Colômbia – Chile (Mundial 2022)
Colômbia e Chile vão estar frente a frente em mais um encontro de qualificação da zona CONMEBOL para o Mundial 2022. Os “Cafeteros” estão em zona de acesso ao “play-off”, enquanto os “Mineiros” distam três pontos.
Análise Colômbia
Presença assídua em fases finais do campeonato do mundo, a seleção colombiana é uma das favoritas da zona sul-americana a chegar ao Qatar. Neste momento, a formação “Cafetera” ocupa o 5º lugar da tabela da zona de apuramento com dez pontos conquistados em oito desafios e, se esta fase terminasse agora, teria que medir forças com uma seleção da zona OFC para discutir a vaga. Orientados por Reinaldo Rueda, sucessor do português Carlos Queiroz no cargo, os colombianos sabem que precisam de terminar entre os quatro primeiros por forma a garantirem o acesso direto e é esse o objetivo pelo qual correm.
Neste ciclo de apuramento para o Mundial 2022, a Colômbia soma duas vitórias, quatro empates e duas derrotas. No ano civil de 2020, em outubro, os colombianos bateram a Venezuela (3-0) e foram empatar ao Chile (2-2). Já em novembro, sofreram duas duras derrotas que ditariam a saída de Carlos Queiroz: os colombianos receberam e perderam com o Uruguai por três tentos sem resposta e, pior que isso, foram goleados no Equador por seis bolas a uma. Já neste ano civil de 2021, antes da participação na Copa América que culminaria com a conquista do terceiro lugar, a Colômbia venceu no Peru (0-3) e empatou na receção à Argentina (2-2). Já nos dois mais recentes compromissos, ambos enquadrados nesta tripla jornada de qualificação, verificaram-se dois empates nas visitas a Bolívia (1-1) e Paraguai (1-1). O povo colombiano deseja que o regresso a casa signifique, simultaneamente, o regresso aos triunfos nesta etapa de qualificação, até porque Uruguai Equador vão estar frente a frente e os colombianos têm aqui uma boa oportunidade de encurtarem distâncias em relação aos postos de apuramento direto.
Onze provável: Ospina, Medina, Sanchez, Murillo, Tesillo, Cuadrado, Barrios, Uribe, Diaz, Borre, Falcao
Análise Chile
A seleção chilena falhou o aceso ao Mundial 2018 ao terminar no sexto lugar do grupo de apuramento da CONMEBOL para a competição. Os “mineiros” terminaram a respetiva participação na fase de apuramento com 26 pontos, tantos quanto o Peru – disputou um “play-off” com uma equipa da zona OFC que culminou com o apuramento – e apenas menos um que esta Colômbia. Agora, o desejo é o de escrever uma história distinta, ainda que as coisas não estejam a correr particularmente bem até então.
Nesta fase de apuramento para o Mundial 2022, a seleção chilena ocupa o oitavo lugar da classificação com apenas sete pontos conquistados – uma vitória, quatro empates e três derrotas com oito golos marcados e nove sofridos. Nos encontros de qualificação disputados em outubro e novembro de 2020, os chilenos perderam com Uruguai (2-1) e Venezuela (2-1) – única vitória da “Vinotinto” até então nesta fase -, empataram com a Colômbia (2-2) e venceram o Peru (2-0). Já em 2021, empataram com a Argentina (1-1), com a Bolívia (1-1) e nos dois mais recentes compromissos perderam no Brasil (0-1) e empataram sem golos no Equador. Sem vitórias fora de portas, o Chile ainda espera pelo primeiro golo nesta pausa para compromissos de seleções, sendo que o “jejum” de golos em encontros oficiais se prolonga há quatro jogos, desde o duelo com o Paraguai na Copa América.
Onze provável: Bravo, Diaz, Roco, Medel, Isla, Vidal, Baeza, Galdames, Vegas, Valencia, Meneses
Dica de Prognóstico
A expectativa é a de um encontro equilibrado, intenso e muito disputado entre duas equipas que deverão jogar com os índices de agressividade nos píncaros. O favoritismo está do lado da equipa colombiana dado que atua em casa e possui, no plano teórico, mais talento, mas a experiente equipa chilena sabe que precisa de “fazer pela vida” e de tudo tentará para conseguir regressar a casa com pontos.