Dijon – PSG (Ligue 1)
Os extremos tocam-se na jornada 12 da Ligue 1 2019/20. O Dijon, “lanterna vermelha” da competição, recebe o PSG, emblema que já lidera por larga margem.
Na última temporada, o Dijon lutou pela manutenção na Ligue 1 até às últimas consequências, uma vez que se viu obrigado a disputar um “play-off” de manutenção/relegação com o terceiro colocado da Ligue 2. Neste momento, após 11 jornadas, ocupa a última posição da tabela com apenas nove pontos conquistados em 11 desafios, resultado de duas vitórias, três empates e seis derrotas. No que ao saldo de golos diz respeito, o Dijon apresenta o pior registo ofensivo da Ligue 1 2019/20 com apenas cinco golos marcados e leva 12 golos sofridos.
A equipa do Dijon atravessou recentemente uma fase positiva, dado que esteve sem perder durante quatro jornadas – duas vitórias e o mesmo número de empates. A formação vermelha e branca empatou na receção ao Marselha (0-0) e na visita a Lyon (0-0), venceu no reduto do Stade de Reims (1-2), atual quarto colocado, e também bateu o Strasbourg (1-0). Não obstante, os últimos dois desafios devolveram a equipa “à realidade”, com derrotas frente ao Brest (2-0) para a Ligue 1 e diante do Bordeaux (2-0) para a Taça da Liga. Ainda que o facto de ter disputado os três encontros fora de portas sirva de atenuante, a realidade é que o Dijon não marca um golo há 270 minutos. Em 11 jogos na Ligue 1 2019/20, ficou em “branco” por sete vezes, dado preocupante.
Mama Baldé (ex-Aves) e Jhonder Cádiz (contratualmente ligado ao Benfica) são os dois jogadores às ordens de Stéphane Jobard mais conhecidos do público português.
Onze provável: Gomis, Chafik, Coulibaly, Lautoa, Manga, Mendyl Ndong, Matheus Peeira, Mama Baldé, Júlio Tavares, Mavididi
O PSG atravessa a melhor fase da época. A equipa da capital gaulesa venceu os últimos seis encontros oficiais que disputou e goleou nos quatro mais recentes, ao despachar o Angers (4-0), o Nice (1-4), o Club Brugge (0-5) e o Marseille (4-0). Ainda sem Neymar, Kylian Mbappé, Ángel Di María e Mauro Icardi têm estado em grande plano, contribuindo para o ótimo desempenho ofensivo da equipa nos últimos desafios. Escusado será dizer que os parisienses possuem o melhor ataque da prova por larga margem (25 golos marcados) e também a melhor defesa, com cinco tentos consentidos até então – tantos quanto os que o Dijon, adversário nesta ronda, conseguiu marcar até então.
Ao cabo de 11 jornadas nesta Ligue 1 2019/20, o PSG soma 27 pontos. Já consentiu duas derrotas, algo pouco habitual numa sequência um tanto ou quanto curta, mas mesmo assim já é líder com oito pontos de vantagem em relação ao Nantes. Thomas Tuchel pode gerir a equipa dando primazia à participação na Liga dos Campeões, mas tendo em conta que o PSG vai entrar em campo já esta sexta-feira e só voltará à ação na terça, há tempo mais que suficiente para recuperar os índices físicos e preparar o encontro europeu de forma conveniente.
A equipa parisiense respira confiança, atravessa uma boa fase e tem tudo para somar mais uma vitória sem grandes complicações nesta visita a Dijon, mesmo que Thomas Tuchel proceda a algumas alterações na equipa.
Onze provável: Navas, Dagba, Silva, Kimpembe, Marquinhos, Bernat, Verratti, Sarabia, Mbappé, Di María, Cavani
O PSG deverá vencer sem passar por apuros, até porque Tuchel deverá levar a jogo as principais unidades.