Burnley – Aberdeen (Liga Europa)
O Burnley e o Aberdeen colocam-se frente a frente esta quinta-feira no Turf Moor, num desafio a contar para a 2ª mão da 2ª pré-eliminatória da Liga Europa. O Burnley chega aqui ligeiramente em vantagem, empatou a uma bola na 1ª mão e agora tem a oportunidade de decidir a eliminatória nos seus domínios, com o apoio dos seus adeptos. Do outro lado chega um Aberdeen que ainda vê tudo em aberto quanto à qualificação à próxima etapa da prova.
Pela primeira vez na sua história, o Burnley está a disputar o acesso à Liga Europa, competição que nunca disputou, e apresenta-se aqui depois de um empate a uma bola em terreno do Aberdeen. A equipa conta ainda com um total de 5 jogos amigáveis disputados durante esta pré-época, 4 antes do encontro da 1ª mão, e um após. Os Clarets começaram então com vitórias contra o Cork City (0-1), Macclesfield (0-2), Curzon Ashton (2-5), e Preston North End (2-3) e, por fim, um empate contra o Montpellier (0-0).
Após este desafio contra os escoceses, o Burnley enfrenta ainda o Espanyol no dia 5 de Agosto, no último amigável que tem agendado. Até aqui, a equipa ainda não se reforçou durante o mercado de verão, o que poderá ter implicações na forma dos jogadores mais para a frente na temporada, atendendo ao habitual calendário apertado das equipas da Premier League, juntamente com os jogos da Liga Europa. Na última temporada, os Clarets destacaram-se pela sua organização defensiva, terminaram no 7º lugar da tabela e com o 4º melhor registo defensivo.
Onze Provável: Pope – Lowton, Tarkowski, Mee e Ward – Cork – Gudmundsson, Hendrick, Westwood e Lennon – Wood.
O Aberdeen, por sua vez, já deu por terminado os jogos amigáveis desta pré-época, tendo disputado seis desafios deste cariz antes do encontro da 1ª mão, onde somou 4 vitórias e 2 empates. A equipa escocesa começou então por vencer o Cobh Ramblers (0-1) e o Falkirk (1-0), empatou contra o St. Johnstone (2-2), venceu o Cove Rangers (1-2), empatou com o West Bromwich (1-1) e, por fim, venceu o Inverurie Loco Works (2-3). A equipa não consegue participar na Liga Europa desde 2007/08, e chega aqui com o objectivo de dar um passo rumo à fase de grupos da mesma, tendo que para isso conseguir aqui um resultado positivo e, consequentemente, uma melhor prestação que aquela que tiveram na 1ª mão.
No encontro anterior, ofereceram a posse de bola ao Burnley, fecharam-se mais atrás e procuraram sair em contra-ataque para chegar ao golo, tendo sido a equipa que mais vezes acertou no alvo, mas tendo apenas conseguido converter em golo uma vez. Aqui, em território inimigo, a equipa deverá actuar de forma cautelosa mas sem beneficiar a organização defensiva, tendo que correr atrás da vitória aqui, sendo de esperar que o faça de forma organizada de modo a tentar evitar deixar espaço nas costas para o inimigo poder contra-atacar.
Onze Provável: Lewis – Logan, Devlin, McKenna e Hoban – Ferguson, Shinnie e Ball – Mackay-Steven, Cosgrove e McGinn.
O único confronto directo entre as duas equipas terminou empatado.
Aberdeen
|
1-1 |
Burnley
|
Europa League [Qual.] 2018/2019
|
A jogar em casa e depois do empate na Escócia, o Burnley é um forte candidato a conseguir aqui uma vitória que lhe permita seguir em frente. Tendo em conta à forma como actuava na última temporada, os Clarets devem chegar ao golo e fechar-se bem lá atrás, obrigando o adversário a vir para cima deles de modo a poderem aproveitar a oportunidade para sair em contra-ataque. Ainda assim, este não será um jogo com muitos golos.