O internacional alemão foi anunciado há poucos dias, mas precisou de ainda menos tempo para se estrear como titular com a camisola dos Chicago Fire e marcar o seu primeiro golo na Major League Soccer. Isto na mesma semana em que os Vancouver Whitecaps e os Minnesota United somaram a sua primeira vitória da época, não deixando de o fazer em grande, com quatro golos marcados cada.

Schweinsteiger no sítio certo

Schweinsteiger Chicago Fire

Schweinsteiger marcou e levou a bola

É o melhor que pode acontecer a um jogador conceituado que atravessa o Oceano para se estrear num novo campeonato. Bastian Schweinsteiger fez o primeiro jogo com a camisola dos Chicago Fire, exactamente na posição de médio de pendor mais ofensivo de um meio-campo a três onde tem, como companhia, dois nomes muito experientes na MLS, Juninho e Dax McCarty. É, desta forma, um meio-campo de enorme qualidade, que protege Schweinsteiger de grandes correrias e o coloca no sítio certo para fornecer a linha ofensiva com a sua qualidade de passe e de remate.

Ora, foi mesmo no sítio certo que ele apareceu, ao minuto 17, para cabecear para o fundo das redes adversárias na sequência de um pontapé de canto. A vantagem dos Fire foi, no entanto, colocada em causa pela reacção dos Montreal Impact, à hora de jogo, com Mancosu a fazer o empate e, depois, em cima do minuto 90, com Tabla a atirar para uma deficiente intervenção do guarda-redes Jorge Bava. No entanto, em tempo de descontos, Luis Solignac haveria de marcar o golo mais bonito do encontro, com um fortíssimo remate que fez dividir os pontos.

Para ganhar tem que ser em grande

Matias Laba Fredy Montero Vancouver Whitecaps

Matías Laba e Fredy Montero viraram o resultado para os Whitecaps

Em Vancouver, o BC Place apresentou um ambiente incrível, o que terá sido importante para levar os Whitecaps até à primeira vitória nesta edição da MLS. A primeira explosão das bancadas aconteceu ao minuto 19 quando Cristian Techera aproveitou uma péssima abordagem de Clément Diop para abrir o marcador. No entanto, os LA Galaxy, com dois golos do francês Romain Alessandrini, virou o resultado ainda antes da meia-hora, lançando a dúvida e a insegurança numa equipa que ainda vai jogar a segunda mão das meias-finais da Liga dos Campeões da CONCACAF esta semana.

O minuto 66 começou a virar a história do jogo. Fredy Montero aproveitou um ressalto para atirar para o empate. No minuto seguinte, Matías Laba, com um remate de fora da área, colocou os Whitecaps na frente. E ainda antes do final da partida, o mesmo Laba haveria de marcar o golo da tranquilidade, demonstrando como Vancouver tem capacidades para ambicionar a mais nesta temporada.

Os Minnesota United conseguiram, por sua parte, a primeira vitória de sempre na MLS. Começou mal, no entanto, com Luke Mulholland a fazer o primeiro tento logo aos 4 minutos. Mas à passagem do quarto-de-hora, Kevin Molino iniciou a recuperação, colocando o jogo, de novo, empatado. Na segunda parte, dois golos de Christian Ramirez demonstraram que em Minnesota há vida e que o avançado tem mesmo capacidade para brilhar na principal liga dos Estados Unidos, com Johan Venegas a alargar para 4-1. Yuri Movsisyan ainda somou mais um tento para os Real Salt Lake, mas a equipa de Utah não evita ser, agora, o pior classificado da Conferência Oeste.

Boas Apostas!