A Taça das Nações Africanas 2019 joga-se em solo egípcio, o país que tem mais participações neste torneio. Fica aqui alguns dados bem interessantes, acerca do histórico da competição. O país anfitrião é o que tem mais títulos, num total de 7. É igualmente o país com mais participações, num total de 24, tendo disputado 98 jogos. Também é o Egipto que tem mais vitórias na prova, num total de 56, e é com naturalidade que tem o ataque mais concretizador, com 162 golos apontados.

Ora, se a tudo isto juntarmos o facto da seleçao egípcia ser uma das mais fortes, actualmente no país africano, estão reunidas boas condições para os “faraós” vencerem o seu 8º título. Até agora, com 2 jornadas completadas, no grupo A, o Egipto já garantiu o apuramento, indo para esta 3ª ronda com o conforto de um empate ser suficiente para assegurar a liderança do grupo.

Favoritos estão a comprovar o seu estatuto

RFI

RFI

Egipto, Marrocos, Argélia, Camarões e Nigéria estão a comprovar o seu estatuto de candidatos ao título. O Egipto soma por vitórias os dois jogos disputados, e com 6 pontos somados, resta-lhe apenas saber se irá passar no 1º ou no 2º lugar do grupo, algo que será para decidir no derradeiro encontro, diante do Uganda.
Também a Nigéria tem um percurso semelhante, com 6 pontos somados , e igualmente apurada, apenas com a diferença que os nigerianos dificilmente sairão do 1º lugar. O grupo onde a Nigéria está inserida é mais acessível, pelo que até será expectável que esta seleção possa fazer o pleno, nesta fase de grupos.

Argélia e Senegal estão no grupo C, e apesar de terem apenas um jogo disputado, a verdade é q que entraram com o pé direito. O Senegal bateu a Tanzânia por (2-0), precisamente o mesmo resultado com que a Argélia venceu o Quénia. Nesta 2ª ronda será o tira-teimas, onde haverá grande expectativa para perceber quem se poderá adiantar na tabela classificativa do grupo C. Provavelmente, o vencedor deste encontro será o comandante, em definitivo, deste grupo.

No grupo D, algo muito semelhante acontece, em comparação com o grupo C, uma vez que também os dois favoritos venceram nos seus jogos de estreia. A Costa do Marfim venceu a África do Sul (1-0), enquanto Marrocos aplicou o mesmo resultado sobre a Namíbia.

Nos dois últimos grupos aconteceram as surpresas da prova, com Gana e Tunísia a não conseguirem confirmar o seu favoritismo. A seleção ganesa esteve a vencer o Benin, mas não conseguiu segurar essa vantagem, empatando a duas bolas. E a Tunísia também não fez melhor, e depois de estar em vantagem, por (1-0), consentiu o empate, diante de Angola.

Maiores estrelas ofuscadas em final de época

goal.com

goal.com

É verdade que ainda estamos numa fase iniciar da CAN 2019, mas as principais figuras de cartaz ainda não apareceram em grande. Jogadores como Salah, Mané e Mahrez são as maiores figuras presentes neste mundial. No entanto, há ainda que contar com outros nomes, nomeadamente Baldé, Brahimi, Feghouli, ou mesmo os irmãos Ayew, Zaha, Ziyech, Partey, Niang, Musa, entre tantos outros. Estrelas não faltam a esta competição, como tem sido habitual, mas ainda nenhuma delas se destacou. Salah até já marcou, mas na lista dos melhores artilheiros os nomes de Okwi (Uganda) e Poté (Benin).

Ainda falta muito jogo, e espera-se que as figuras maiores apareçam ao seu nível, porque esse é parte do grande entusiasmo desta competição. Para isso, Senegal e Argélia poderão dar uma grande ajuda quando se defrontarem nesta 2ª jornada. De ambos os lados existem jogadores que podem fazer a diferença em qualquer altura. Além disso, esse jogo será um dos mais promissores de todo o torneio. Quem levará a melhor? A força do colectivo e a consistência defensiva do Sengal, ou a artilharia pesada, no ataque da Argélia?

Em síntese, até agora não tem havido grandes surpresas, nesta CAN 2019, que a manter-se assim terá jogos de grande espectacularidade na fase a eliminar.

Boas Apostas!