Despachados que estão os amigáveis internacionais, a Liga Inglesa regressa no fim de semana. As novas regras da UEFA dão a passagem automática dos primeiros quatro classificados à fase de grupos da Liga dos Campeões. Com o City já com uma mão no troféu da Premier League, restam três vagas em aberto para a prova de elite europeia e os seus milhões. United, Liverpool e Tottenham parte na frente mas o Chelsea ainda não pode ser descartado. Mas as contas complicam-se para a Liga Europa, onde o Burnley ainda pode meter a colher.

Chelsea vs Tottenham decisivo

O dérbi em Stamford Bridge pode acabar com as aspirações do Chelsea ou relançá-las.

O dérbi em Stamford Bridge pode acabar com as aspirações do Chelsea ou relançá-las.

As novas regras de qualificação para as competições europeias, que entram em vigor já para a próxima temporada, alargam a passagem direta à fase de grupos da Liga dos Campeões dos quatro primeiros classificados das principais ligas do velho continente. Ao contrário do que acontecia anteriormente, em que o quarto posto obrigada a superar uma pré-eliminatória e começar excecionalmente cedo a época. A Premier League beneficia do novo regulamento. Com o título virtualmente entregue ao Manchester City de Pep Guardiola, restam três vagas em aberto. Manchester United, Liverpool e Tottenham partem na frente mas o Chelsea ainda não pode ser descartado, razão pela qual os três da frente – separados entre si por quatro pontos – não podem também levantar o pé do acelerador.

A visita dos Spurs a Stamford Brigge no domingo passa a ser ainda mais determinante para as aspirações dos dois emblemas. O conjunto de Mauricio Pochettino tem, neste momento, uma margem de cinco pontos sobre os campeões em título. Uma vitória dos visitantes e o fosse alarga para o que pode ser já considerado distância segura (oito). Mas se o Chelsea levar a melhor a separação reduz-se para uns míseros dois pontos e muda tudo.

Burnley espreita Liga Europa

As contas não são fáceis mas há uma oportunidade real do Burnley entrar na Liga Europa.

As contas não são fáceis mas há uma oportunidade real do Burnley entrar na Liga Europa.

Aquilo que para uns seria prémio de consolação, para outros pode ser um feito histórico. O Chelsea vai dar o litro para ainda entrar no top-4 mas para o Arsenal, ainda que matematicamente possível, o único caminho seria pelo caminho de Mourinho na ápoca passada, ganhando a segunda competição europeia. Pior é que a ameaça de nem sequer ir à Europa é bastante real. O Burnley segue cinco pontos atrás e vai poder concentrar todas as energias no objetivo de alcançar os Gunners, os quais ainda vai defrontar na penúltima jornada. A equipa de Sean Dyche entrou na época com a meta de assegurar a sobrevivência nesta divisão mas aos poucos ficou claro que tinha condições para mais. Mesmo que o discurso seja de modéstia e foco no campeonato, ninguém fica imune às possibilidades.

O quinto classificado da Premier League tem qualificação direta para a Liga Europa, assim como os vencedores das taças. Ora, como o City já recolheu a Taça EFL, o sexto também entra na corrida. Mas as contas ainda se complicam mais já que dos quatro semifinalistas da Taça de Inglaterra – United, Tottenham e Chelsea – já terão qualificação assegurada pela ordem da tabela. A não ser que o Southampton vença a prova, o que é altamente improvável, pode abrir uma vaga para o sétimo classificado.

Faltam oito jornadas para terminar a Premier League e mesmo que o primeiro lugar pareça estar entregue há muito, como se vê ainda há muito a decidir, com implicações vitais para a próxima temporada. Que pode muito bem ser o de estreia para os Clarets nos palcos europeus.

Boas Apostas!