No Rio de Janeiro, a primeira fase do campeonato Carioca está prestes a chegar ao fim. Boavista-RJ e Flamengo vão disputar a final da Taça Guanabara. Em São Paulo, Corinthians, São Paulo e Palmeiras lideram a 1ª fase, enquanto o Santos se situa atrás do Botafogo-SP no respetivo grupo.

FlamengoA menos que se dê uma grande surpresa, o Flamengo está a um pequeno passo de conquistar a Taça Guanabara. A etapa mais difícil já foi superada: para chegar à final, o “Mengão” de Carpegiani bateu o Botafogo por três bolas a uma com golos de Éverton, Henrique Dourado e Vinicius Júnior, assegurando presença na decisão que vai ser discutida com o modesto Boavista-RJ que, superando as expectativas, está novamente a brilhar no Estadual. Na “semi”, o Boavista superiorizou-se a outra das boas equipas em competição: o Bangu, equipa que avançou na segunda posição a partir do grupo B.

O regresso de Carpegiani ao clube resultou de uma decisão algo precipitada por parte da direção do clube após a saída de Reinaldo Rueda, mas a verdade é que os resultados têm sido positivos e o experiente técnico tem cimentado a sua posição. O facto de ter armas como Éverton Riveiro, Diego, Henrique Dourado ou mesmo Vinicius Júnior é, por si só, uma grande ajuda. Neste ano de 2018, o Flamengo volta a ter ótimas condições para brilhar no panorama brasileiro, tentando evitar desiludir à imagem do que aconteceu na temporada passada.

Paulistão

Em São Paulo ainda se disputa a primeira fase do torneio Estadual e a verdade é que os acontecimentos têm estado alinhados com as expectativas. O Corinthians lidera o grupo A de forma destacada apesar de dois deslizes, o São Paulo vai cumprindo serviços mínimos, o Santos idem e, de entre os “grandes”, é o Palmeiras quem mais tem brilhado: o “Verdão” venceu os seis jogos que disputou até à data para o Paulistão,  deixando “água na boca” aos seus “torcedores” para a segunda metade da temporada e não é para menos: manteve a base do ano anterior, mexeu-se muito bem no mercado e assegurou os serviços do treinador Roger Machado, treinador que é conhecido por privilegiar um estilo de jogo ofensivo, daí que nesta altura prematura da temporada o Palmeiras já apresente uma média agradável de dois golos por jogo. Nenhum dos quatro “grandes” deverá ficar para trás nesta primeira fase e, de entre os restantes emblemas, o Botafogo-SP é o que apresenta o melhor desempenho, liderando o grupo D com um ponto de vantagem em relação ao Santos.

Boas Apostas!