Polémico fora do relvado, decisivo dentro dele. As bancadas do Giusseppe Meazza voltaram a entoar o nome do capitão Mauro Icardi a plenos pulmões, argentino “mal amado” que voltou a ser decisivo na 10ª jornada do campeonato italiano. Em noite de receção ao Torino, o Inter jogou uma cartada decisivo no futuro de Frank de Boer, técnico altamente pressionado pelos últimos resultados, mas o saldo final da partida foi positivo. Dois golos de Mauro Icardi – uma “doppietta”, em italiano – permitiram que os três pontos ficassem em Milão, sentenciando um jogo dividido – mas nem sempre bem jogado -, ao longo do qual a supremacia “interista” só foi ameaçada quando Belotti aproveitou um desentendimento entre o lateral Ansaldi e o central Murillo para empatar. Depois dos deslizes caseiros frente ao Bologna (1-1) e ao Cagliari (1-2), o Inter de Milão voltou a dar razões aos seus adeptos para sorrirem em casa. Para já, Frank de Boer continua à frente da equipa.
“Reality check” no Luigi Ferraris
A 11ª jornada do campeonato italiano começou no Luigi Ferraris com um embate entre o Genoa e o AC Milan. Numa noite de pouca inspiração, os comandados de Vicenzo Montella foram uma mera caricatura daquilo que têm vindo a demonstrar e acabaram derrotados por três bolas a zero, desperdiçando a oportunidade de assumirem a liderança da classificação à condição. Sem pressão milanesa, a Juventus entrou em campo na quarta-feira, decidida em encerrar a questão bem cedo na receção à Sampdoria. Antes de medir forças com o Nápoles – venceu o Empoli (2-0) -, a “Vecchia Signora” alcançou uma goleada por quatro bolas a uma que começou a ser construída logo nos primeiros minutos da partida, tendo em conta que Mario Mandzukic (4′) e Chiellini (9′) colocaram a Juve em vantagem por dois golos de diferença antes de estarem cumpridos 10 minutos de jogo. A vice-líder Roma também não vacilou na difícil deslocação ao Mapei Stadium, corrigindo uma entrada em falso no encontro – Paolo Cannavaro deu vantagem ao Sassuolo – para conquistar uma vitória por três bolas a uma com dois golos de Edin Dzeko, avançado bósnio que atravessa uma boa fase e tem contribuído significativamente para o bom registo ofensivo que a formação da “cidade eterna” ostenta: 26 golos marcados nos últimos 10 jogos. A noite ficou ainda marcada por uma má notícia para os “giallorrossi”, visto que Florenzi saiu lesionado nos últimos instantes da partida e a imprensa italiana revela que, na melhor das hipóteses, o internacional italiano só poderá regressar aos relvados em março.
Ciro Immobile indomável
Ciro Immobile é um dos jogadores em melhor forma nesta primeira volta do campeonato italiano. Em Roma, ao serviço da Lazio, o avançado transalpino parece ter encontrado o refúgio ideal para recuperar a forma de outrora, depois de experiências menos positivas ao serviço de Borussia Dortmund e Sevilha. Na goleada aplicada ao Cagliari (4-1), Ciro Immobile juntou mais dois golos à sua conta pessoal, marcando pelo quarto jogo consecutivo ao serviço dos “laziale” – no meio desta sequência, marcou dois golos na deslocação da “squadra azzurra” à Macedónia.
Dilúvio no Artemio Franchi
A maior surpresa da jornada aconteceu em Florença, no Artemio Franchi. O temporal que se abateu sobre a bela cidade italiana obrigou à interrupção do jogo ao minuto 17, levando à utilização de máquinas de escoamento. No retomar da partida (cerca de 30 minutos após a interrupção), Diego Falcinelli deu vantagem ao “lanterna vermelha” Crotone aos 24 minutos, anulada já nos últimos cinco minutos da partida graças a um golo do defesa Davide Astori que obrigou a uma divisão de pontos. No Stadio Adriático, em Pescara, a réplica de um sismo que esta semana assolou Itália também obrigou à interrupção do encontro com a Atalanta, vencido pela equipa visitante com um golo de Mattia Caldara à passagem da hora de jogo.
Boas Apostas!