Cinco títulos ao serviço do Real Madrid, presença confirmada para defender Portugal em mais um Campeonato do Mundo, eleito o melhor jogador do Mundo no The Best da Fifa, vencedor de mais uma Bola de Ouro… Foram inúmeras as conquistas colectivas e individuais de Cristiano Ronaldo em 2017.
Um 2017 em grande
Cristiano Ronaldo é, sem sombra de dúvida, um dos melhores jogadores de futebol de sempre, e mesmo com 32 anos o craque português não para de escrever o seu nome na história do futebol. No arranque da temporada transacta, o camisola 7 do Real Madrid foi poupado pelo treinador Zinedine Zidane em mais jogos do que estava habituado, algo que fez com que Ronaldo entrasse no primeiro semestre do ano numa forma sensacional, uma altura decisiva da temporada 2016/17. O craque português mostrou-se fundamental na conquista do título de bicampeão na Liga dos Campeões, em vencer o Campeonato do Mundo de Clubes, e em vencerem o campeonato espanhol, quebrando um jejum deste último título que perdurou por 5 anos. O capitão da Selecção das Quinas conquistou então 5 títulos, a La Liga, Liga dos Campeões, Campeonato do Mundo de Clubes, Supertaça da UEFA e Supertaça de Espanha.
Ronaldo terminou o ano como o 3º melhor marcador dos principais 5 campeonatos da Europa, tendo apontado 53 golos em 2017, ficando atrás de Leo Messi (54) e de Harry Kane (56). O ano 2017 foi também um ano onde ficou visível o adaptamento posicional de Cristiano Ronaldo, com o português a deixar de jogar tanto no flanco esquerdo e a adoptar uma postura mais central na frente de ataque, uma postura que lhe permitiu ser mais objectivo e mais finalizador. O português de 32 anos marcou 10 golos dos quartos de final da Liga dos Campeões para a frente, isto contra equipas como Bayern de Munique, Atlético de Madrid e Juventus. Para além de ter sido fundamental na conquista da La Liga, Ronaldo foi também uma peça fulcral pela selecção portuguesa, terminando a fase de grupos de qualificação ao Mundial 2018 com uma média superior a 1 golo marcado por jogo, apontando 15 tentos em 9 encontros.
O arranque da temporada 2017/18 não correspondeu aquilo que estamos habituados a ver de Ronaldo, com o camisola 7 do Real Madrid a passar pelo seu pior início de época dos últimos anos, apontando o seu primeiro no Santiago Bernabéu, para o campeonato espanhol, apenas a 25 de Novembro. Contudo, as coisas não correram mal para Ronaldo como para o Real Madrid, que vê o Barcelona numa forma sensacional e, depois da derrota em casa em mais uma edição do El Clásico, perdendo por 0-3, os Blancos, ainda que com um jogo a menos, estão já a 14 pontos de distância dos catalães.
Conquistas fora de campo
Foi um ano cheio de conquistas colectivas e individuais para Cristiano Ronaldo. Contudo, o português também foi protagonista fora das quatro linhas em 2017, principalmente no que diz respeito à família. O capitão da Selecção das Quinas começou o ano solteiro e pai Cristiano Ronaldo Jr, de 7 anos. Agora, termina 2017 com a namorada Georgina Rodríguez e mais três filhos, os gémeos Eva e Mateo, e Alana Martina, única filha do casal.
Boas Apostas!