A Bundesliga regressa esta sexta-feira e regressa em grande, com o líder isolado Bayern de Munique a deslocar-se a casa do Bayer Leverkusen, e com dois dos mais fortes candidatos aos lugares de acesso à Liga dos Campeões, Leipzig e Schalke, a medirem forças no sábado na Red Bull Arena.

Sozinho na corrida pelo título

O Bayern de Munique já lidera o campeonato com 11 pontos de segurança.

O Bayern de Munique já lidera o campeonato com 11 pontos de segurança.

O Bayern de Munique lidera a prova já com 11 pontos de segurança no topo da tabela, com a equipa a mostrar uma grande melhoria de forma desde que Carlo Ancelotti deixou a equipa e Jupp Heynckes assumiu os comandos do conjunto bávaro. A equipa fechou o ano 2017 com seis vitórias consecutivas, onde a última delas foi frente aos oitavos de final na recepção ao Borussia Dortmund. Com um plantel muito grande e de vasta qualidade, Jupp Heynckes tem conseguido colocar a equipa em várias frentes, tudo indica que vão ser novamente campeões, estão nos oitavos de final da Liga dos Campeões e nos quartos de final da Taça da Alemanha. Ainda assim, a equipa regressa à Bundesliga sem alguns jogadores importantes, como Neuer, Alcântara e, provavelmente, sem Lewandowski.

Sete equipas para cinco lugares

Schalke, Borussia Dortmund, Leverkusen, Leipzig, Borussia M’Gladbach, Hoffenheim e Frankfurt. Estas são as equipas que lutam taco-a-taco pelos lugares de acesso às competições europeias. O Schalke está em 2º lugar com 30 pontos, apenas 2 a menos que o líder Bayern de Munique, seguindo-se do Borussia Dortmund, Bayer Leverkusen, Leipzig e Borussia M’Gladbach todos com 28 pontos, e Hoffenheim e Frankfurt ambos com 26 pontos. A luta pelos lugares europeus está então bastante renhida, mas o Schalke, Bayer Leverkusen e Borussia M’Gladbach têm uma vantagem em relação aos restantes conjuntos com 28 pontos, não têm competições europeias com que se preocupar, o que lhes deixa um calendário mais folgado e dá a oportunidade dos jogadores descansarem bem antes de cada jogo.

O Borussia Dortmund sofreu mudanças recentes no comando técnico e é Peter Stoger o homem que comanda agora a equipa, com este a ainda não ter mostrado grande trabalho. Os Auri-Negros são sempre uma equipa a respeitar e uma das mais fortes candidatas a terminar a temporada nos lugares mais cimeiros, ainda que a habitual enorme lista de lesões esteja sempre a condicionar a equipa. Por outro lado, com o Hoffenheim já fora das competições europeias, a turma de Julian Nagelsmann pode voltar a ser uma forte concorrente aos lugares mais cimeiros da tabela. Já o Frankfurt não parece ter argumentos suficientes para competir com os restantes, e o mais é ficar pelo meio da tabela.

A descer

Será preciso um grande trabalho para o Koln conseguir evitar a relegação esta temporada.

Será preciso um grande trabalho para o Koln conseguir evitar a relegação esta temporada.

Um dos lugares de descida parece já ter dono, com o FC Koln no fundo do poço com apenas 6 pontos, a 9 de distância do play-off de despromoção. Será preciso um grande trabalho de Stefan Ruthenbeck para conseguir salvar a equipa, algo que parece pouco provável, com o treinador alemão a perder 4 dos seus únicos 5 jogos aos comandos dos Billy Goats. Seguem-se o Hamburgo e o Werder Bremen, ambos com 15 pontos, que estão longe de estarem despromovidos, contando com apenas 2 pontos a menos que o Stuttgart e Mainz. Tal como os lugares de acesso às competições europeias, os lugares de relegação estão também bastante disputados, com várias equipas a lutarem pela sobrevivência.

Boas Apostas!