O jogo da jornada ofereceu-nos um novo líder para a Ligue 1, com o AS Monaco a não ter que esperar muito, pois logo no primeiro encontro para o campeonato do ano 2017 conseguiu dar o salto na tabela. Uma fantástica goleada no terreno do Marselha ajudou a dar um toque de estilo à subida de degrau, enquanto o Nice não foi além de um empate caseiro, sem golos. Já o Paris SG, com uma vitória em Rennes, está agora mais próximo do primeiro lugar.
Muito Bernardo Silva, demasiado Monaco
Duas equipas com visões diferentes do jogo, com arrumações diferentes no campo, e o futebol mais consolidado do conjunto de Leonardo Jardim, que ferrou o meio-campo com Fabinho e Bakayoko no corredor central, permitindo, dessa forma, soltar Bernardo Silva e Lemar, que foram dois diabos à solta pelas faixas laterais do ataque monegasco. Por outro lado, com Falcao e Germain na frente de ataque, a equipa marselhensa sentia-se sempre em dificuldades para se encontrar em superioridade nas proximidades da sua área, o que criava um problema mais a Rudi Garcia.
O conjunto do Olympique optou pela sua organização habitual, em 4-3-3, mas, na verdade, sem conseguir ter bola no último terço do campo, os homens de Marselha não conseguiam criar verdadeiro perigo, sendo levados pelo Monaco sempre que a equipa de Leonardo Jardim recuperava a bola. Aos 15 minutos surgiu o primeiro golo da partida, com Lemar a dar um toque de classe à forma como bateu Pelé, não tendo de esperar muito para que, seis minutos depois, Falcao registasse o aumento da vantagem. Num jogo que estava louco, Rolando subiu à área adversária, ao minuto 28, e reduziu.
Começou, entretanto, o espetáculo Bernardo Silva, que já vinha deixando a sua marca pelo relvado, mas acabou por ser o elemento diferenciador com os golos marcados. O primeiro surgiu ainda antes do intervalo, dando início à jogada, soltando A. Touré na faixa para que este fizesse um centro bem para o coração da área onde o português surgiu a finalizar de cabeça, algo pouco habitual nele. No regresso dos balneários, Bernardo Silva voltou a evidenciar-se, marcando o quarto golo e colocando a diferença para com o seu rival demasiado afastada para que este esboçasse uma reação.
O empate do Nice e as esperanças do PSG
Tarde sofrida para o Nice que, sem poder contar com Belhanda nem com Balotelli, defrontava uma equipa que está perante a ameaça da descida e precisava de pontos como de água para a boca. O Metz soube entender perfeitamente o seu papel no jogo, tentando quebrar as iniciativas do adversário e fechando, como pôde, os caminhos para a sua baliza. A equipa do Nice criou mais situações de golo, esteve mais perto da vantagem, mas sem conseguir marcar em 90 minutos, terá que acabar por aceitar a repartição dos pontos. Agora, com o AS Monaco empatado em pontos, o objetivo passará por evitar uma quebra anímica na equipa.
Sem brilho, mas cumprindo o objetivo, o Paris SG conseguiu vencer em Rennes, perante uma equipa bem organizada para lhe resistir, chegando ao golo através de Draxler, a sua contratação deste mercado de inverno. O Paris SG beneficiou do empate do Nice e, mesmo tendo à frente uma poderosa equipa como o Monaco, sente-se agora mais perto do primeiro lugar e, obviamente, com maiores esperanças de poder recuperar o título.
Boas Apostas!