CSKA Moscovo – Terek Grozny (Premier League Rússia)
Será, com certeza, um dos grandes jogos da jornada, apesar de estarmos a falar de duas equipas que, à partida, tem entre si uma enorme distância em termos de talento e capacidade de investimento. No entanto, apenas um ponto separa as duas equipas na tabela classificativa, com o Terek Grozny a comprovar que, este ano, procura mesmo um lugar confortável na primeira metade da tabela, de preferência em busca de uma posição que o possa levar às competições europeias. É este o quadro que o CSKA Moscovo terá que ultrapassar a poucos dias de viajar para a Alemanha para enfrentar o Bayer Leverkusen.
O CSKA Moscovo vai-se preparando para a entrada na Liga dos Campeões, um dos objetivos da equipa para a presente temporada, sendo que, neste momento, segue também com um boa aproveitamento na Primeira Liga Russa. A equipa moscovita empatou dois jogos, ambos fora de casa, primeiro frente ao Anzhi e depois frente ao Zenit São Petersburgo. Essas deslocações não se apresentam como propriamente fáceis, pelo que empates acabam por ser resultados positivos num campeonato onde a constância e a resistência contarão mais do que tudo. A atuar em casa, no entanto, não há espaço para pontos perdidos e o CSKA Moscovo terá que saber encontrar a forma de derrotar uma equipa que até tem nos seus jogos em casa os momentos de maior força. Aleksandrs Cauna e Lacina Traoré estão, ambos, a recuperar de lesão, sendo que o mais provável será que sejam poupados com vista ao encontro da Liga dos Campeões. Já Mário Fernandes, regressou aos treinos e deverá ser aposta para este encontro.
Onze Provável: Akinfeev – M. Fernandes, V. Berezutski, Ignashevich, Schennikov – Dzagoev, Wernbloom – Golovin, Eremenko, Tosic – Ionov.
O Terek Grozny vai cumprindo com aquilo que prometeu, demonstrando ser uma equipa muito competitiva e com claros objetivos de terminar próximo dos primeiros lugares. Até agora, o plano vai sendo cumprido, com vitórias em casa sobre o Krylya Sovetov e o FK Rostov, um empate também caseiro com o Lokomotiv Moscovo e, fora de casa, uma vitória no terreno do FK Ufa e uma derrota, por goleada, na deslocação a Krasnodar. É esse resultado que estará encravado na garganta dos jogadores do Terek, que verão nesta viagem a Moscovo uma oportunidade ideal para mostrar uma imagem diferente, mais consistente em termos defensivos e mais competitiva perante um dos adversários mais bem preparados da Primeira Liga Russa. Um único nome surge na lista clínica da equipa de Grozny, o de Adilson, que não estará disponível para a viagem a Moscovo. Mas com todo o restante plantel às ordens, espera-se uma abordagem ao jogo que complique a vida ao CSKA Moscovo.
Onze Provável: Gorodov – Utsiev, Semenov, W. Ángel, Mohammadi – Kuzyaev, Piriz – Mitrishev, Ivanov, Grozav – Balaj.
Empates em 2009 e 2011 foram os melhores resultados alcançados pelo Terek Grozny em visitas a Moscovo nos anos mais próximos, mas são constantemente encontros muito equilibrados, os jogados por estas duas equipas.
Uma vez mais, no entanto, o favoritismo estará do lado dos campeões, com o CSKA praticamente obrigado a vencer antes da sua estreia na Liga dos Campeões. Para o Terek Grozny, o interesse de se testar e aos seus limites.