Desportivo das Aves – SL Benfica (Taça da Liga)
O Desportivo das Aves e o SL Benfica colocam-se frente a frente esta sexta-feira à noite no Estádio do Clube Desportivo das Aves, num desafio a contar para a última jornada do Grupo A da Taça da Liga. O Aves chega aqui depois de uma pesada derrota em terreno do Belenenses, e só a vitória aqui lhe dá possibilidade de lutar pelo título. Já o Benfica surpreendeu com a recepção ao SC Braga e arrancou uma vitória expressiva sobre os Guerreiros do Minho, subindo até à 2ª posição da tabela.
O Desportivo das Aves ocupa o 2º lugar neste Grupo A com 4 pontos, fruto de uma vitória e um empate, com parciais de 3 golos marcados e nenhum golo sofrido. Depois de eliminar o Santa Clara em grandes penalidades na 2ª fase desta Taça da Liga, o Desportivo das Aves ficou agrupado neste Grupo A onde somou resultados como um empate em terreno do Paços de Ferreira (0-0) e uma vitória na recepção ao Rio Ave (3-0). Nunca os Avenses conseguiram ir além da fase de grupos desta competição, e só a vitória aqui lhes permite avançar na prova.
No entanto, esta não tem sido uma temporada propriamente positiva para a equipa, que chega aqui na ressaca de uma pesada derrota frente ao Belenenses (5-2), para o campeonato, e encontra-se em zona de descida na tabela de classificação geral. A jogar em casa, o Aves costuma ser mais difícil de bater, já que em 10 jogos que aqui disputou perdeu apenas 3 vezes, vencendo 4, contabilizando 18 golos marcados e 12 golos sofridos. No entanto, dos primeiros quatro classificados do campeonato português, o Benfica é o primeiro a deslocar-se a este território, e fica agora por saber como o Aves irá conseguir enfrentar os Encarnados. O Aves nunca, em toda a sua história, conseguiu vencer o Benfica em 14 confrontos directos disputados, perdendo 13 deles.
Onze Provável: Ferreira – Soares, Ponck, Defendi e Costa – Gomes e Adoua – Petrolina, Oliveira e Baldé – Amilton.
O Benfica, por sua vez, ocupa o 1º lugar com 6 pontos, fruto de 2 vitórias, com parciais de 4 golos marcados e 1 golo sofrido. Os Encarnados entraram directamente para esta fase de grupos da Taça da Liga, e chegam aqui após vitórias sobre o Rio Ave (2-1) e Paços de Ferreira (2-0). O Benfica é a equipa com mais títulos nesta prova, conta com 7 Taças da Liga, tendo a última delas sido conquistada em 2015/16, e desde que perdeu nas meias-finais do ano seguinte, contra o Moreirense, e na época transacta não foi além desta fase de grupos.
Depois de uma serie de resultados decepcionantes, onde se pedia a demissão do técnico Rui Vitória, os Encarnados arrancaram para um registo que agora conta com 7 vitórias consecutivas, ainda na maioria delas a exibição global da equipa tenha sido pouco, ou nada, convincente. No entanto, no último desafio que disputaram, as Águias golearam na recepção ao SC Braga (6-2) numa das melhoras exibições da temporada. Os Encarnados estão à distância de um empate para reservarem lugar na próxima etapa da prova, mas Rui Vitória deverá continuar a rodar jogadores entre as competições.
Onze Provável: Svilar – Ribeiro, Jardel, Conti e Almeida – Semedo, Krovinovic, Gedson Fernandes – João Félix, Seferovic e Zivkovic.
O Benfica chega aqui motivado após a vitória frente ao Braga, e está à distância de um empate para seguir em frente na prova. O Aves irá ter uma verdadeira prova de fogo pela frente, e vencer o Benfica é a única maneira de continuar na luta pelo título. O Benfica tem qualidade para vencer, mesmo com um onze longe de ser o mais forte.