez. A equipa de Sarri também venceu o seu grupo com o mesmo número de pontos que o Arsenal, ou seja 16. Também era amplamente favorito, com equipas como o Vidioton, o Paok e o BATE. No total foram 5 vitórias e 1 empate, num jogo onde o Chelsea jogava para cumprir calendário.
Assim, a superioridade dos blues foi marcante na fase de grupos, e cedo se percebeu que esta seria uma competição onde a equipa iria apostar muito. Nos dezasseis avos de final encontrou o Malmo e despachou a equipa sueca com um contundente (5-1). Seguiu-se o Dínamo de Kiev e aí a diferença foi ainda maior com os blues a vencerem por (8-0). Nos quartos de final venceu o Slavia de Praga por (3-5) até chegar às meias finais onde suou para derrotar o Frankfurt. Empate a uma bola nos dois jogos, pelo que foi preciso recorrer aos pontapés da marca de grande penalidade, para se encontrar o vencedor. Apesar do Chelsea ter “perdido” no confronto directo com o Arsenal, em jogos para a Premier League, a verdade é que tem aqui uma oportunidade para provar que poderá levar a melhor sobre os gunners.
A pressão será menor para a equipa de Sarri, uma vez que conseguiu o objectivo mínimo da temporada, o apuramento para a Liga dos Campeões. Maurizio Sarri deverá estar mesmo de saída, mas tentará sair pela porta grande, com o título da Liga Europa.
Boas Apostas!