A fase de grupos da Gold Cup 2017 chegou finalmente ao fim, com os quartos de final a serem já conhecidos e sem surpresas, com a Guiana Francesa, Martinica, Nicarágua e Curaçao a ficarem todos pelo caminho, com as Honduras e El Salvador a conseguirem qualificar-se como melhores 3º classificados.

Grupo A

Alphonso Davies, de apenas 16 anos, destacou-se nesta gold Cup e é já o melhor marcador desta edição com 3 golos apontados.

Alphonso Davies, de apenas 16 anos, destacou-se nesta Gold Cup e é já o melhor marcador desta edição, com 3 golos apontados.

Desde grupo faziam parte as selecções da Costa Rica, Canadá, Honduras e Guiana Francesa. Os costarriquenhos qualificaram-se, sem surpresa, como líderes deste Grupo A, somando 7 pontos em 9 disponíveis e apontando 5 golos, concedendo apenas 1, arrancando o melhor registo, a par com o México do Grupo C, de toda a prova. A única selecção que conseguiu fazer a Costa Rica perder pontos foi o Canadá, que ficou em 2º lugar com 5 pontos. Os canadianos não perderam nenhum encontro, mas empataram dois jogos, com a Costa Rica e Honduras, mas dessa selecção destacou-se principalmente o avançado Alphonso Davies, de apenas 16 anos, o melhor marcador da prova com 3 golos assinalados, a par com Kévon Parsemain, de Martinica. O Canadá é quem mais sucesso tem tido na prova, já que foi a última equipa deste grupo a vencer a competição, levantando o troféu em 2000.

Grupo B

Estados Unidos e Panamá foram os únicos qualificados deste agrupamento, sem dúvida as selecções mais fortes deste Grupo B e que confirmaram o favoritismo. Os Estados Unidos e o Panamá terminaram com os mesmos 7 pontos, mas com os Yanks a qualificarem-se como líderes de grupo. As duas selecções empataram por 1-1 logo na 1ª jornada do agrupamento e venceram as duas restantes, deixando a Martinica e a Nicarágua para trás, com Martinica a somar 3 pontos e Nicarágua a terminar sem um único ponto conquistado. Os Estados são a equipa com mais sucesso neste grupo, tendo vencido a Gold Cup já por 5 vezes, com a última vez a ser em 2013, e continuam a ser fortes candidatos a repetirem o feito. Além disso, esta foi uma selecção que demonstrou um bom potencial ofensivo, apontando 7 golos em 3 jogos, destacando Jordan Morris, o 3º melhor marcador da competição com 2 tentos assinalados.

Grupo C

Mexico avança, sem problemas, para os quartos de final.

Mexico avança, sem problemas, para os quartos de final.

Deste agrupamento qualificaram-se três selecções, México, Jamaica e El Salvador, deixando, sem surpresa, o Curaçao para trás sem este ter conseguido somar qualquer ponto. Os mexicanos destacaram-se na prova e confirmaram o favoritismo, já que este é o actual campeão em título e é um dos maiores candidatos a voltar a conquistar o troféu. O México soma já 7 títulos nesta competição e demonstrou uma boa organização defensiva, um meio-campo criativo e um ataque eficaz durante esta fase de grupos. A Jamaica foi a única selecção que conseguiu travar La Tricolor, empatando a zero na 2ª jornada do agrupamento, mas foi também travada por El Salvador, empatando por 1-1. Os jamaicanos nunca conseguiram vencer a competição, e muito menos o El Salvador.

Quartos de Final:

  • Costa Rica vs Panamá
  • Estados Unidos vs El Salvador
  • Jamaica vs Canadá
  • México vs Honduras

Estes são os jogos que poderemos observar para os quartos de final, sendo de esperar um jogo muito equilibrado entre a Costa Rica e Panamá, e ainda entre a Jamaica e Canadá. Nos restantes encontros, os Estados Unidos e México são favoritos a prosseguirem até às meias-finais, deixando El Salvador e Honduras para trás.

Boas Apostas!