David Ferrer – Janko Tipsarevic (Open dos Estados Unidos)
David Ferrer continua ruma a mais uma meia-final de um torneio do Grand Slam. O tenista espanhol passou na última ronda frente ao francês Richard Gasquet em três sets e na fase anterior ainda derrotou o sempre combativo Lleyton Hewitt, o que demonstra bem o bom momento de forma do número cinco mundial. David Ferrer está em Flushing Meadows como 4º cabeça-de-série e sabe que tem uma oportunidade única para atingir a meia-final do torneio pela segunda vez. Mas para isso, necessita de ultrapassar o perigoso Janko Tipsarevic, outro tenista que está em crescente de forma.
Os dois tenistas apenas jogaram entre si por três ocasiões, tendo David Ferrer uma vantagem de duas vitórias e uma derrota. O primeiro duelo aconteceu no longínquo ano de 2007, com o espanhol a vencer por 6/1 e 6/3. No segundo jogo o tenista de 30 anos voltou a vencer, mas desta vez na terra batida de Monte Carlo. Tipsarevic conseguiu o seu único triunfo nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, triunfando em dois sets. No entanto, estes dois tenistas não jogam entre si há quatro anos e desde essa altura muita coisa mudou. David Ferrer tornou-se num dos melhores tenista do circuito enquanto Tipsarevic afirma-se cada vez mais como um tenista de top 10 mundial.
David Ferrer é um dos tenistas que melhor tem aproveitado a ausência de Rafael Nadal em Flushing Meadows. Sem o seu compatriota, ele passou a fazer parte dos quatro favoritos, algo raro em torneios do Grand Slam. O melhor que David Ferrer conseguiu num dos quatro torneios da temporada foi atingir a penúltima fase, a mesma ronda que pode chegar se vencer Tipsarevic. Isso apenas aconteceu por três vezes: este ano, em Roland Garros, o ano passado, no Open da Austrália e em 2007, justamente no Open dos Estados Unidos. De resto, foi duas vezes aos oitavos-de-final, três vezes à 3ª ronda, uma à 2ª e foi duas vezes eliminado na estreia.
Por outro lado, Janko Tipsarevic tem feito um ano repleto de bons resultados. Ele conquistou o título em Estugarda e foi às meias-finais no ATP 1000 de Madrid e no ATP de Toronto. Quanto a outros resultados, destaque também para a final em Chennai e as meias-finais no ATP de Marselha. No que toca a participações no Open dos Estados Unidos, o atual número 9 do ranking mundial tem como melhor campanha a ida aos quartos-de-final do ano passado. Na altura, ele obrigou o seu compatriota Novak Djokovic a disputar quatro sets, mas viria a desistir no último parcial por conta de uma lesão. Na edição deste ano do Open dos Estados Unidos, Janko Tipsarevic tem conseguido bons resultados, com destaque o último triunfo sob Philipp Kohlschreiber, um tenista sempre perigoso.
Neste jogo, podemos esperar longas trocas de bolas, dada a apetência dos dois tenistas para o fundo do court. Neste campo, David Ferrer é ligeiramente superior a Tipsrevic, além de estar mais habituado a este género de fases nos torneios de Grand Slam. Para o sérvio conseguir vencer, terá mesmo de aproveitar todas as oportunidades e esperar que o seu oponente esteja num dia menos inspirado.
A Bet365 dá-lhe 50€ de bónus para apostar neste jogo: http://bitly.com/50eurbonus