Chile – Panamá (Copa América)
A selecção do Chile e a selecção do Panamá colocam-se frente a frente na madrugada de quarta-feira no Lincoln Financial Field, em Filadélfia, num encontro a valer para a 3ª e última jornada do Grupo D da Copa América. Com os mesmos pontos que este seu oponente em jogo, mas com uma diferença de golos marcados e golos sofridos melhor que a do Panamá, os chilenos procuram somar aqui um resultado positivo para seguirem em frente na prova, atrás da líder Argentina. Já o Panamá, depois da goleada sofrida na última jornada às mãos da Argentina, 5-0, chega aqui desmotivado e necessitado de uma vitória para avançar na competição.
O Chile ocupa o 2º lugar do Grupo D com 3 pontos, fruto de 1 vitória e 1 derrota, com parciais de 3 golos marcados e 3 golos sofridos. Depois de até terem conseguido equilibrar o duelo com a Argentina em alguns momentos do jogo, ainda assim perdendo por 2-1, os chilenos partiram para a 2ª jornada do agrupamento, onde enfrentaram a Bolívia e tiveram um jogo bem mais complicado do que aquilo que esperavam, conseguindo a vitória no último minuto através de uma grande penalidade convertida em golo por Arturo Vidal, autor dos 2 golos da partida. La Roja encontra-se também em prova nas eliminatórias do Mundial 2018, onde ocupa o 4º lugar com os mesmos 10 pontos que a Colômbia, não podendo facilitar pois conta já o Brasil e Paraguai no seu encalço, ambos com 1 ponto de desvantagem. Os pupilos de Juan Antonio Pizzi contam com um plantel superior em qualidade individual, e jogadores como Arturo Vidal e Alexis Sánchez são dois jogadores capazes de fazer a diferença, e com os chilenos a verem-se obrigados a somar no mínimo um empate, estes deverão tirar proveito da desmotivação do seu adversário, que foi goleado na última jornada pela Argentina, e tentar somar aqui os 3 pontos.
Nos seus últimos 5 jogos, o Chile apresenta um histórico de 2 vitórias e 3 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 1-4 em terreno da Venezuela, em jogo a contar para as Eliminatórias do Mundial 2018. Seguiu-se uma derrota por 1-2 na recepção à Jamaica, uma derrota por 1-0 com o México, ambos de cariz amigável, uma derrota por 2-1 com a Argentina, e uma vitória por 2-1 com a Bolívia.
Onze Provável: Bravo – Isla, Jara, Medel e Beausejour – Vidal, Aránguiz e Hernández – Orellana, Pinilla e Sánchez.
O Panamá, por sua vez, ocupa o 3º lugar deste agrupamento com os mesmos 3 pontos que o Chile, fruto de 1 empate e 1 derrota, com parciais de 2 golos marcados e 6 golos sofridos. Los Canaleros, que até eram considerados o conjunto mais franco do agrupamento, acabaram por vencer a Bolívia logo na 1ª jornada deste Grupo D. Contudo, foi no 2º encontro do agrupamento que tiveram pela frente uma poderosa Argentina que goleou por 5-0, um jogo onde chegaram ao intervalo com os homens do Panamá a perder por 1-0, golo de Otamendi, e até estavam a conseguir equilibrar o jogo mesmo apesar de estarem com menos 1 homem, Aníbal Godoy foi expulso aos 31 minutos de jogo. Tudo mudou aos 61 minutos com a entrada de Lionel Messi que veio mudar completamente o jogo, fazendo uma exibição soberba onde marcou 3 golos. O facto destes pupilos orientados por Hérnan Darío Gómez alinharem nesta prova, já é por si um facto histórico, e tendo em conta toda a dedicação que têm demonstrado nos seus encontros, espera-se que estes consigam dar trabalho aos chilenos.
Nos seus últimos 5 jogos, sendo os 3 primeiros de cariz amigável, o Panamá apresenta um histórico de 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 0-2 em terreno da Martinica. Seguiu-se um empate por 0-0 com a Venezuela, uma derrota por 0-2 com o Brasil, uma vitória por 2-1 com a Bolívia, e na última jornada, uma derrota por 5-0 com a Argentina.
Onze Provável: Penedo – Machado, Baloy, Miller e Henríquez – Camargo – Cooper, Gómez, Pimentel e Quintero – Pérez.
Desde o início do Milénio existiram apenas 2 confrontos directos, tendo o Chile vencido um, e empatado o restante.
Chile
|
2-1 |
Panamá
|
Amigáveis 2010
|
Chile
|
0-0 |
Panamá
|
Amigáveis 2008
|
O Chile chega aqui onde um empate é o suficiente para se qualificarem à próxima etapa da prova, contudo, o Panamá apenas conseguirá avançar na prova se vencer este encontro, e não tendo assim nada a perder, estes deverão adoptar um processo mais ofensivo. Posto isto, espera-se um encontro aberto e com as duas equipas bastante ofensivas, sendo de esperar um embate com alguns golos à mistura.