A primeira edição do Der Klassiker desta temporada terminou com o Borussia Dortmund como vencedor, com a turma de Lucien Favre a conseguir uma reviravolta épica naquele que foi um jogo de loucos.
Reviravolta épica no Signal Iduna Park
Apesar de ter sido o Borussia Dortmund a usufruir da primeira grande oportunidade de golo do encontro, com Marco Reus a partir sozinho para a baliza de Neuer, mas a falhar na finalização, foi o Bayern de Munique a equipa dominante do primeiro tempo, mais perigoso e objectivo, confirmando mesmo essa superioridade aos 26 minutos por intermédio de Robert Lewandowski, que finalizou da melhor forma um cruzamento de Serge Gnabry. Excelente movimentação do ponta de lança polaco, com uma certa desorganização da dupla de centrais Zagadou e Akanji, que deixaram o fuzilador Bávaro aparecer isolado no meio dos dois. Contudo, Lucien Favre efectuou algumas mudanças no intervalo e o Dortmund apareceu no segundo tempo de cara lavada, animando bem mais o jogo. Sempre com grande intensidade e a pressionar bastante, o Dortmund conseguiu igualar o marcador aos 49 minutos por intermédio de Marco Reus, que sofreu e converteu uma grande penalidade com sucesso.
O jogo continuou bem agitado, e o Bayern de Munique conseguiu colocar-se mais uma vez na liderança, novamente por Lewandowski, que finalizou uma jogada confusa na grande área da equipa da casa. Injustamente em desvantagem no marcador, o Borussia Dortmund não baixou os braços e foi à procura do resultado, Reus desperdiçou duas boas oportunidades que pareciam fáceis de finalizar, mas preferiu bisar e igualar a partida de forma mais difícil, rematando à meia volta, de primeira, fora de área. Grande golo do capitão dos Auri-Negros, que deixou a vitória bem mais perto de se alcançar. Alcácer, que foi aposta do treinador Lucien Favre na segunda parte, colocou o Borussia Dortmund em vantagem no marcador com uma excelente finalização na cara de Neuer, após um bom passe Witsel que lançou o avançado espanhol em contra-ataque. Lewandowski ainda marcou perto do fim, mas o golo foi anulado por posição irregular.
Vitória muito importante para o Borussia Dortmund, que entra na pausa para jogos de selecções motivado e no topo da tabela, com 7 pontos de vantagem sobre o 2º Borussia M’Gladbach, atirando o Bayern de Munique para 5º lugar, com os mesmos 20 pontos que o 4º Frankfurt.
Outras curtas da jornada:
- Borussia M’Gladbach sobe para 2º lugar depois de vencer em casa do Werder Bremen.
- Leipzig consegue vitória expressiva na recepção ao Bayer Leverkusen (3-0) e fica a 1 ponto do 2º lugar.
- Frankfurt vence na recepção ao Schalke 04 (3-0) e iguala Bayern de Munique em pontos.
- Na luta para evitar a despromoção, tanto o Stuttgart como o Dusseldorf conseguiram vencer e aproximam-se de zonas mais seguras na tabela, vencendo o Nuremberga (0-2) e o Hertha Berlim (4-1), respectivamente.
Boas Apostas!