Um aviso da Baviera até Liverpool. O Bayern goleou o Wolfsburg de forma clara antes de receber o Liverpool para decidir o acesso aos quartos de final da Liga dos Campeões. O Borussia Dortmund também não falhou, ao passo que as três equipas abaixo da linha de perigo por lá continuam.
Um outro Bayern
Num espaço de cinco meses, muita coisa mudou na Baviera. De um Bayern de Munique desacreditado, aparentemente desunido e em rota de colisão com o técnico Niko Kovac passámos para um Bayern dominador, à imagem daquilo que tem sido nos últimos anos. No sábado, a poucos dias de medir forças com o Liverpool na segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, o campeão alemão em título demorou 34 minutos a “desatar um nó” que culminaria com uma goleada por seis bolas a zero diante do Wolfsburg, golos de Gnabry, Lewandowski (2), James, Muller e Kimmich. A partilhar a liderança com o Borussia Dortmund desde a última ronda, o Bayern assumiu a dianteira em virtude da vantagem no capítulo do “goal average”, possuindo agora vantagem de dois golos nesse critério, dado que tem mais um marcado (62) que o Dortmund e menos um sofrido (27). O Liverpool que se cuide…
Borussia Dortmund não vacila
Após duas derrotas consecutivas frente a Augsburg (2-1) e Tottenham (0-1), o Borussia Dortmund regressou às vitórias diante do Stuttgart, mas a tarde foi tudo menos um passei no Westfalenstadion. O BVB que contou com Raphael Guerreiro entre os titulares até se adiantou no marcador graças a um golo de Marco Reus na conversão de uma grande penalidade, mas Marc-Oliver Kempf empataria a 19 minutos do fim. Obrigado a correr atrás do resultado, o técnico Lucien Favre lançou Christian Pulisic a sensivelmente dez minutos do fim e a aposta revelar-se-ia ganha. O jovem internacional norte-americano que na próxima temporada representará o Chelsea assistiu Paco Alcácer para o 2-1 aos 84 e, já em tempo de compensação, faria o 3-1 final, selando a vitória diante do antepenúltimo da Bundesliga.
Gladbach aproveita deslize do Leipzig
Os quatro primeiros postos da tabela da Bundesliga dão acesso à Liga dos Campeões da próxima temporada e a disputa promete. Depois de ter sido goleado em casa pelo Bayern, o Gladbach foi vencer à Coface Arena, casa do Mainz, por uma bola a zero, golo apontado por Nico Elvedi. O resultado, aliado ao empate sem golos entre RB Leipzig (melhor defesa da Bundesliga) e Augsburg, permitiu aos “búfalos” e ao Gladbach ficarem com os mesmos 46 pontos nas terceira e quarta posições, respetivamente. O Bayer Leverkusen, quarta colocado à condição, ainda passou por um grande susto na neve de Hannover 96 dado que viu uma vantagem de dois golos (ambos da autoria de Volland) ser anulada graças aos tentos de Jonathas e Weiser, mas Kai Havertz, nos instantes finais, faria o 2-3. Os “farmacêuticos” ainda poderão terminar a jornada na sexta posição, dependendo daquilo que o Eintracht fizer esta segunda-feira, na visita ao Fortuna Dusseldorf (19h30).
Percurso “horribilis” do Schalke 04
O Schalke 04 entra em campo esta terça-feira para medir forças com o Manchester City na segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, mas não há nenhum motivo que permita aos adeptos dos “mineiros” encarar a eliminatória com otimismo. Afinal de contas, para além do desaire caseiro por três bolas a duas depois de até ter estado a vencer por 2-1, o Schalke 04 perdeu os últimos quatro encontros que disputou, o mais recente no fim-de-semana por quatro bolas a duas, no terreno do Werder Bremen. Pior que os resultados por si, só os números: 14 golos sofridos em quatro jogos e apenas quatro marcados, separados por dois desafios…
Hoffenheim derrota “lanterna”
Regra geral, os jogos do Hoffenheim são sempre particularmente entusiasmantes, ou não estivéssemos a falar de uma formação que marcou e sofreu em nove dos últimos dez jogos que disputou. Este domingo, a tendência manteve-se e a equipa treinada pelo jovem Nagelsmann, a caminho do RB Leipzig na próxima temporada, bateu o “lanterna” Nurnberg por duas bolas a uma graças a um “bis” do internacional croata Andrej Kramaric.
Outros resultados da jornada:
Werder Bremen 4-2 Schalke 04
Fortuna – Eintracht