Dínamo Brest – Dínamo Minsk (Lyga Vysshaya)
As equipas do Dínamo Brest e do Dínamo Minsk irão protagonizar, ao final da tarde do próximo domingo, à hora portuguesa, um dos encontros mais aguardados da 8.ª jornada da Lyga Vysshaya, em Brest, no Stadyen DASK Brestski. De um lado, estará o campeão em título, que já está a seis pontos da liderança e que tem ficado aquém do esperado no ano da defesa da conquista de 2019, enquanto que, do outro, surge um concorrente por um lugar europeu, que já está atrasado relativamente às posições de apuramento para as competições da UEFA da próxima época.
O Dínamo Brest surpreendeu o mundo do futebol bielorrusso, ao sagar-se campeão nacional na última temporada, superando a concorrência do hegemónico BATE Borisov. O início da campanha da defesa do título não tem sido o melhor, já que a formação liderada por Sergey Kovalchuk chega a esta partida no 10.º posto da tabela classificativa, com apenas 10 pontos em sete jogos. O saldo global é de três vitórias, um empate e três derrotas, onde o conjunto de Brest marcou nove golos e sofreu sete.
Na última semana, o Dínamo Brest deu um pontapé no cenário de crise, já que venceu, por 3-0, na deslocação ao terreno do recém-promovido Belshina, superando a série de três derrotas consecutivas que averbou anteriormente. De qualquer das formas, o último desaire, que sucedeu na segunda-mão das meias-finais da Taça da Bielorrússia, na visita ao Shakhtyor (2-4), não impediu o campeão bielorrusso de se apurar para a final da segunda prova mais importante do país. Na liga, as derrotas mais recentes aconteceram diante de Vitebsk (0-1) e Shakhtyor (0-2).
Onze provável: Pavlyuchenko, Veretilo, Pavlovets, Kiki, Kislyak, Noyok, Savitskiy, Yuzepchuk, Mileveskiy, Gordeychuk, Laptev
O Dínamo Minsk é um dos conjuntos tradicionalmente mais emblemáticos do futebol bielorrusso, ainda que atravesse tempos onde a conjuntura não lhe permita lutar com as mesmas armas e a mesma crença pela conquista do título. De olhos postos no acesso à Liga Europa, como objetivo mínimo, a equipa de Minsk tem ficado aquém do esperado. Atualmente, é 13.ª classificada, com apenas nove pontos, os mesmos do Rukh Brest (à entrada para a jornada 8). Em sete partidas, conseguiu vencer três, ainda não empatou e perdeu quatro jogos, com 10 golos apontados e oito encaixados.
Há a salientar a mudança recente no comando técnico, com a entrada de Leonid Kuchuk para o lugar deixado vago pela saída de Sergey Gurenko, que não resistiu à eliminação na Taça, a abrir a época desportiva de 2020. Com o novo técnico, o Dínamo Minsk regista uma vitória (na estreia, fora de portas, contra o Smolevichy-STI, por 3-1) e uma derrota, na última jornada, na receção ao líder e sensação Slutsk (1-2). A distância que o Dínamo Minsk tem para a liderança, neste momento, é de sete pontos, enquanto que para o Energetyk-BGU (3.º classificado) dista seis pontos.
Onze provável: Plotnikov, Rios, Shitov, Brucic, Goropevsek, Dinga, Olekhnovich, Pavlovski, Klimovich, Bakhar, Shikavka
As duas equipas chegam a esta partida separadas por apenas um ponto na tabela classificativa da Lyga Vysshaya e com campanhas manifestamente curtas, até esta altura, de acordo com os objetivos previamente traçados por ambas no início da temporada. O Dínamo Brest, campeão em título, tem maiores responsabilidades, no plano teórico, pelo que deve tentar dominar o jogo desde o início, ainda que tenha pela frente um Dínamo Minsk com qualidade para criar dificuldades, sobretudo no plano ofensivo, até porque a equipa de Kovalchuk não tem tido a coesão defensiva que desejaria. A expectativa é, por isso, a de um jogo bem disputado, com duas equipas à procura dos três pontos, para retomar na classificação, e, assim, mais preocupadas em atacar do que propriamente em não sofrer golos. Terá, pois, um valor considerável a aposta no mercado de ambas as equipas marcam, cotado a 1.75 na Betclic.