Apesar de ter demonstrado mais alma e de ter estado por cima no jogo, o Real Madrid não conseguiu somar os 3 pontos e viu o Valencia passar-lhe a perna, caindo agora para 4º lugar e ficando mais afastado dos rivais da Catalunha.
Ronaldo e Griezmann fizeram o gosto ao pé
Foi mais uma edição do sempre emocionante derby de Madrid, com os gigantes Real Madrid e Atlético de Madrid a medirem forças no Santiago Bernabéu, mas com este a terminar num empate a uma bola. Com 4 pontos a menos que o Atlético de Madrid, os Merengues entraram fortes e obrigaram os Colchoneros a baixarem até à sua última zona defensiva, respondendo praticamente sempre através de transições rápidas. Ronaldo foi o primeiro a criar perigo, mas Oblak mostrou-se sempre à altura do desafio, tal como Navas frente a Diego Costa aos 29 minutos, na melhor oportunidade Colchonera durante o primeiro tempo. Pouco antes do intervalo, Marcelo acertou na trave da baliza de Oblak com um remate colocado de pé direito, e na recarga valeu Oblak, que defendeu o forte remate de primeira de Carvajal.
Na segunda parte os Merengues voltaram a entrar bem e o golo finalmente apareceu, com Ronaldo a desbloquear o marcador com um belo remate de primeira, respondendo a um cruzamento de Gareth Bale. Contudo, a festa Blanca pouco durou, com Griezmann a igualar o marcador apenas 4 minutos depois, na recarga de um lance de Vitolo. Pouco depois valeu Navas, que defendeu um remate potente de Koke já dentro de área. Aos 91 minutos chegou a defesa da noite, Oblak voou para defender um livre batido por Sergio Ramos, e que grande voo. Com este nulo, o Real Madrid desce para 4º lugar e é ultrapassado pelo Valencia, e o Atlético de Madrid mantém o 2º posto na tabela, agora 11 pontos abaixo do líder Barcelona.
Barcelona aumenta a liderança
Um dia antes do derby de Madrid, o Barcelona sabia que tinha de tirar proveito do facto dos seus maiores rivais medirem forças nesta 31ª jornada, e assim o fez com a recepção ao Leganés, num embate onde Ernesto Valverde não abdicou de Messi nem de Suárez, mas descansou alguns outros elementos principais, como Iniesta, Paulinho, Umtiti, entre outros. Coutinho e Suárez criaram os primeiros sustos, mas foi Messi quem desbloqueou as contas, não dando hipótese a Cuéllar na cobrança de um livre-directo à entrada da grande área, aos 26 minutos da 1ª parte. Aos 32 minutos, Messi recebe a bola de Coutinho e deixa dois defesas para trás, finalizando já dentro de área naquela que foi a última ocasião de golo do primeiro tempo.
No segundo tempo o Leganés entrou melhor e a primeira oportunidade dos visitantes saiu da cabeça de Beauvue, que cabeceou para fora num lance onde poderia ter feito muito melhor. Nabi El Zhar acabou mesmo por reduzir as contas da partida aos 68 minutos, rematando colocado já na entrada da grande área. Contudo, Messi acabou por fechar as contas da partida com um hat-trick, apontando o 3-1 aos 86 minutos, fazendo um chapéu a Cuéllar após receber a bola de Dembélé. Com esta vitória, o Barcelona soma 79 pontos, mais 11 que o segundo classificado Atlético de Madrid. Já o Leganés está no 15º lugar com 36 pontos.
Outras curtas da jornada:
- Deportivo conquista primeira vitória aos comandos de Seedorf, vencendo por 3-2 na recepção ao Málaga.
- Celta de Vigo goleia Sevilla por 4-0, no Estádio Municipal de Balaídos.
- Real Sociedad goleia na recepção ao Girona, triunfando por 5-0.
- Valencia vence Espanyol e sobe para 3º lugar.
Boas Apostas!