É isso que nos promete a jornada 31 da Liga NOS. Não teremos decisões antes da última jornada de um campeonato que, a todos os níveis, apresenta enorme equilíbrio e mais do que um candidato a cada objetivo.

Na frente, o FC Porto aproveitou para deixar claro quão difícil será impedi-lo de conquistar o título. Foi a última equipa a entrar em campo, apenas na noite de segunda-feira, mas a rapidez com que chegou a uma vantagem tranquila foi considerável. Aos 6 minutos de jogo, Marega abriu o marcador, seguindo-se golos de Marcano e Brahimi ainda no quarto de hora inicial.

FC Porto Vit Setubal

Porto superior

De uma assentada, fechavam-se as contas dos pontos nesta partida, ainda que o Vitória de Setúbal tenha reduzido à passagem do minuto 24, por intermédio de João Amaral. Mas não perdeu pela demora. Corona, ainda na primeira parte, e Alex Telles, já depois do intervalo, fixaram o resultado em 5-1.

O Benfica sofreu mais para conquistar os três pontos, ainda que também cedo tenha chegado ao golo, por intermédio de Rafa Silva. Tinham passado apenas dez minutos quando os encarnados chegaram à vantagem. Ainda assim, sem conseguir aumentá-la, a equipa encarnada acabou por permitir o empate por Halliche. Corria o risco de ver os portistas afastarem-se no topo da tabela e os últimos minutos foram de pressão das águias, que haveriam de chegar ao golo já em tempo de descontos, com Salvio a ser o seu autor.

Em Alvalade, jogo de vantagem mínima para o Sporting, que frente a um Boavista eficaz a tentar impedir que os leões chegassem à sua baliza, apenas cedeu num penálti. Bas Dost concretizou, ainda na primeira parte, com os axadrezados a tentarem ainda lutar pelos pontos mas a terminarem o jogo sem ter realizado qualquer remate enquadrado à baliza defendida por Rui Patrício.

Europa sem novidades

Rio Ave e Marítimo perderam as suas partidas e do Desportivo de Chaves voltou a aproximar-se, mas na questão do quinto lugar e do eventual acesso à Liga Europa, não há grandes novidades. O Rio Ave perdeu no terreno do Moreirense, que assim parece ter sossegado um pouco na fuga da despromoção, enquanto o Marítimo também não conseguiu pontuar na deslocação a Braga. Já o Desportivo de Chaves, perante o seu público, venceu o Portimonense, com Pedro Tiba a bisar e a permitir, de novo, um sonho europeu aos flavienses.

Quem foge da descida?

O Moreirense, agora com 32 pontos, parece ter razões para respirar. Sobram, no entanto, cinco equipas com vista para uma descida de divisão que castigará duas delas. O Feirense venceu o Vitória de Guimarães por 2-1, enquanto o Paços de Ferreira também somou um ponto nesta jornada, ainda que a empatar em casa com o Belenenses. Vitória de Setúbal, Aves e Estoril perderam as suas partidas e as jornadas que se seguem serão muito interessantes, já que entre estes cinco conjuntos haverá quatro confrontos diretos que poderão fazer toda a diferença no caminho para a manutenção.

Boas Apostas!