Emocionalmente, a 38ª jornada do campeonato italiano ficou marcada pelos adeus de Francesco Totti à Associazione Sportive Roma, encerrando um dos capítulos mais românticos da história do futebol mundial. Em termos de competitivos, a manutenção do Crotone foi o principal destaque.

Foto: “Reuters”
Todos sabíamos que este dia chegaria mais tarde ou mais cedo, mas provavelmente ninguém estava a fim de o encarar. Francesco Totti, uma lenda viva do futebol italiano, despediu-se do seu clube de sempre aos 40 anos, colocando um ponto final de uma ligação que durou 28 anos. O nome que se confunde com o da Associazione Sportive Roma, tal como os próprios adeptos fizeram questão de frisar nas bancadas – “Totti é a Roma” -, entrou aos 54 minutos da partida, isto depois de ter surgido no relvado do Olímpico de Roma lavado em lágrimas, visivelmente comovido com toda o ambiente envolvente. Frente ao Genoa, a Roma marcou em cima do minuto 90 por Diego Perotti e carimbou uma vitória por três bolas a duas que para além de ter honrado o percurso do “eterno capitão” Francesco Totti, permitiu garantir o acesso direto à fase de grupos da Liga dos Campeões 2017/18, ganhando a corrida ao Nápoles, emblema que venceu no terreno da Sampdoria (2-4) mas ficou na terceira posição da tabela. Nesta derradeira ronda da Série A, nota ainda para a troca de posições entre Atalanta (4ª) e Lazio (5ª). A equipa de Bergamo terminou a temporada em grande ao superiorizar-se ao Chievo (1-0) e ultrapassar a Lazio na tabela.

Foto: http://www.ilnapolista.it/
No Ezio Scida, os adeptos do Crotone assistiram ao culminar de uma recuperação histórica, encetada por uma equipa que se estreou na Série A esta época. Se a meio da atual temporada a equipa do sul de Itália aparentava estar condenada ao regresso ao segundo escalão, nas últimas jornadas, foi amealhando pontos em praticamente todos os jogos, ganhando terreno de forma progressiva. Na última jornada da Série A, o conjunto treinado por Davide Nicola entrou a todo o gás no jogo com a Lazio, rapidamente garantiu uma vantagem de dois golos e nem o tento de Ciro Immobile na conversão de uma grande penalidade fez tremer os donos da casa, que fecharam o placard por Andrea Nalini ao minuto 60. A vitória por três bolas a uma, conjugada com uma derrota do Empoli no terreno do também já relegado Palermo, permitiu ao Crotone subsistir entre a elite. Os 34 pontos dão azo à continuidade entre a elite do futebol transalpino. O Empoli perdeu toda a herança deixada por Sarri e regressou à Série B, acompanhado por Palermo e Pescara.
Boas Apostas!