Em jornada de derby madrileno, com o Real Madrid a empatar a uma bola no Santiago Bernabéu contra o vizinho Atlético de Madrid, o Barcelona deitou fora a melhor oportunidade que teve ao seu alcance para se igualar aos Merengues no topo da tabela, perdendo em casa do Málaga por 2-0 e ficando agora 3 pontos atrás do 1º lugar e com um jogo disputado a mais.
Merengues dominantes não evitaram o empate
O Real Madrid precisava de vencer o jogo de modo a reforçar a liderança, já que o Barcelona iria actuar mais tarde e, caso vencesse, poderia alcançá-lo no topo da tabela. Os Merengues foram mesmo dominantes durante grande parte do jogo, mas não foi suficiente para impedir o empate. A turma de Zidane entrou forte, mas foi o Atlético de Madrid o primeiro a criar perigo, com Diego Godín a bater um livre fora de área e Koke a desviar de cabeça, com a bola a passar perto da baliza de Keylor Navas.
Aos 14 minutos a resposta madrilena também veio com perigo, com Cristiano Ronaldo a puxar para dentro e rematar forte à entrada da grande área, mas uma boa intervenção de Oblak negou o golo ao português. Aos 27 minutos apareceu uma grande jogada Blanca, com Benzema tabelar com Cristiano Ronaldo e a rematar fora de área, mas Oblak voltou a negar o golo à equipa da casa. Pouco depois Ronaldo teve uma oportunidade de outro de inaugurar o marcador, recebendo um passe de Modric e a rematar forte para a baliza Colchonera, mas Savic, atento, adivinhou a trajetória da bola e cortou de cabeça, para canto, mesmo em cima da linha de golo. O Real Madrid usufruiu de várias situações de golo, mas faltava eficácia na parte da finalização, chegando ao intervalo em igualdade no marcador.
Com a chegada do segundo tempo a superioridade madrilena manteve-se e continuaram a haver oportunidades de golo, com Cristiano Ronaldo e Benzema a obrigarem Oblak a novas intervenções nos primeiros minutos. O primeiro golo da partida apareceu finalmente aos 51 minutos, com Toni Kroos a bater um livre para o coração da grande área e Pepe a cabecear para o 1-0. Dani Carvajal teve outra boa oportunidade aos 54 minutos, recebendo um cruzamento de Bale, dominando de peito e rematando quase sem pressão, mas com a bola a sair por cima. Com tudo isto o Atlético finalmente acordou para o jogo e começou a criar perigo, primeiro por Fernando Torres e depois por Griezmann, mas com o francês fora de jogo. Aos 84 minutos chegou o golo do empate, com Ángel Correa a descobrir, e muito bem, Griezmann que finalizou de primeira um excelente passe do avançado argentino.
O jogo acabou então por chegar ao fim, com o Real Madrid a não conseguir culminar uma grande prestação com uma vitória no final do jogo.
Blaugranas desperdiçam oportunidade de ouro
Cientes que o Real Madrid tinha empatado contra o Atlético de Madrid, o Barcelona entrou em campo dependente apenas de ele mesmo para alcançarem os Merengues no topo da tabela. Contudo, desperdiçaram uma excelente oportunidade de somar 3 pontos ao sucumbir a uma derrota contra o modesto Málaga. Os catalães foram mesmo os primeiros a criar perigo, com a primeira situação a chegar aos 15 minutos, com Iniesta, de pé esquerdo, a fazer um passe magnífico ainda atrás do meio-campo para Luis Suárez, que passou pelo meio dos defesas centrais, dominou de peito e tentou a sorte, mas Kameni saiu-se bem e negou o golo.
Numa primeira parte com poucas ocasiões de golo, o Málaga apontou o primeiro golo da noite aos 32 minutos num rápido contra-ataque com Juankar a bombear para a velocidade de Sandro Ramírez, com Matheiu a não conseguir acompanhar a velocidade do avançado espanhol, que não desperdiçou na cara de ter Stegen. Com a chegada do segundo tempo, o Málaga aproveitou um erro de construção no meio-campo catalão e chegaram rapidamente à baliza adversária, mas Añor pecou na parte da finalização e atirou à figura. O Barcelona tentou reagir ao golo e começou a criar perigo, mas acabou por ficar descompensado depois de uma entrada rijida, e desnecessária, sobre Llorente, que valeu o segundo cartão amarelo ao avançado brasileiro e acabou expulso. Neymar ainda se dirigiu ao 4º árbitro a bater-lhe palmas no fim de ser expulso, uma acção que não caiu bem ao árbitro principal e que ficou registada no relatório, com o brasileiro a poder ver então o castigo ser agravado.
Aos 70 minutos o Málaga ainda chegou ao 2-0, novamente em contra-ataque, com Peñaranda a marcar mas com o golo a ser anulado por posição irregular, embora a decisão do árbitro tenha sido errada. Depois de um contra-ataque mal finalizado aos 79 minutos, o Málaga voltou a apanhar o Barcelona em contra-pé aos 90 minutos e desta vez não desperdiçaram, com Charles a lançar Pablo Fornals para a frente, e com o espanhol a cruzar rasteiro para a entrada da grande área, onde Jony Rodríguez apareceu sem ninguém e fez o 2-0. O golo do espanhol fechou as contas da partida que acabou por chegar ao fim sem mais nenhum lance importante. Desperdiçada a oportunidade de outro de alcançar o topo da tabela, o Barça fica agora 3 pontos atrás do Real Madrid e ainda com um jogo a mais que os madrilenos.
Outras curtas da jornada:
- Ao fim de 5 jogos sem vencer, o Sevilla regressa finalmente aos triunfos no campeonato.
- Villarreal vence na recepção ao Athletic Bilbao e reforça 5º lugar.
- Valencia atinge o melhor momento da temporada ao somar a 3ª vitória consecutiva, vencendo em casa do Granada por 1-3.
- Osasuna vence pela primeira vez em casa esta temporada, mas mantém-se em último lugar.
- Eibar vence em casa do Celta de Vigo e aproxima-se dos lugares de acesso à Europa.
Boas Apostas!