Costa Rica – Brasil (Amigável)
O Brasil de Dunga inicia a preparação tendo em vista a qualificação para o Mundial 2018. Em solo norte-americano, os “canarinhos” têm dois encontros agendados diante de Costa Rica e Estados Unidos. “Los Ticos”, que têm novo treinador, serão o primeiro adversário neste duplo compromisso.
A seleção brasileira está nos Estados Unidos desde o início da semana. O centro de treinos dos NY Red Bulls, em Nova Jérsia, é o quartel general dos sul-americanos durante esta etapa de preparação. Ao longo das sessões, Dunga foi dando pistas de como a equipa se poderá apresentar nestes dois amigáveis. Nota para o facto de ter promovido algumas alterações significativas, nomeadamente com a exclusão de Neymar do onze titular. O astro brasileiro está suspenso e não poderá disputar os dois primeiros jogos da ronda de qualificação para o Mundial 2018, pelo que o técnico retirou a titularidade ao atleta. No seu lugar surgiu Hulk, jogador do Zenit que é um dos regressos à seleção brasileira. Lucas Lima, craque do Santos e sensação da atual edição do Brasileirão, foi outro elemento que mereceu a confiança de Dunga e surgiu no onze que, à partida, será o titular para este primeiro compromisso diante da Costa Rica. Kaká, atualmente no Orlando City, também é um dos destaques da convocatória.
O Brasil prepara-se para enfrentar a seleção costa riquenha este sábado, enquanto que o compromisso frente aos Estados Unidos está agendado para a próxima terça-feira. Estes serão, de resto, os primeiros jogos após o término da Copa América, competição da qual o Brasil foi afastado nos quartos-de-final, pelo Paraguai, nas grandes penalidades.
Onze Provável: Jefferson; Danilo, Marquinhos, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Fernandinho, Lucas Lima, Willian e Douglas Costa; Hulk.
Figura de proa da seleção costa riquenha no último Mundial, Keylor Navas não defrontará o Brasil. Na sequência da polémica que inviabilizou a transferência de De Gea para Madrid, – ao que tudo indica, Navas viajaria para Manchester – o guarda-redes pediu à Federação dispensa destes amigáveis para que possa resolver os problemas que tem pendentes. O encontro deste sábado marcará, simultaneamente, a estreia de um novo técnico à frente da seleção da Costa Rica. De seu nome, Óscar Ramírez, que assumiu o cargo a meio do mês de Agosto. Sucede a Paulo Wanchope, seleccionador que havia ocupado a vaga deixada por Jorge Luís Pinto após o brilhante Mundial 2014 mas nunca foi capaz de colocar a seleção a jogar a um nível aceitável, acabando por rubricar uma prestação sinceramente fraca na Gold Cup 2015.
Destaque para a chamada do lateral-esquerdo do Everton Bryan Oviedo, que falhou o Mundial 2014 devido a lesão e está de volta às contas da sua seleção. Bryan Ruiz, reforço do Sporting que tem estado em bom plano neste início de temporada, também itnegra a lista de 23 convocados para estes compromissos com Brasil e Uruguai.
Onze Provável: Esteban – Gamboa, González, Calvo, Oviedo -Tejeda, Borges, Ruiz – Venegas, Ureña, Campbell.
A Costa Rica tem novo treinador e pretende apresentar melhorias face ao que demonstrava com Wanchope enquanto técnico. Dunga ensaiará, ao que tudo indica, um esquema sem Neymar. Concederá, provavelmente, minutos a elementos menos rodados. Tudo aponta para um jogo aberto, em que ambas as equipas poderão chegar ao golo.