Recapitulemos o que já está decidido na Premier League, à entrada para jornada de encerramento. O Chelsea é campeão e já ninguém rouba o segundo lugar aos Spurs. Também os condenados à descida já são conhecidos. Hull City segue Middlesbrough e Sunderland até ao Championship. Restam duas vagas em aberto para a Liga Milionária e ainda há três concorrentes para esses lugares. Ao Manchester City e Liverpool basta que façam o seu papel. O Arsenal, mesmo que vença o jogo com o Everton, precisará de um deslize dos rivais. Vamos aos cenários.
Chelsea e Tottenham já têm o acesso à Liga dos Campeões assegurado. Restam duas vagas para a competição europeia de elite, a tal que vale muitos milhões e prestígio que nenhuma outra permite. Ainda há três equipas em condições de lá chegar pelo que alguém vai terminar o próximo domingo muito frustrado. Claro que os dois lugares não são iguais. O terceiro classificado da Premier League terá entrada direta na fase de grupos da prova; o quarto terá que disputar o play-off, pelo que não é garantido e implica arrancar a temporada mais cedo.
City e Liverpool só dependem de si
Para o Manchester City a perspetiva é simples. Ganhar o jogo permite-lhe manter a posição no top-3. Um empate será suficiente para assegurar presença na Liga Milionária mas se os Reds vencerem o seu jogo os Cityzens caem para quartos e terão pela frente um play-off para entrar na fase de grupos.
O plano do Liverpool também é claro como água: vencer o condenado Middlesbrough em casa. Não parece particularmente complicado, considerando as implicações para Jusgen Klopp e seus pupilos. Só assim evitam surpresas de última hora. Se o City não ceder pontos ficam onde estão, na quarta posição, mas também já não poderão ser surpreendidos pelos Gunners. Se somar os Reds somarem três pontos e o City não ganhar ao Watford serão precisas mais contas. Caso os de Manchester percam, o Liverpool ascende ao terceiro lugar. Em caso de empate dos Cityzens as duas equipas ficariam em igualdade pontual e seria preciso passar aos critérios seguintes de desempate. O seguinte é a diferença de golos. Neste momento o City conta trinta e seis positivos (75-39) e o Liverpool trinta e três (75-42). Se este detalhe não for suficiente passa-se aos golos marcados, que neste momento está nos setenta e cinco para ambas as formações. Os regulamentos da Premier League estipulam que em situação de impasse, em que estes critérios não resolvam a discussão entre equipas que lutam pelo título, lugares europeus ou manutenção tenham que ser marcados jogos de desempate subsequentes. Seria uma estreia absoluta na Liga Inglesa.
Arsenal precisa de um empurrãozinho
E chegamos então aos cenários do Arsenal. Mesmo vencendo a respetiva partida – teoricamente a mais equilibrada dos três –, com o Everton, os Gunners precisarão de um empurrãozinho dos rivais. Se o Liverpool ceder pontos a vitória sobre os Toffees seria suficiente para subirem ao quarto posto. O terceiro lugar ainda é matematicamente possível mas altamente improvável. Era preciso que o City perdesse, de preferência a zero, e mesmo assim a formação de Arsène Wenger tinha que colmatar a diferença de golos para os Cityzens, que à data é de cinco golos.
Boas Apostas!