O Bayern venceu na abertura da 18ª jornada em terreno do Hoffenheim, sexta-feira à noite, e colocou pressão no líder Borussia Dortmund que tinha a difícil deslocação à Red Bull Arena no sábado à tarde, pressão essa que não resultou e os Auri-Negros mantiveram a distância de 6 pontos no topo da tabela. Quem também venceu foi o Borussia M’Gladbach que fica agora isolado na 3ª posição da tabela.
Bayern de Munique regressou em forma da pausa de inverno
Os Bávaros entraram na pausa de inverno numa serie de cinco vitórias consecutivas, e regressaram então ao campeonato em excelente forma, impondo uma vitória por 1-3 na Rhein-Neckar-Arena, sobre um Hoffenheim que não perdia nenhum dos últimos 10 jogos no campeonato. De realçar a atitude ambiciosa de Julian Nagelsmann, que apostou num onze de ataque e nunca procurou defender o empate. Ainda assim, os Bávaros não perdoaram e Niko Kovac deu por si a chegar ao intervalo já vencer por duas bolas a zero, ambos tentos assinalados por Leon Goretzka. O primeiro golo chegou já para lá da primeira meia hora de jogo, com Goretzka a aproveitar a recarga de um remate executado por Lewandowski. O segundo chegou mesmo em cima do intervalo, com a turma de Munique a sair num rapidíssimo contra-ataque conduzido por Alaba, que faz um excelente cruzamento para uma finalização impecável de Goretzka.
Já no segundo tempo, os Bávaros provaram do próprio veneno e viram o desfecho da partida levar um ponto de interrogação quando o Hoffenheim reduziu para 1-2 num veloz contra-ataque, com Schulz a finalizar com um remate brilhante de fora de área. Os homens da casa mostraram-se mais vívidos no segundo tempo e ganharam confiança, pregando mesmo alguns sustos a Neuer. No entanto, Lewandowski fechou as contas da partida, finalizando um cruzamento de Muller na cara de Baumann.
Golo de Witsel impôs a primeira derrota caseira ao Leipzig
Com alguma pressão depois da vitória do Bayern de Munique na sexta-feira à noite, o Borussia Dortmund precisava de vencer o Leipzig na Red Bull Arena para se manter com 6 pontos de vantagem no topo da tabela, e o inimigo em campo ainda não tinha sido derrotado em casa esta temporada. O único golo do encontro chegou aos 18 minutos, com um canto batido por Raphael Guerreiro e com Lukas Piszczek a desviar de cabeça, Witsel viu a bola cair-lhe aos pés dentro de área e, sem meias medidas, fuzilou a baliza de Gulácsi, que só viu o esférico a bater na trave e a entrar. Sem mais grandes ocasiões acabou por chegar o segundo tempo e, com isso, alguns sustos para os dois lados. Primeiro foi Sabitzer a obrigar Burki a intervir, e depois foi Maximilian Philipp que esteve perto de aumentar a vantagem para os forasteiros, mas Gulácsi mostrou-se atento.
No entanto, nos últimos 20 minutos de jogo, o treinador Lucien Favre e companhia não ganharam para o susto, com o Leipzig a criar várias oportunidades de golo, mas falhando sempre na concretização, com algum mérito para Burki. Com esta vitória, o Dortmund mantém-se isolado no topo da tabela, e o Leipzig ficou mais longe do 3º lugar, permitindo ainda que o Frankfurt se aproximasse.
Outras curtas da jornada:
- Borussia M’gladbach impressionou e, com alguma sorte, foi vencer a casa do Bayer Leverkusen (0-1), com golo de Alassane Pléa. Com a vitória os Potros ficam isolados no 3º lugar, 5 pontos acima do 4º classificado Leipzig e 3 abaixo do Bayern de Munique.
- Frankfurt regressou às vitórias na recepção ao Freiburg (3-1) e encurtou a distância para o 4º lugar, agora apenas a 1 ponto.
- Schalke 04 vence na recepção ao Wolfsburg (2-1) e interrompe bom momento dos Lobos.
- Destaque para o Mainz que, depois de quatro jogos, regressa também às vitórias em terreno do Stuttgart (2-3).
Boas Apostas!