Assim que o “tiro de partida” foi dado em mais uma edição da La Liga, Real Madrid e Barcelona chegaram-se à frente ao vencerem os respetivos compromissos caseiros. Na segunda jornada da competição, disputada este fim-de-semana, catalães e madridistas triunfaram nas suas primeiras deslocações. O Atléti de Simeone conquistou a primeira vitória no “derby” diante do Rayo Vallecano, enquanto o Valência foi a Barcelona perder com o Espanyol de Rubi.
Barça sofre em Valladolid
O campeão em título passou por dificuldade para vencer no terreno do Real Valladolid, emblema que está de regresso ao escalão máximo do futebol espanhol após ter superado as expectativas no “play-off” de subida. Os comandados de Ernesto Valverde sentiram dificuldades para impor o seu jogo no estádio Nuevo José Zorrilla de Burgos Bengoetxea muito por culpa do mau estado do terreno de jogo. Ousmane Dembélé, decisivo na Supertaça diante do Sevilha ao apontar o 2-1, voltou a marcar o golo da vitória á passagem do minuto 57, após assistência de Sergi Roberto.
Em Espanha, a atual temporada fica marcada pela introdução do VAR (vídeo-árbitro) e a intervenção do mecanismo de auxílio à equipa de arbitragem foi decisivo em dois lances: primeiro no golo do Barça e posteriormente já em tempo de compensação, quando Keko bateu Ter Stegen e, graças ao VAR, o árbitro da partida assinalou fora-de-jogo ao avançado espanhol.
Real despertou na segunda parte
A má experiência da época anterior na deslocação a Girona (derrota por 2-1) deixava o Real em sobreaviso e quem assistiu à primeira meia hora do desafio, etapa em que os donos da casa se colocaram em vantagem com um golo de Borja García, chegou a achar que desta feita os madridistas também não regressariam a casa com os três pontos. Um golo de Sérgio Ramos na conversão de uma grande penalidade, aos 39 minutos, permitiu ao Real chegar ao empate na altura certa, estabilizar e entrar no segundo tempo de “cara lavada”. O Real subiu de produção no início da etapa complementar, Martínez Munuera assinalou nova grande penalidade a favor do Real Madrid e, chamado a bater, Karim Benzema não desperdiçou. Antes da hora de jogo, Gareth Bale aumentou para 1-3 e praticamente assegurou o triunfo dos eleitos de Julen Lopetegui que ainda marcariam mais uma vez, por intermédio de Benzema, a dez minutos do fim. O novo técnico “merengue” tem vários aspetos a trabalhar e a julgar pela resposta dada pela equipa em Girona, melhorar a transição defensiva tem que ser uma prioridade.
Golo de Griezmann vale três pontos ao Atléti
Atlético de Madrid e Rayo Vallecano mediram forças no primeiro encontro oficial no Wanda Metropolitano na atual temporada. Um golo de Griezmann, à passagem do minuto 63, fez a diferença num desafio em que os “Colchoneros” souberam gerir o rumo dos acontecimentos até ao golo e o Rayo demonstrou sempre a intenção de prolongar o nulo ao máximo. Uma vez em vantagem, a equipa da casa ainda passou por alguns momentos de maior aperto na reta final, já com o português Gelson Martins em campo, mas acabou por conquistar os primeiros três pontos na La Liga 2018/19.
Espanyol de Rubi impõe-se ao Valência
Rubi tem grandes planos para o Espanyol e a julgar pela boa prestação frente ao Valência, a equipa catalã tem condições para realizar uma temporada positiva. Os “Ché” de García Toral até entraram melhor no desafio, mas os catalães souberam estar à altura, conseguiram equilibrar as ações e viriam a conquistar o triunfo já no segundo tempo. Pouco depois da hora de jogo, Esteban Granero converteu um livre em golo e Borja Iglesias, ainda antes dos 70, fez o 2-0 que anulou a tentativa de reação dos “Ché”. Dois jogos, quatro pontos para a equipa do Cornellà El-Prat.
Huesca empata em San Mamés
Estreante absoluto no principal escalão do futebol espanhol, o Huesca foi a San Mamés empatar com o Athletic, isto depois de ter estado a perder por duas bolas a zero. Markel Susaeta deu vantagem aos bascos no início da segunda parte, Yuri Berchiche, reforoço proveniente do PSG, aumentou para 2-0. Léo Franco, treinador do Huesca, lançou o turco Serdar Gurler e Ezequiel Ávila na tentativa de responder à desvantagem e a sua última aposta viria a revelar-se ganha. Jorge Miramón empatou aos 71 e, a três dos 90, Ezequiel Ávila fez um grande golo que estabeleceu a igualdade a dois.
Boas Apostas!