Depois de empatar a zero na recepção ao Villarreal, o SC Braga fechou os jogos amigáveis da pré-época e prepara-se para se colocar frente a frente com o poderoso Benfica, onde irão discutir quem conquistará a Supertaça Cândido de Oliveira, a discutir no Estádio Municipal de Aveiro no dia 7 de Agosto.

Pré-época e reforços de verão

Por 1,40M€, Marko Bakic foi o jogador mais caro do SC Braga nesta janela de transferências.

Por 1,40M€, Marko Bakic foi o jogador mais caro do SC Braga nesta janela de transferências.

Os Arsenalistas têm vindo a crescer bastante nos últimos anos, quer no futebol nacional, quer no futebol internacional. Depois de conquistarem a Taça de Portugal na temporada transacta, ao vencer o FC Porto na final da prova, o SC Braga prepara-se para iniciar mais uma época onde começará por disputar a Supertaça de Portugal contra o actual Tricampeão em título Benfica, tendo-se vindo a preparar bastante bem para este embate durante a pré-época.

Os Guerreiros do Minho disputaram um total de 7 jogos de cariz amigável no decorrer da pré-época, vencendo 4 encontros, empatando 2 e perdendo apenas 1, contra o Nottingham Forest. O Braga encerrou os jogos amigáveis com um empate sem golos na recepção ao Villarreal. Num jogo onde onde o resultado era o menos importante, José Peseiro, novo técnico do Braga, afirma que foi um encontro onde era importante cimentar dinâmicas, ganhar ritmo competitivo e princípios de jogo, onde também era necessário dar minutos aos jogadores.

O clube bracarense gastou um total de 3,15 milhões de euros em contratações, nesta janela de transferências, reforçando-se com Marko Bakic, ex-médio centro da Fiorentina, Tomás Martínez, ex-médio ofensivo do River Plate, e Lazar Rosic, ex-defesa central do Vojvodina. Para além destas 3 contratações, o Braga conta ainda com o empréstimo de Ricardo Horta até ao final da época, extremo direito do Málaga, e promoveu o guarda-redes Tiago Sá da equipa B a esta equipa principal.

Peseiro aposta na mudança

Nova época, novo treinador, e nova táctica. Paulo Fonseca abandonou os comandos do SC Braga e partiu para a Ucrânia para treinar o Shakhtar Donetsk, equipa que eliminou o Braga na temporada passada nos quartos de final da Liga Europa.

Peseiro é o novo técnico do SC Braga e já fez algumas mudanças desde que assumiu os comandos da equipa.

Peseiro deixou o 4-4-2 de Paulo Fonseca e irá optar pelo seu favorito 4-2-3-1.

Durante os jogos da pré-época, José Peseiro balançou muito em relação a qual o sistema táctico adoptar, mas tudo aponta para que os Guerreiros do Minho iniciem a temporada em 4-2-3-1. Durante o estágio realizado no Algarve, o ex-treinador do FC Porto adoptou o 4-4-2 idêntico ao de Paulo Fonseca, que tanta alegria proporcionou aos Arsenalistas na última época, contudo, o treinador português não se adaptou à mudança e irá apostar no seu sistema favorito. Isto pode ser explicado devido à saída de Luíz Carlos, que saiu a custo zero para o Al Ahli Jeddah, que era o médio que desempenhava a função box-to-box na altura de Paulo Fonseca.

Rafa Silva, que também deverá sair neste verão, era o jogador que actuava do lado esquerdo mas que procurava sempre espaços interiores, o que conferia uma maior criatividade ao processo ofensivo, sendo a maior dúvida na equipa dos bracarenses quanto à temporada que se aproxima, com equipas como Benfica, FC Porto, Zenit, Tottenham, Liverpool, Zenit e Atlético de Madrid a serem os principais interessados.

Vencedor da edição de 1981/82, ao eliminar o Sporting na final por 2-1, o SC Braga prepara-se para enfrentar um Benfica que tem estado a dominar o futebol nacional nos últimos anos e em grande destaque nas competições europeias.

Boas Apostas!