A fase da época ainda é muito prematura, mas o Corinthians tem dado sucessivas provas de força que colocam os seus adeptos em apoteose. Nesta 10ª jornada do campeonato brasileiro, o conjunto Paulista ficou ainda mais líder ao vencer em casa do perseguidor Grêmio. O Flamengo e o Vasco da Gama ascenderam ao “G6”, enquanto o Palmeiras deu continuidade à sua recuperação.

Foto: "Lucas Uebel/Getty Images"

Foto: “Lucas Uebel/Getty Images”

Os 26 pontos conquistados pelo Corinthians nas primeiras dez jornadas do Brasileirão 2017 correspondem a um ótimo registo, baseado numa taxa de aproveitamento superior a 85 por cento. A única equipa que permanece invicta na competição esteve em pleno destaque na 10ª jornada ao triunfar em casa do vice-líder Grêmio de Porto Alegre (0-1) e dilatar a vantagem para quarto pontos. O golo de Jadson deu a oitava vitória ao “Timão” nas primeiras dez rondas do campeonato brasileiro, sendo que só a Chapecoense (1-1) e o Coritiba (0-0) se podem gabar de ter tirado pontos ao conjunto treinado por Fábio Carille. Ausente da Libertadores, tem concentrado todos os seus esforços no Brasileirão e a vitória no terreno do principal perseguidor – estava invicto na Arena há quase 20 jogos – é mais uma grande prova do valor da equipa do Itaqueirão. A vitória do Corinthians teve outro herói para além de Jadson: Cássio, guarda-redes que defendeu uma grande penalidade cobrada por Luan.

Berrío salta do banco e dá vitória ao “Fla”

O empate alcançado pelo “Mengão” no último minuto do “Fla x Flu” deu o mote para uma subida de rendimento que se tem verificado desde então. O Flamengo já tinha brilhada na 9ª jornada ao golear a Chapecoense por cinco bolas a uma e, nesta 10ª ronda, foi à Arena Fonte Nova derrotar o Bahia pela margem mínima (0-1). O colombiano Orlando Berrío foi lançado por Zé Ricardo aos 64 minutos – pouco depois de o técnico ter promovido a entrada do promissor Vinicius Júnior – e, volvidos nove minutos, marcou o golo que definiu o jogo a favor da sua equipa, galgando vários lugares na classificação para ascender ao terceiro lugar com 17 pontos. Em duas jornadas, o Flamengo foi capaz de aliviar a pressão que se abatia sobre si e integrar o grupo da frente. O Bahia, por sua vez, caiu na zona de relegação, acompanhado por Vitória, Avaí – surpreendeu ao vencer o Botafogo (0-2) no Engenhão – e Atlético Goianiense.

E porque na “Colina” manda o “Gigante”, o Vasco da Gama alcançou mais uma vitória em São Januário. Um golo de Nenê foi suficiente para derrotar o “lanterna vermelha” Atlético Goianiense e somar a quarta vitória em cinco jogos disputados em casa. Com os mesmos 15 pontos que Botafogo, Fluminense e Coritiba, o Vasco da Gama ascendeu ao sexto posto do campeonato brasileiro, aproximando-se do Santos, surpreendido na Vila Belmiro pelo Sport Recife na abertura da jornada (0-1).

Palmeiras continua a recuperar

O Palmeiras atravessa o melhor momento de forma desde que o Brasileirão 2017 começou. A equipa que ostenta o título e campeã brasileira conquistou a terceira vitória consecutiva na deslocação ao Moisés Lucarelli para enfrentar a Ponte Preta (1-2), isto depois dos triunfos frente ao Bahia (2-4) e ao Atlético Goianiense (1-0). Mesmo privada de alguns elementos importantes, a formação treinada por Cuca demonstrou capacidade suficiente para vencer num dos terrenos mais difíceis do campeonato brasileiro com um “bis” do venezuelano Alejandro Guerra.  A vitória permitiu ascender ao quarto lugar tabela com 16 pontos.

Boas Apostas!