O Borussia Dortmund voltou a falhar em somar os 3 pontos nesta 18ª jornada da Bundesliga e, consequentemente, ficou ainda mais longe do topo da tabela, vendo agora Bayern de Munique e o Leipzig cada vez mais isolados no 1º e 2º lugar, respectivamente, e a entrar numa possível corrida bem equilibrada pelos lugares de acesso directo à Fase de Grupos da Liga dos Campeões.

Dortmund escorrega em Mainz

Golo madrugador de Reus não foi suficiente para conseguir os 3 pontos.

Golo madrugador de Reus não foi suficiente para conseguir os 3 pontos.

O Borussia Dortmund foi até casa do Mainz nesta 18ª jornada e não conseguiu melhor que um empate a uma bola depois de ter estado praticamente todo o tempo em vantagem no marcador. A formação de Thomas Tuchel entrou bem em campo e inaugurou o marcador logo aos 3 minutos de jogo, com Schurrle uma bola no meio campo e a conduzir o esférico, velocidade, até à baliza contrária, até que encontra Marco Reus, que depois de ter a bola nos pés não vacilou na cara de Jonas Lossl. Com este golo madrugador as expectativas ficaram altas, mas tudo não passou de fogo de vista.

Apesar da forte entrada em campo, o Dortmund falhou em dar continuidade à sua superioridade e só voltou a criar perigo em cima do intervalo, com Sokratis a rematar mas a bola, que ainda foi desviada por um defesa do Mainz, passou pouco por cima da baliza. Com a chegada do segundo tempo o jogo continuou monótono, com o Dortmund a usufruir apenas de uma boa ocasião aos 61 minutos, com Castro a cruzar para a entrada da grande área onde apareceu Schurrle, que ainda rematou mas a bola foi desviada por um defesa do Mainz. Como quem não marca sofre, o Mainz converteu em golo o único remate que foi mesmo à baliza de Burki, com um grande cruzamento de Oztunali para uma boa finalização, de cabeça, de Latza que apontou o primeiro golo do ano para o Mainz. Já ao cair do pano a equipa da casa esteve perto da reviravolta, com remate de Blasis a passar a poucos centímetros da baliza Auri-Negra.

Estando a falhar em conseguir a temporada idealizada no início da época, onde um dos objectivos da equipa era, pelo menos, participar na corrida pelo título, Thomas Tuchel está já mais que fora da corrida pelo topo da tabela, vendo o Bayern de Munique em 1º lugar já com 14 pontos de vantagem. Agora, a maior preocupação do técnico alemão deverá ser conseguir o 3º lugar de acesso directo à Fase de Grupos da Liga dos Campeões, onde poderá certamente contar com uma disputa difícil onde participarão equipas como o Frankfurt, Hoffenheim e Hertha Berlim.

Bayern continua senda vitoriosa

Arjen Robben e Alaba protagonizaram os dois golos da equipa Bávara.

Arjen Robben e Alaba protagonizaram os dois golos da equipa Bávara.

Com esta viagem ao território do Werder Bremen, o Bayern de Munique somou a sua 7ª vitória consecutiva na Bundesliga, triunfando por 1-2. Foi um encontro renhido onde um Werder Bremen atrevido foi mesmo a primeira equipa a criar realmente perigo, com dois remates à baliza de Neuer nos primeiros 27 minutos. Ainda assim, o Bayern de Munique não tardou em mostrar a sua qualidade, com Ribéry a conduzir a bola pelo flanco esquerdo e a cruzar rasteiro para a entrada da grande área, com Arjen Robben a apontar um belíssimo golo e a ditar o 0-1.

Já mesmo em cima do intervalo houve tempo para Alaba brilhar na marcação de um livre-directo, um golo fabuloso do lateral-esquerdo a colocar a bola mesmo no ângulo superior direito da baliza do Bremen. Aos 52 minutos o Werder Bremen ainda reduziu para 1-2, com Junuzovic a assistir Max Kruse, mas a não ser o suficiente para chegar ao empate. O jogo contou apenas com mais uma oportunidade de grande perigo, com Renato Sanches a conduzir a bola pela linha de canto e a descobrir Kimmich sozinho, que rematou para uma boa intervenção de Wiedwald. Com estes 3 pontos o Bayern de Munique mantém-se na liderança, com 3 pontos de vantagem sobre o 2º classificado Leipzig.

Hoffenheim cai pela 1ª vez na Bundesliga

Leipzig põe fim a serie de 17 jogos invictos do Hoffenheim.

Leipzig põe fim a serie de 17 jogos invictos do Hoffenheim.

O Hoffenheim, que era a única equipa do campeonato alemão ainda por provar o sabor da derrota esta temporada, acabou então por sucumbir às mãos do poderoso Leipzig, por 2-1 na Red Bull Arena. O Leipzig entrou muito forte na partida e começou por criar a primeira situação de perigo logo aos 4 minutos, com Timo Werner a cruzar para trás para um bom remate de Naby Keita, a passar perto do poste de Baumann. Ainda assim, o primeiro a marcar foi mesmo o Hoffenheim, aos 18 minutos, na sequência de um rápido contra-ataque e de uma bela troca de bola entre os avançados, que terminou com Kramaric a tocar para Amiri, que praticamente teve de encostar na baliza quase aberta do Leipzig.

A resposta dos Touros acabou por chegar aos 38 minutos, com alguma confusão perto da grande área do Hoffenheim, e com os defesas de Julian Nagelsmann a falharem em conseguir aliviar a bola, com o esférico a acabar por sobrar Naby Keita, que ainda toca para Timo Werner encostar, estabelecendo a igualdade no marcador. Contudo, o jogo acabaria por ser condicionado com a expulsão de Wagner, que levou cartão vermelho na sequência de uma entrada dura sobre Ilsanker, aos 60 minutos. O Leipzig aproveitou da melhor forma a superioridade numérica e começou a pressionar bastante o Hoffenheim, detendo de várias ocasiões de golo até conseguirem mesmo a reviravolta, que chegou com um remate de fora de área de Sabitzer, com a bola ainda a ser desviada por um elemento do Hoffenheim.

Com estes 3 pontos, o Leipzig permanece em 2º lugar atrás do líder Bayern de Munique, enquanto que o Hoffenheim caiu para 5º lugar, onde conta com os mesmos pontos que o 4º classificado Borussia Dortmund.

Outras curtas da jornada:

  • Frankfurt vence em casa do Schalke, por 0-1, e sobre para a 3ª posição da tabela com 32 pontos.
  • FC Koln goleia em casa do Darmstadt por 1-6 e mantém-se à espreita do 6º lugar de acesso à Liga Europa.
  • Hertha Berlim escorrega em casa do Freiburg, perdendo por 2-1.
  • Ingolstadt vence na recepção ao Hamburgo e está agora mais perto de respirar de tranquilidade.

Boas Apostas!