Colômbia – Coreia do Sul (Mundial Sub-20)
A fechar os oitavos-de-final do Mundial de Sub-20, a favorita Colômbia enfrenta a Coreia do Sul, promovendo o reencontro entre duas seleções que se enfrentaram, recentemente, no Torneio de Toulon. A Colômbia terminou o Grupo C em primeiro lugar, somando duas vitórias, frente à Turquia e a El Salvador, e um empate, frente à Austrália, marcando cinco golos e sofrendo apenas um. Já o conjunto asiático terminou em terceiro lugar no Grupo B, depois de ter vencido Cuba, empatado com Portugal e perdido com a Nigéria, tendo marcado quatro golos, o mesmo número que também sofreu.
A Colômbia comprovou o seu estatuto de favorita, depois de ter começado a empatar com os Socceroos, batendo sem dúvidas a Turquia e El Salvador. Para os cafeteros, parecem restar poucas dúvidas da sua superioridade nesta partida dos quartos-de-final, ainda para mais frente a um adversário que já conhecem. Os colombianos têm uma linha defensiva extremamente eficiente, com Vergara e Aguilar a marcarem, repetidamente, a sua superioridade, deixando o guarda-redes Bonilla em segurança. Mais à frente, é Juan Quintero, que em breve poderá surgir com a camisola do FC Porto, a dar um toque de qualidade ao futebol dos colombianos, tanto pela sua grande criatividade, como pela sua técnica impressionante. A essa intensidade, Quintero junta ainda os golos, tendo marcado por duas vezes nesta competição, tantas quanto Jhon Córdoba, um possante avançado que, frente ao conjunto coreano, poderá fazer mossa. Espera-se que a Colômbia tome uma atitude mais ofensiva, procurando, desde cedo, marcar um golo que sossegue os seus jogadores. Esse é o objetivo da equipa de Carlos Restrepo, que tem consciência da sua superioridade nesta eliminatória.
A Coreia do Sul mostrou, na fase de grupos, ser uma equipa com excelente capacidade organizativa, sobretudo no jogo frente a Portugal, onde conseguiu agarrar o jogo a meio-campo, sobretudo na segunda parte, deixando pouco espaço para os jogadores mais criativos dos portugueses. A missão dos jogadores orientados por Lee Kwang-Jong será a de repetir essa receita, tendo em conta a proximidade que existe entre os estilos de jogo de portugueses e colombianos. Por um lado, tentando colocar Quintero fora do jogo, defendendo-o e fechando-o num curto espaço. Por outro lado, voltando a apostar nas transições rápidas, com trocas de bola intensas e um alto aproveitamento no momento da finalização. Ryu Seung-Woo, que já marcou dois golos, é dos atletas a ter em conta no conjunto coreano, que vale, sobretudo, pela sua composição coletiva, sendo de difícil controlo quando consegue agarrar a bola.
Os colombianos estarão avisados, já que, em Toulon, conseguiram apenas vencer por 1-0, com golo de Miguel Borja, que no Mundial ainda só foi utilizado durante oito minutos. No jogo dos oitavos-de-final, a Colômbia deverá comprovar o seu estatuto, podendo marcar primeiro e manter a sua afirmação sobre o adversário num ataque continuado, alimentando assim os seus poderosos avançados que, no confronto físico, poderão oferecer um desafio demasiado elevado para a defensiva coreana. Do lado dos asiáticos, a esperança no conseguir marcar um golo que mantenha as coisas empatadas até perto do final. A equipa da Coreia do Sul tem uma capacidade de concentração muito elevada e, caso consiga esse equilíbrio, poderá ambicionar a fechar a eliminatória a seu favor.
A Bet365 oferece-lhe 50€ de bónus para apostar neste jogo: http://bitly.com/50eurbonus