A 9ª jornada da Premier League não trouxe grandes alterações no topo, nomeadamente no G5, onde todos venceram à excepção dos blues. Os comandados de Maurizio Sarri sofreram, a bom sofrer, para evitar a derrota diante dos red devils. Com este empate desfez-se o trio que liderava a Premier League, ficando agora o comando entregue a Manchester City e Liverpool.

José Mourinho volta a ser feliz em Stamford Bridge

90min.com

90min.com

O Manchester United continua em modo “ruleta russa”, tal é o contraste entre vitórias e derrotas e até mesmo quando ao desempenho. Recorde-se que há um mês atrás, o Manchester United, empatava em casa com o Wolverhampton (1-1), e uma semana depois “tombava” no Olímpico de Londres, diante do West Ham (3-1). O ambiente tornava-se ainda mais pesado, e muitos acreditavam que um desaire com o Newcastle ditaria o fim da linha para o Special One. E a verdade é que esse jogo esteve perto de trazer novo desaire, mas uma espectacular “remontada” deu um saboroso triunfo por (3-2). Nessa altura muito se falou da possibilidade dos jogadores estarem ao lado do treinador, mas seria preciso ver o que aconteceria em Stamford Bridge. E o que se passou foi especial, com um Manchester United “renascido das cinzas”, com capacidade física e sobretudo mental, capaz de virar o jogo de (1-0) para (1-2), e apenas no último suspiro vacilou, consentindo o empate a duas bolas. Um resultado e uma exibição que permite reflectir sobre o verdadeiro potencial deste Manchester United. Sendo José Mourinho um treinador altamente pragmático, que gosta de defender com qualidade, tal não é fácil com o plantel que dispõem. Dessa forma, o voar de dois pontos ao cair do pano, poderá ser um filme que se repetirá mais vezes.

Arsenal conquista a 7ª vitória consecutiva

arsenal.com

arsenal.com

Não sabemos até onde poderá chegar este Arsenal, mas que está diferente para melhor, isso é factual e os resultados falam por si. Será preciso puxar pela memória para encontrar a equipa, até então liderada por Arsène Wenger, somar sete triunfos consecutivos na Premier League. Foi precisamente a 4 de Abril de 2015, ou seja há cerca de três anos e meio, e só por este facto podemos ver o trabalho de Unai Emery. Nesta 9ª jornada os gunners receberam o Leicester e até começaram a perder, mas a classe habitual do trio da frente voltou a fazer mossa. O terceiro golo dos gunners é um hino à simplicidade de processos e ao talento, que jogadores como Ozil, Lacazette e Aubameyang têm para dar e vender. Com este triunfo o Arsenal continua bem perto da liderança, apenas a dois pontos, o que é algo também de realçar com nove jornadas decorridas.
Muito se questiona até onde poderá chegar este Arsenal, mas será difícil ombrear com clubes como Manchester City, Liverpool, ou mesmo Chelsea. O momento é muito bom, o trabalho é meritório, mas o desafio à consistência ainda está por confirmar.

Salah mantém Liverpool no topo

BBC

BBC

É um Liverpool com menor fulgor, menos exuberante, menos intenso, mas que continua tremendamente eficaz. Jurgen Klopp tem trabalhado esta equipa de forma sublime, e um dos feitos que conseguiu foi torná-la muito mais consistente defensivamente. E isso já tem valido alguns preciosos pontos, como no empate em Stamford Bridge, e agora com o triunfo, pela margem mínima, na deslocação ao terreno do Huddersfield. Salah voltou a ser decisivo, como em tantos outros jogos, e apontou o golo solitário que permite aos reds manterem a liderança repartida com o Manchester City. Um jogo em que foi preciso vestir o “fato-macaco”, outra das facetas que Klopp trouxe para esta equipa, bem como o espírito de sacrifício e o jogar nos limites. Quando não se tem o talento em tanta quantidade como o seu rival Manchester City, é preciso ir ganhando jogos como estes, em que o Huddersfield vendeu muito cara a derrota.

Manchester City defende liderança com um autoritário (5-0)

Daily Mail

Daily Mail

O Macnhester City é quase uma equipa à parte nesta Premier League. Já o foi na época passada e ao que tudo indica irá repetir a façanha. Não há muito a dizer sobre o triunfo dos citizens, pois começa a ser natural esperar uma tarde de goleada, e por vezes até de entretenimento. Foram cinco, mas podiam ter sido mais. Um jogo de sentido único, em que se alugava o meio campo dos citizens, e o resultado foi avolumando, naturalmente com o passar do tempo. O Manchester City tem esta particularidade de poder apresentar praticamente duas equipas de grande nível, e isso ajuda muito na consistência ao longo das jornadas na Premier League. Com este resultado mantém a liderança partilhada com o Liverpool, tem o melhor ataque, com 26 golos, e com apenas 3 golos sofridos é também a melhor defesa. Construiu o resultado mais expressivo da jornada 9, onde mais uma vez brilhou Bernardo Silva, Sané, Aguero e companhia. Palavras para quê? Continua a ser uma equipa “à parte”, nesta edição da Premier League.

Outros destaques:

Tottenham vence no Olímpico de Londres, o West Ham e fecha o G5 com 21 pontos. Com esta derrota, o West Ham soma a 2ª derrota consecutiva e gera novamente preocupação.

Everton de Marco Silva soma 3ª vitória consecutiva, depois do triunfo sobre o Crystal Palace. Com 15 pontos ocupam a 8ª posição.
Destaque pela negativa: a derrota caseira do Wolverhampton (0-2) diante do Watford. Os hornets andaram “perdidos” mas reencontraram-se.

Newcastle perde em casa com o Brighton e continua a segura a lanterna vermelha, com apenas 2 pontos.

Boas Apostas!