Depois de uma remontada histórica na Liga dos Campeões, e de duas goleadas seguidas no campeonato espanhol, o Barcelona desiludiu nesta 27ª jornada ao sucumbir a um desaire em casa do Deportivo. Quem ganhou com isto foi o Real Madrid, que venceu na recepção ao Real Betis, ainda que tenha sofrido para conseguir os 3 pontos, e recupera agora a liderança do campeonato com 2 pontos de vantagem e 1 jogo a menos que o Barcelona.
Sevilla volta a escorregar

Jovetic conseguiu a igualdade, mas acabou por não ser suficiente para chegar à vitória.
Depois de empatar em casa do Alavés e de ter consequentemente perdido terreno na corrida pelo título, o Sevilla desiludiu mais uma vez, mas agora com um empate em casa contra o modesto Leganés, 17º classificado. O Sevilla entrou adormecido, e um mau passe de Lenglet dentro do meio-campo da equipa da casa originou o primeiro golo da partida, aos dois minutos de jogo, El Zahar a assistir o brasileiro Gabriel Appelt. Este era um Sevilla com várias mudanças no onze inicial, com Jorge Sampaoli a pensar no encontro contra o Leicester para a Liga dos Campeões, o que custou à equipa da casa algumas dificuldades em sair para o ataque em progressão. Logo aos 9 minutos, El Zahar teve nos pés a hipótese de fazer o 0-2 para o Leganés, mas falhou na cara de Sergio Rico.
O Sevilla foi crescendo na partida e viu um golo ser-lhe anulado aos 31 minutos, por posição irregular de Franco Vázquez. Contudo, aos 42 minutos os Sevillistas chegaram à igualdade depois de uma boa jogada combinada entre Franco Vázquez e Jovetic, com o montenegrino a finalizar e estabelecer a igualdade. O segundo tempo trouxe um Sevilla mais forte, já com algumas alterações, com Correa a procurar o golo aos 46 e 48 minutos, mas sem sucesso, e novamente com El Zahar a desperdiçar um bom remate, ao lado, aos 54 minutos. Aos duas equipas continuaram a criar várias situações de golo, com o Leganés a apostar mais nos contra-ataques, mas o jogo acabou por chegar ao fim com o 1-1 no marcador.
O Sevilla fica agora a 3 pontos de distância do 2º classificado Barcelona, e 5 atrás do líder Real Madrid.
Tropeção na Galiza sai caro aos catalães

Barcelona cai na Galiza, às mãos do Deportivo da Corunha.
Depois de uma remontada histórica contra o PSG, onde venceram por 6-1 na 2ª mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, o Barcelona tropeçou na Galiza, em casa do Deportivo, e perdeu por 2-1, uma derrota que acabou por lhes custar a liderança. Sem Neymar e Rafinha, ambos lesionados, o Barcelona foi vítima do cansaço do encontro contra os franceses e teve dificuldades contra um Deportivo que sentava pouca acima da zona de relegação. Os galegos foram os primeiros a ameaçar, com Joselu a disparar forte, mas à figura de ter Stegen, aos 8 minutos. As duas equipas criaram algumas situações de perigo durante a primeira parte, principalmente o Barcelona, mas foi mesmo o Deportivo quem chegou primeiro ao golo, aos 39 minutos, com ter Stegen a ficar muito mal na fotografia, ao falhar em segurar uma bola aparentemente muito fácil, sobrando para Joselu que fez o 1-0 sem dificuldade.
Com a chegada da segunda parte o Barcelona não precisou de mais de 1 minuto para chegar à igualdade, com Denis Suárez a cruzar para dentro de área, André Gomes a rematar mas a ser interceptada por um defesa do Deportivo, mas com Luis Suárez a não desperdiçar na recarga. O Deportivo manteve-se atrevido e tentava chegar ao golo através de contra-ataques. Aos 73 minutos, ter Stegen negou o golo a Arrbias, de canto, com um excelente defesa, desviando a bola para fora. Nesse mesmo canto originado pela grande defesa, chegou o golo da vitória para o Deportivo, canto batida por Colak para o segundo poste e Bergantiños a marcar de cabeça. O Barcelona ainda tentou chegar novamente ao empate, mas sem sucesso.
Este desaire custou a liderança ao Barcelona, ficando agora 2 pontos atrás do líder Real Madrid.
Sergio Ramos vital para o regresso ao topo da tabela

19 dos últimos 23 golos de Sergio Ramos empataram ou deram a vitória ao Real Madrid.
Cientes da derrota do Barcelona, o Real Madrid sabia que era obrigado a vencer, ainda por cima dentro de portas, o Real Betis para recuperar a liderança do campeonato espanhol. Os Merengues entraram bem na partida e criaram várias situações de perigo nos primeiros minutos, mas a faltar eficácia na finalização. Aos 21 minutos ficou um cartão por mostrar a Keylor Navas, que derrubou descaradamente Brasanac quando este ia isolado, mas nem falta foi assinalada. Contudo, aos 24 minutos, um remate fraco e rasteiro de Sanabria, terminou num erro escandaloso de Navas que acabou por meter a bola dentro da própria baliza, naquilo que é chamado de um verdadeiro frango na gíria do futebol. Com este golo, o Betis baixou as linhas e tentou proteger o resultado. Contudo, Cristiano Ronaldo fez questão de mostrar presença e igualar a partida com um bom golo de cabeça, depois de mais um belo cruzamento de Marcelo.
No segundo tempo as duas equipas entraram em campo à procura do golo, com o Real Madrid muito mais insistente e sempre próximos do golo. Aos 77 minutos o Real Betis ficou reduzido a 10 unidades, com a expulsão de Piccini por cartões amarelos. Aos 80 minutos, na sequência de um canto batido por Toni Kroos, Sergio Ramos voltou a brilhar ao dar os 3 pontos aos Merengues, marcando de cabeça e aproveitando a falta de marcação do Real Betis.
A vantagem estava então finalmente dos Merengues e o jogo terminou assim, 2-1, com Los Blancos a recuperarem a liderança e contando ainda com 1 jogo a menos que os rivais Barcelona e Sevilla, 2 e 5 pontos atrás, respectivamente.
Outras curtas da jornada:
- Festival de golos na Catalunha termina com vitória do Espanyol sobre o Las Palmas, por 4-3.
- Valencia volta a desiludir depois de empatar na recepção ao Sporting Gijón.
- Antoine Griezmann dá 3 pontos ao Atlético de Madrid, que venceu por 0-1 em casa do Granada.
- Athletic Bilbao venceu por 0-2 em casa da Real Sociedad.
- Villarreal vence por vantagem mínima, 0-1, em casa do Celta de Vigo.
Boas Apostas!