Dinamarca – Finlândia (Qualificação Euro 2024)
As seleções de Dinamarca e Finlândia vão estar frente a frente no Parken, em Copenhaga, na primeira jornada do Grupo H de qualificação para o Euro 2024.
Análise Dinamarca
Sorteada no mesmo grupo que as congéneres de Eslovénia, San Marino, Finlândia, Irlanda do Norte e Cazaquistão, a seleção dinamarquesa é favorita a terminar num dos dois primeiros lugares, postos que permitem marcar presença na fase final do Euro 2024.
Depois de ter brilhado na fase final do Euro 2020 (que se realizou no verão de 2021) ao chegar às meias-finais, etapa da prova na qual caiu às mãos da Inglaterra, falhar o acesso à próxima edição da competição é algo que não passa pela cabeça da equipa dinamarquesa, ciente de que, neste Grupo H, provavelmente terá a Eslovénia como principal adversária.
Relativamente ao desempenho no Mundial do Qatar, disputado em dezembro de 2022, é justo reconhecer que a Dinamarca acabou por ficar um tanto ou quanto aquém das expectativas, já que se despediu da fase de grupos com apenas um ponto somado quando era apontada como favorita a avançar para os “oitavos” a partir do Grupo D, partilhado com França, Austrália e Tunísia.
Kasper Hjulmand continua a ser o “homem do leme”. O selecionador dinamarquês não poderá contar com Christian Eriksen nesta data FIFA, médio do Manchester United que se encontra a recuperar de lesão.
Onze provável: Schmeichel; Andersen, Kjaer, Christensen; Kristensen, Hojbjerg, Norgaard, Maehle; Lindstrom, Damsgaard; Hojlund
Análise Finlândia
A seleção finlandesa também quer ter uma palavra a dizer na luta pelo acesso à fase final do Euro 2024 a partir deste Grupo H.
Em rigor, os finlandeses são, a seguir à Dinamarca (18ª), a seleção com melhor ranking de entre as que ocupam este Grupo H, já que segue no 56º posto.
Qualificada pela primeira vez para a fase final de uma grande competição aquando do apuramento para o Euro 2020, a Finlândia falhou o acesso ao Mundial 2022, já que ficou atrás de França e Ucrânia na fase de apuamento. No ano civil de 2022, a atividade da seleção escandinava resumiu-se à participação no Grupo 3 da Zona B da Liga das Nações: fez oito pontos em seis jogos num grupo partilhado com Bósnia, Montenegro e Roménia e acabou por assegurar a continuidade nesse nível. Nesses seis desafios, só foi capaz de se superiorizar à congénere de Montenegro (2-0, 0-2), sendo que, no entanto, não perdeu nenhum dos jogos em casa.
Pukki e Pohjanpalo são duas das principais referências desta equipa finlandesa. Não obstante, a realidade é que Pukki não faz um golo desde janeiro e, como tal, não está a atravessar a melhor das fases.
Onze provável: Hradecky; Jensen, Hoskonen, Ivanov; Soiri, Maenpaa, Kamara, Suhonen, Niskanen; Pukki, Pohjanpalo
Dica de Prognóstico
No plano teórico, a Dinamarca aparenta ter melhores condições para vencer este desafio e entrar com o pé direito neste ciclo de qualificação para o Euro 2024.
Casas de Apostas com os melhores Bónus