Deportivo da Corunha – Mirandés (Taça do Rei)
O Deportivo da Corunha e o Mirandés encontram-se esta terça-feira no Estádio Municipal de Riazor, em jogo a contar para a 2ª mão dos oitavos de final da Taça do Rei. O conjunto da casa prepara-se para este encontro desmotivado com a goleada sofrida às mãos do Real Madrid no último sábado, em Santiago Bernabéu, vendo-se obrigado a levantar a cabeça e obter um resultado positivo para seguir até à próxima fase. Já o Mirandés, clube da Liga Adelante, chega aqui com um empate caseira frente ao Almería, ambicionando sair da Corunha com uma vitória que os coloque nos quartos de final desta prova.
O Deportivo da Corunha entrou nesta competição na 4ª Ronda, onde eliminou o Llagostera, o que lhes garantiu o acesso aos oitavos de final, tendo empatado na 1ª mão em terreno deste Mirandés por 1-1, o que os obriga a obter um resultado positivo de forma a assegurarem o acesso aos quartos de final da prova. Vencedor da edição da Taça do Rei da temporada de 2001/02, ao eliminar o Real Madrid na final, o Dépor contou ainda com algumas presenças nas meias finais da competição até hoje, sem nunca ter voltado a conseguir disputar uma final. Quanto à sua actual forma no principal escalão de futebol espanhol, este conjunto orientado por Víctor Sánchez caiu na tabela de classificação geral na última jornada, ocupando agora o 9º lugar com 27 pontos, fruto de 6 vitórias, 9 empates e 4 derrotas, com parciais de 26 golos marcados e 23 golos sofridos. A queda na pauta classificativa na última jornada, deve-se à derrota sofrida em terreno do Real Madrid, onde acabaram derrotados por 5-0, aumentado a serie de jogos consecutivos sem vencer para 4, a contar com a Taça do Rei, o que os tem afastado cada vez mais dos lugares de acesso à Liga Europa, ficando já com 3 pontos de inferioridade.
Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Deportivo da Corunha apresenta um histórico de 1 vitória, 2 empates e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 2-0 na recepção ao Eibar. Seguiu-se um empate por 0-0 em terreno do Getafe, uma derrota por 1-2 na recepção ao Villarreal, um empate por 1-1 em terreno do Mirandés, em jogo a contar para a Taça do Rei, e na última jornada, uma derrota por 5-0 em terreno do Real Madrid. Celso Borges e Fabricio são baixas confirmadas para este jogo, por lesão, enquanto que a presença de Cani é ainda uma dúvida.
Onze Provável: Lux – Juanfran, Sidnei, Arribas e Luisinho – Bergantinos, Mosquera e Luis Alberto – Gutiérrez, Lucas e Riera.
O Mirandés, por sua vez, entrou nesta competição logo na 2ª Ronda, tendo construído o seu caminho até aqui ao eliminar conjuntos como o Osasuna, Real Oviedo e Málaga. Apesar de nunca terem vencido esta prova, e contar com poucas presenças, os Jabatos conseguiram já alcançar as meias finais da temporada de 2011/12, onde acabaram por ser derrotados pelo Athletic Bilbao. Quanto à sua forma na Liga Adelante, este conjunto orientado por Carlos Terrazas caiu 2 posições na tabela de classificação geral na última jornada, ocupando agora o 9º lugar com 29 pontos, fruto de 7 vitórias, 8 empates e 5 derrotas, com parciais de 30 golos marcados e 24 golos sofridos. Um dos objectivos dos Jabatos é conseguir, pelo menos, um dos lugares de acesso ao play-off de promoção, de forma a terem hipótese de lutar pela subida para o principal campeonato de futebol espanhol, encontrando-se apenas a 2 pontos de uma destas zonas. Importa realçar que este conjunto orientado por Carlos Terrazas conta o sector ofensivo mais eficaz da Liga Adelante, apontando 30 golos em 20 jogos, sendo o sector defensivo a sua maior fraqueza, onde apresenta alguma desorganização e falta de consistência, algo que o técnico espanhol deverá ter trabalhado desde o último encontro desta competição, de forma a obter o máximo de hipóteses de seguir até à próxima eliminatória.
Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Mirandés apresenta um histórico de 2 vitórias e 3 empates. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 0-1 em terreno do Málaga. Seguiu-se um empate por 0-0 em terreno do Llagostera, uma vitória por 1-2 em terreno do Córdoba, um empate por 1-1 na recepção ao Deportivo, em jogo a contar para a Taça do Rei, e na última jornada, um empate por 1-1 na recepção ao Almería. O técnico espanhol conta com 100% do plantel disponível para este embate.
Onze Provável: Fernández – Galán, Ortiz, Corral e Kijera – Ruper, Eguaras e Salinhas – Júnior, Vélez e García.
Em toda a história, estes emblemas encontraram-se por 3 vezes, tendo o Mirandés vencido 1 embate, enquanto os 2 restantes terminaram em empate.
Mirandés | 1-1 | Deportivo |
Copa Rey 15/16
|
Mirandés | 1-0 | Deportivo |
Liga Adelante 13/14
|
Deportivo | 0-0 | Mirandés |
Liga Adelante 13/14
|
Este um jogo onde ao que tudo indica será bastante aberto com oportunidades de golo para os dois lados, sendo de esperar que ambas equipas procurem o golo desde cedo. Dado o forte poderio ofensivo dos dois lados, é de esperar a existência de alguns golos, com o Deportivo a ser favorito com o factor casa do seu lado, e por possuir um conjunto com maior qualidade que o seu oponente.