Burton Albion – Derby County (Championship)
A pressão vai estar toda do lado Derby County quando visitar o Pirelli Stadium na sexta-feira. Os Rams, que estavam apontados como candidatos ao título no Championship, estão a ter um arranque de campeonato abaixo das expetativas. Para o Burton Albion tudo é novo e excitante e a equipa já provou o que era capaz quando bateu o Sheffield Wednesday na terceira jornada. É inevitável que o sobrenome Clough paire sobre o embate.
Espere-se que o Burton Albion se esfalfe nesta receção aos Rams. Há duas temporadas os Brewers estavam a disputar a League Two e tive uma ascensão meteórica da quarta à segunda divisão inglesa neste período, liderado por Nigel Clough. O arranque no Championship está a ser melhor do que se podia esperar para um estreante. As duas derrotas iniciais – Nottingham Forest (4-3) e Bristol City (1-2) – foram pela margem mínima e disputados até ao fim. E há terceira jornada surgiu a primeira afirmação de força, quando derrotaram o Sheffield Wednesday de Carlos Carvalhal por um inequívoco 3-1. E no desafio seguinte arrancou um ponto no terreno dos Blackburn Rovers (2-2). Considerando o ponto de partida, é uma campanha promissora. O mais empolgante é que nos jogos do Championship nunca ficou em branco. A única partida da época em que não conseguiu concretizar foi a última. Na quarta-feira os Brewers receberam no Pirelli Stadium os rapazes de Jurgen Klopp e foram goleados com uma mão cheia de golos (0-5): Origi, Firmino e Sturridge ainda receberam um empurrãozinho de Tom Naylor, que marcou na própria baliza. Foi uma derrota pesada que ditou o afastamento da Taça da Liga, à segunda ronda. Mas compreensível já que a diferença de recursos entre os dois conjuntos é enorme. Se o Arsenal pode levar quatro dos Reds, porque não o Burton Albion.
O filho de Brian conhece como ninguém o clube que vai defrontar esta sexta-feira. Enquanto criança, Nigel acompanhou a passagem histórica do pai pelo Derby County, que ficará ficar para sempre associada ao sobrenome Clough. Como adulto também lá esteve mas não teve grande sucesso no lugar de treinador principal.
Onze Provável: McLaughlin – Turner, McFadzean, Mousinho – Akins, Irvine, Palmer, Naylor, Dyer – Beavon, O’Grady.
O Derby County está a ter um início de campeonato abaixo do esperado. Os analistas incluíam o clube no lote de candidatos a vencer o Championship esta temporada e até agora os Rams somaram cinco pontos em doze possíveis. Não é dramático, até porque o campeonato é longo e cheio de obstáculos. E já se antecipava que a vinda de Nigel Pearson ia levar o seu tempo até atingir o ponto ideal. Mas como sabemos os adeptos dos clubes com ambições não primam pela sensatez e paciência e o novo treinador pode começar a sofrer alguma pressão.
Os Rams venceram apenas uma partida do campeonato, em casa do Preston North End (0-1). Empatou com o Brighton (0-0) e Aston Villa (0-0) e cedeu os três pontos frente ao Barnsley (2-0). O mais preocupante é a dificuldade em marcar golos evidenciada por estes resultados iniciais. Apenas um marcado em quatro jornadas.
A meio da semana o Derby County passou à terceira ronda da Taça da Liga mas teve que suar bem para isso. O encontro com o Carlisle United terminou empatado a um ao fim de cento e vinte minutos. E depois foram precisas sucessivas séries de penáltis para se chegar a uma decisão (14-13). Esse enorme desgaste pode ser importante para a forma como que a equipa se apresente na deslocação ao Pirelli Stadium.
Onze Provável: Martin – Russell, Butterfield, Ince – Hughes – Forsyth, Keogh, Shackell, Christie – Carson.
Este será o primeiro duelo entre as duas equipas.