A participação “mundialista” de Nikola Kalinic terminou mais cedo que o esperado. O seleccionador Zlatko Dalic abdicou dos serviços do avançado após o primeiro jogo, situação que despoletou polémica na Croácia. A FIFA não permitirá a chamada de outro avançado para a vaga deixada por Kalinic.

Foto: "“Dean Mouhtaropoulos/Getty Images”"

Foto: ““Dean Mouhtaropoulos/Getty Images””

A imprensa croata escreveu que, desapontado com a condição de suplente no encontro inaugural do campeonato do mundo frente à Nigéria, Nikola Kalinic terá recusado entrar no decorrer da partida. O jogador que na última temporada esteve ao serviço do AC Milan esperava ser titular e, assim que solicitado para ir a jogo já na segunda parte, terá comunicado a Dalic que não pretendia iniciar os exercícios de aquecimento devido a uma “dor nas costas”. O seleccionador dos “Vatreni”, descontente com a situação, ordenou que Kalinic regressasse a casa mais cedo. Vale lembrar que Manduzkic, Kramaric e Rebic compuseram o trio ofensivo croata nesse encontro que terminaria com um triunfo da equipe europeia por duas bolas a zero.

Mais tarde, quando confrontado pela imprensa com a situação, Dalic revelou que Kalinic já se recusara a entrar alegando dores nas costas em dois jogos que antecederam a estreia no Mundial e que, como tal, abdicava dos seus serviços uma vez que precisa de ter os seus atletas nas melhores condições. Atendendo ao facto de se tratar de uma lesão, a FIFA poderia dar “luz verde” para a escolha e inclusão de um substituto na comitiva croata, situação que não se verificou e contribuiu para o aumento das duvidas em relação a esta situação.

Imposição de autoridade?

Atendendo ao contexto da situação, a imprensa croata apressou-se a recuar 20 anos para lembrar um acontecimento que remonta ao Mundial de 1998, em França. Na altura, o seleccionador Miroslav Blazevic ordenou que o defesa Mario Cvitanovich, alegadamente insatisfeito com a sua condição, regressasse a casa de imediato, em uma tentativa de reforçar a autoridade em um elenco que aparentava possuir alguns problemas no que toca a respeitar a liderança do técnico bósnio. A seleção da Croácia viria a chegar às meias-finais do torneio.

Zlatko Dalic está há pouco tempo no cargo de seleccionador e cumpriu apenas o seu quatro jogo oficial frente à Nigéria. Antes disso, tinha defrontado a Ucrânia na última jornada do grupo de qualificação e a Grécia no play-off de apuramento, disputado a duas mãos.

Segue-se a Argentina

Nikola Kalinic já abandonou a Rússia para regressar ao país de origem. Esta quinta-feira (21), a sua seleção disputa a segunda jornada da fase de grupos frente à Croácia e é provável que Zlatko Dalic volte a confiar a frente de ataque aos titulares diante da Nigéria.

Boas Apostas!