A frase é batida: “santos da casa fazem milagres”, e poderá aplicar-se perfeitamente a Fernando Santos, seleccionador de Portugal. Por ventura a palavra “milagre” é muito forte, e por ventura adapta-se muito mais à conquista do Euro 2016, do que propriamente a esta 1ª edição da Liga das Nações. Mas, ambas as conquistas têm um denominador comum, de seu nome Fernando Santos. O engenheiro está a fazer história na seleção das quinas, e sobretudo está a cumprir a sua missão que passava por conquistar títulos. Há muito que a seleção Portuguesa joga bonito, ganha em posse de bola, em oportunidades de golo, mas no final tem acabado por “morrer na praia” invariavelmente, ou não nos recordássemos da final do Euro 2004 que preparamos, com tanto carinho, para entregar de bandeja para a Grécia. Esses tempos tiveram um ponto final no Euro 2016, e permanecem, agora com a conquista da Liga das Nações.

Marta é a máxima goleadora em campeonatos do mundo

Futebol365.pt

Futebol365.pt

É no futebol feminino que encontramos a detentora de um novo recorde: marcar 17 golos em campeonatos do mundo permitiu à avançada brasileira, de 33 anos, desempatar com Miroslav Klose, o avançado alemão que detinha o recorde. O 17ª golo chegou de penálti, no último jogo, frente à Itália e foi ainda mais especial por ajudar o Brasil a qualificar-se para os oitavos de final da competição. Este é mais um prémio que Marta acumula, depois de já se ter sagrado melhor jogadora do mundo por seis ocasiões.

O Brasil assegura assim o a presença nos oitavos de final, mesmo somando seis pontos, tantos quanto a Itália e Austrália, e mesmo tendo vencido a seleção italiana. Mas, a diferença de golos da canarinha foi de (6-3), enquanto que a Itália teve (7-2) e a Austrália (8-5). Assim, curiosamente as três seleções apuram-se para os oitavos de final, e com o mesmo número de pontos.

As seleções mais fortes estão a confirmar o apuramento

RTP

RTP

No grupo A, a anfitrião França fez o pleno, ou seja somou 9 pontos garantindo o primeiro lugar e o consequente apuramento. As francesas bateram a República da Coreia (4-0), a Noruega (2-1) e a Nigéria (1-0). A Noruega passou em segundo lugar, somando 6 pontos.

No grupo B, a Alemanha, nº 2 no ranking mundial, venceu o grupo conquistando três vitórias, com destaque para os triunfos marginais, nos dois primeiros jogos, primeiro com a China e depois com a Espanha, ambos por (1-0).  “La Roja” ficou no 2º lugar, seguindo assim ambas as seleções para os oitavos de final.

No grupo C já citamos em cima, o tal grupo onde passaram as três primeiras classificadas todas elas com 6 pontos: Itália, Austrália e Brasil.

No grupo D apenas a Inglaterra tem o apuramento garantido, apesar de ainda não ter assegurado o 1º lugar. A turma britânica está a provar ser a seleção mais forte do grupo somando por vitórias os dois jogos disputados. No primeiro derrotou a rival Escócia (2-1) e no jogo seguinte venceu a Argentina por (1-0). Japão e Argentina discutem a 2ª vaga, neste grupo, mas a seleção nipónica em melhor posição para conseguir apurar-se.

No grupo E Holanda e Canadá confirmaram o seu favoritismo e somaram vitórias nos seus jogos, garantindo o apuramento, mesmo que falte ainda uma jornada.

No grupo F a situação é idêntica à do grupo E, com Estados Unidos e Suécia a vencerem nas duas primeiras rodadas, somando 6 pontos e apurando-se para os oitavo de final da prova. Destaque para a força com que os Estados Unidos entraram neste grupo, tendo aplicado uma vitória “humilhante” por (13-0) diante da frágil Tailândia. No jogo seguinte, a seleção americana “abrandou” e venceu o Chile por (3-0). Com uma diferença de 16 golos, entre golos marcados e sofridos, a seleção dos Estados Unidos lidera, de longe, neste quesito, com +10 do que seleções como França ou Alemanha. A Suécia está no 2º lugar, sendo uma das 16 seleções que irão marcar presença nos oitavos de final da prova.

Boas Apostas!