Os dois principais campeonatos Estaduais do Brasil decidiram-se de forma idêntica: através da marcação de grandes penalidades. Botafogo e Corinthians deram a volta a situações desfavoráveis e ergueram os respetivos troféus no Rio e em São Paulo.
A vitória por três bolas a duas na primeira mão deixava o Vasco da Gama com uma mão no título de campeão Carioca. No entanto, o “Gigante da Colina” acabou por ver o título Estadual fugir-lhe por entre os dedos. Reduzido a dez unidades desde os 36 minutos devido à expulsão de Fabrício, o Vasco foi resistindo às investidas do adversário, mas haveria de provar o veneno que dera ao “Fogão” na primeira mão, sofrendo o golo que decidiu a partida já para lá dos 90 minutos. No tradicional “choverinho” final, a bola pingou na área do Vasco da Gama e o argentino Joel Carli desviou para o golo, adiando a decisão para as grandes penalidades.
Sem tempo para recuperar psicologicamente do duro golpe desferido por Joel Carli, o Vasco da Gama partiu para as grandes penalidades. De um lado, Martín Silva, internacional pelo Uruguai, do outro Gatito Fernández, guarda-redes da seleção paraguaia. Gatito acabou por levar melhor ao defender as cobranças de Werley e Henrique, permitindo ao Botafogo celebrar o 21º título de campeão Carioca.
Rodriguinho empatou a abrir
O Corinthians chegava ao Allianz Parque decidido em dar a volta à desvantagem da primeira mão e não poderia ter pedido melhor início de encontro. Aos dois minutos, altura em que alguns adeptos ainda procuravam os respetivos lugares, Rodriguinho marcou para o “Timão” e empatou a eliminatória.
Apesar do bom início de jogo por parte do Corinthians, o Palmeiras foi crescendo no desafio para tentar alterar o rumo dos acontecimentos. O jogo estava bem movimentando e Cássio ia travando as investidas do “Verdão” – Dudu que o diga!
Se a atuação de Cássio foi boa durante os 90 minutos, a verdade é que o melhor estava reservado para as grandes penalidades, altura em que o brasileiro negou o golo a Dudu e Lucas Lima, permitindo ao Corinthians celebrar a conquista do segundo título Estadual consecutivo em casa do rival. A formação treinada por Fábio Carille conquistou o 29º título de campeão Estadual.
Campeões Estaduais:
Alagoas – CSA
Amazonas – Manaus FC
Bahia – Bahia
Ceará – Ceará
Distrito Federal – Sobradinho
Espírito Santo – Serra
Goiás – Goiás
Mato Grosso – Cuiabá
Mato Grosso do Sul – Operário
Minas Gerais – Cruzeiro
Pará – Remo
Paraná – Atlético Parananense
Pernambuco – Náutico
Rio de Janeiro – Botafogo
Rio Grande do Norte – ABC
Rio Grande do Sul – Grêmio
Santa Catarina – Figueirense
São Paulo – Corinthians
Boas Apostas!