A Bundesliga está finalmente de volta depois de uma pausa de inverno, de duração de 1 mês. Com este regresso não houve surpresas quanto ao Bayern de Munique e ao Leipzig, já que continuam a vencer, e com o Dortmund e o Hoffenheim a subirem até aos lugares de acesso à Liga dos Campeões.
Bayern vence em Freiburg
As coisas não começaram muito bem no início do primeiro encontro oficial de 2017 para o Bayern de Munique. Estavam apenas passados 4 minutos de jogo e o Freiburg, na sequência de uma excelente jogada ao primeiro toque do meio-campo até à grande área Bávara, conseguem inaugurar o marcador por Vincenzo Grifo, com o último passe a ser feito por Haberer. Os homens de Carlo Ancelotti lançaram-se à procura do golo do empate e acabaram por encontrá-lo aos 35 minutos de jogo, com Douglas Costa a bater um canto direito com a bola a cair redonda no pé de Roberto Lewandowski. Nos últimos 10 minutos do primeiro tempo não houveram mais grandes situações de golo.
Com a chegada da segunda parte o Bayern de Munique continuou à carga e esteve sempre por cima do jogo, até que aos 83 minutos os Bávaros apanharam um grande susto, com Maximilian Philipp a disparar muito forte ao lado da baliza de Neuer. Foi então aos 90 minutos que o avançado viria a mostrar uma grande qualidade ao apontar o golo da vitória, cruzamento de Ribéry, Lewandowski amortece de peito, passa do pé direito para o esquerdo e remata colocado para o 1-2, tudo isto ao primeiro toque. Com este triunfo, a turma de Carlo Ancelotti mantém-se na liderança, com 3 pontos de vantagem sobre o Leipzig.
Dortmund em dificuldades contra 10
O Borussia Dortmund foi até ao território do Werder Bremen discutir o primeiro encontro do ano, e procurar um melhor rumo ao seu decepcionante percurso na 1ª volta do campeonato. A partida começou bem para os Auri-Negros, que se adiantaram rapidamente no marcador, com Schurrle a compensar a ausência de Aubameyang ao fazer o 0-1 aos 4 minutos de jogo, assistido por Marco Reus. A primeira parte ficaria ainda marcada com a expulsão do guarda-redes Drobny, aos 39 minutos de jogo, numa entrada muito dura sobre Reus, ainda que a desvantagem não se tenha reflectida nos restantes minutos do primeiro tempo.
Os pupilos de Thomas Tuchel não souberam aproveitar a vantagem numérica e a sua dormência no início da primeira ia-lhes saindo cara, com o Werder Bremen a empatar aos 59 minutos num lance individual de Bertels que arrancou com a bola em velocidade quase desde o meio-campo para estabelecer a igualdade. Ainda assim, o Dortmund não desistiu e foi atrás da vitória, acabando por encontrar o último golo da partida aos 70 minutos, com Raphael Guerreiro a rematar forte mas com a bola a sofrer um ressalto num defesa do Werder Bremen, que sobrou para Piszczek, que deu os 3 pontos ao Borussia Dortmund.
Com esta vitória, os Auri-Negros aproveitam as escorregadelas do Hertha Berlim e do Frankfurt, subindo assim para 4º lugar.
Hoffenheim continua invicto na Bundesliga
Ano novo e o mesmo Hoffenheim da 1ª volta. Nesta 17ª jornada da Bundesliga os pupilos de Julian Nagelsmann foram até ao território do Augsburg dar continuidade aquela que está a ser, provavelmente, uma das melhores prestações de sempre na história do clube. Numa partida ainda que equilibrada onde o Augsburg apenas tentava criar perigo em contra-ataque, o Hoffenheim controlou grande parte do jogo, tentando guarda a posse de bola.
Ao fim de uma primeira parte um pouco monótona e com poucas situações perigosas, os visitantes inauguraram o marcador aos 47 minutos por Sandro Wagner, assistido por Amiri, logo aos 47 minutos. No decorrer de um segundo tempo já mais activo, o Hoffenheim voltaria a conseguir marcar, aos 64 minutos, desta vez com Kramaric a apontar o 2º, e último golo da partida, assistido por Mark Uth. Com este triunfo, a turma de Julian Nagelsmann continua a ser a única equipa invicta no campeonato.
Curtas da jornada:
- Leipzig jogou contra 10 do Frankfurt desde os 3 minutos de jogo, acabando assim por vencer por 3-0.
- Schalke regressou às vitórias com golo solitário de Burgstaller, aos 90 minutos.
- Hertha Berlim cai em casa do Bayer Leverkusen.
- Wolfsburg começou o ano a vencer, triunfando na recepção ao Hamburgo pela vantagem mínima.
Boas Apostas!