A história da manutenção na Ligue 1, quando faltam apenas dois encontros por disputar, está reduzida a cinco equipas. O Montpellier foi o último a salvar-se, este fim-de-semana, apesar da sua derrota, devido ao facto do Dijon ter também perdido. Caen e Lorient mantém-se nas posições onde se respira, com a equipa do Dijon no lugar que obrigará ao playoff. Finalmente, Nancy e Bastia arrancam para estas jornadas finais nos lugares menos desejados.
Pequenas vantagens
Caen e Lorient seguem em posições mais confortáveis, neste quinteto, porque conseguiram pontuar na Jornada 35. O Caen foi, inclusivamente, vencer no terreno do Toulouse, somando agora 36 pontos, o que o deixa à beira de poder confirmar a manutenção na próxima jornada. O calendário da equipa inclui um encontro em casa, frente ao Rennes, e uma visita ao Paris SG na derradeira jornada, o que ajudará a explicar porque é tão fundamental vencer na penúltima ronda da Ligue 1.
O Lorient é um caso de sucesso, depois de ter estado à beira de despedir o seu segundo treinador da época, Bernard Casoni. Quatro vitórias em cinco jogos entre 18 de Março e 22 de Abril, transformaram-se num mês mágico para um conjunto que, no passado fim-de-semana, empatou em casa com o Angers. Com 35 pontos somados, o Lorient visita o Bastia (que actua fora de casa e sem público), podendo desta forma condenar o actual último classificado. Na derradeira jornada voltará a casa para receber o Bordéus, que poderá ainda ter interesses na corrida europeia.
Um vislumbre e duas condenações
Com 33 pontos, o Dijon está na posição intermédia, visto que, não garantindo a manutenção, tem a possibilidade de disputar o lugar como terceiro classificado da Ligue 2. O conjunto que regressou este ano à competição-maior do futebol francês foi goleado, no fim-de-semana, pelo Guingamp, depois de uma vitória frente ao Angers e um empate com o Bordéus. Para as rondas finais, resta-lhe defrontar o Nancy, em casa, em jogo que pode ser de vida ou morte, para na última jornada visitar Toulouse.
As equipas que estão nos últimos lugares, apesar das esperanças matemáticas, como vimos, terão que enfrentar desafios de elevada exigência frente a partes interessadas nesta luta. O Nancy (32 pontos) concorre para grande desilusão da prova, com uma segunda volta em quebra total e apenas duas vitórias desde 15 de Janeiro. Neste fim-de-semana voltou a perder, em casa, com o Monaco, e para além de visitar o Dijon terá, na derradeira jornada, a recepção ao Saint-Étienne, que sem grandes interesses futuros, quererá defender o seu sétimo lugar.
O Bastia acabou por ser muito prejudicado pelo comportamento dos seus adeptos, que ajudaram a condenar uma equipa que tinha já os seus problemas. Má planificação da temporada, dificuldades gerais no controlo do clube e uma chegada às últimas jornadas sem poder jogar em casa nem ter público nas bancadas, piorando ainda mais as perspectivas de um conjunto que tem apenas 31 pontos. A vitória frente ao Rennes, há duas semanas, manteve-o desperto, mas depois de goleado pelo Paris SG, o Bastia recebe agora o Lorient e acabará a temporada no terreno do Marselha. A vida está mais do que complicada para o treinador português Rui Almeida.
Boas Apostas!