Depois de uma remontada histórica na Liga dos Campeões, e de duas goleadas seguidas no campeonato espanhol, o Barcelona desiludiu nesta 27ª jornada ao sucumbir a um desaire em casa do Deportivo. Quem ganhou com isto foi o Real Madrid, que venceu na recepção ao Real Betis, ainda que tenha sofrido para conseguir os 3 pontos, e recupera agora a liderança do campeonato com 2 pontos de vantagem e 1 jogo a menos que o Barcelona.

Sevilla volta a escorregar

Jovetic conseguiu a igualdade, mas acabou por não ser suficiente para chegar à vitória.

Jovetic conseguiu a igualdade, mas acabou por não ser suficiente para chegar à vitória.

Depois de empatar em casa do Alavés e de ter consequentemente perdido terreno na corrida pelo título, o Sevilla desiludiu mais uma vez, mas agora com um empate em casa contra o modesto Leganés, 17º classificado. O Sevilla entrou adormecido, e um mau passe de Lenglet dentro do meio-campo da equipa da casa originou o primeiro golo da partida, aos dois minutos de jogo, El Zahar a assistir o brasileiro Gabriel Appelt. Este era um Sevilla com várias mudanças no onze inicial, com Jorge Sampaoli a pensar no encontro contra o Leicester para a Liga dos Campeões, o que custou à equipa da casa algumas dificuldades em sair para o ataque em progressão. Logo aos 9 minutos, El Zahar teve nos pés a hipótese de fazer o 0-2 para o Leganés, mas falhou na cara de Sergio Rico.

O Sevilla foi crescendo na partida e viu um golo ser-lhe anulado aos 31 minutos, por posição irregular de Franco Vázquez. Contudo, aos 42 minutos os Sevillistas chegaram à igualdade depois de uma boa jogada combinada entre Franco Vázquez e Jovetic, com o montenegrino a finalizar e estabelecer a igualdade. O segundo tempo trouxe um Sevilla mais forte, já com algumas alterações, com Correa a procurar o golo aos 46 e 48 minutos, mas sem sucesso, e novamente com El Zahar a desperdiçar um bom remate, ao lado, aos 54 minutos. Aos duas equipas continuaram a criar várias situações de golo, com o Leganés a apostar mais nos contra-ataques, mas o jogo acabou por chegar ao fim com o 1-1 no marcador.

O Sevilla fica agora a 3 pontos de distância do 2º classificado Barcelona, e 5 atrás do líder Real Madrid.

Tropeção na Galiza sai caro aos catalães

Barcelona cai na Galiza, às mãos do Deportivo da Corunha.

Barcelona cai na Galiza, às mãos do Deportivo da Corunha.

Depois de uma remontada histórica contra o PSG, onde venceram por 6-1 na 2ª mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, o Barcelona tropeçou na Galiza, em casa do Deportivo, e perdeu por 2-1, uma derrota que acabou por lhes custar a liderança. Sem Neymar e Rafinha, ambos lesionados, o Barcelona foi vítima do cansaço do encontro contra os franceses e teve dificuldades contra um Deportivo que sentava pouca acima da zona de relegação. Os galegos foram os primeiros a ameaçar, com Joselu a disparar forte, mas à figura de ter Stegen, aos 8 minutos. As duas equipas criaram algumas situações de perigo durante a primeira parte, principalmente o Barcelona, mas foi mesmo o Deportivo quem chegou primeiro ao golo, aos 39 minutos, com ter Stegen a ficar muito mal na fotografia, ao falhar em segurar uma bola aparentemente muito fácil, sobrando para Joselu que fez o 1-0 sem dificuldade.

Com a chegada da segunda parte o Barcelona não precisou de mais de 1 minuto para chegar à igualdade, com Denis Suárez a cruzar para dentro de área, André Gomes a rematar mas a ser interceptada por um defesa do Deportivo, mas com Luis Suárez a não desperdiçar na recarga. O Deportivo manteve-se atrevido e tentava chegar ao golo através de contra-ataques. Aos 73 minutos, ter Stegen negou o golo a Arrbias, de canto, com um excelente defesa, desviando a bola para fora. Nesse mesmo canto originado pela grande defesa, chegou o golo da vitória para o Deportivo, canto batida por Colak para o segundo poste e Bergantiños a marcar de cabeça. O Barcelona ainda tentou chegar novamente ao empate, mas sem sucesso.

Este desaire custou a liderança ao Barcelona, ficando agora 2 pontos atrás do líder Real Madrid.

Sergio Ramos vital para o regresso ao topo da tabela

19 dos últimos 22 golos de Sergio Ramos garantiram a vitória ou empate para o Real Madrid, mostrando-se assim decisivo para a equipa.

19 dos últimos 23 golos de Sergio Ramos empataram ou deram a vitória ao Real Madrid.

Cientes da derrota do Barcelona, o Real Madrid sabia que era obrigado a vencer, ainda por cima dentro de portas, o Real Betis para recuperar a liderança do campeonato espanhol. Os Merengues entraram bem na partida e criaram várias situações de perigo nos primeiros minutos, mas a faltar eficácia na finalização. Aos 21 minutos ficou um cartão por mostrar a Keylor Navas, que derrubou descaradamente Brasanac quando este ia isolado, mas nem falta foi assinalada. Contudo, aos 24 minutos, um remate fraco e rasteiro de Sanabria, terminou num erro escandaloso de Navas que acabou por meter a bola dentro da própria baliza, naquilo que é chamado de um verdadeiro frango na gíria do futebol. Com este golo, o Betis baixou as linhas e tentou proteger o resultado. Contudo, Cristiano Ronaldo fez questão de mostrar presença e igualar a partida com um bom golo de cabeça, depois de mais um belo cruzamento de Marcelo.

No segundo tempo as duas equipas entraram em campo à procura do golo, com o Real Madrid muito mais insistente e sempre próximos do golo. Aos 77 minutos o Real Betis ficou reduzido a 10 unidades, com a expulsão de Piccini por cartões amarelos. Aos 80 minutos, na sequência de um canto batido por Toni Kroos, Sergio Ramos voltou a brilhar ao dar os 3 pontos aos Merengues, marcando de cabeça e aproveitando a falta de marcação do Real Betis.

A vantagem estava então finalmente dos Merengues e o jogo terminou assim, 2-1, com Los Blancos a recuperarem a liderança e contando ainda com 1 jogo a menos que os rivais Barcelona e Sevilla, 2 e 5 pontos atrás, respectivamente.

Outras curtas da jornada:

  • Festival de golos na Catalunha termina com vitória do Espanyol sobre o Las Palmas, por 4-3.
  • Valencia volta a desiludir depois de empatar na recepção ao Sporting Gijón.
  • Antoine Griezmann dá 3 pontos ao Atlético de Madrid, que venceu por 0-1 em casa do Granada.
  • Athletic Bilbao venceu por 0-2 em casa da Real Sociedad.
  • Villarreal vence por vantagem mínima, 0-1, em casa do Celta de Vigo.

Boas Apostas!