Braga – Moreirense (Liga NOS)
Na próxima sexta-feira, a equipa do Sporting de Braga fará a cortesia da receção à sua congénere do Moreirense, no Estádio Municipal de Braga, na região do Minho, pela calendarização da 33.ª e penúltima jornada da Liga NOS. O conjunto orientado pelo técnico Carlos Carvalhal está a cumprir calendário até final da época, na sequência de um ciclo de resultados onde quebrou de forma brusca o seu rendimento e na antecâmara de uma final da Taça de Portugal onde os minhotos esperam surpreender. Pela frente, estará a formação comandada por Vasco Seabra, que já confirmou matematicamente a manutenção, tendo uma réstia de esperança num possível apuramento para a UEFA Conference League.
Análise Braga
A equipa do Braga tem feito uma temporada aceitável no cômputo geral, se tivermos em linha de conta que conseguiu chegar à final da Taça da Liga e está ainda presente na final da Taça de Portugal, agendada frente ao Benfica para o final deste mês. Na Liga NOS, a formação orientada por Carlos Carvalhal já sabe em que lugar terminará, uma vez que, com seis pontos em disputa, ocupa o 4.º lugar da tabela classificativa, com 60 pontos, 10 a mais que o Paços de Ferreira e 10 a menos que o Benfica. Em 32 jogos, o conjunto bracarense somou 18 vitórias, seis empates e oito derrotas, com 51 golos marcados e 32 golos sofridos.
Com apenas duas vitórias nos últimos 10 jogos disputados, o Braga tem vindo a quebrar de rendimento de forma assinalável ao longo dos últimos tempos, onde perdeu a corrida pelo objetivo do apuramento para a Liga dos Campeões, tendo, no entanto, já confirmada a presença na fase de grupos da Liga Europa 2021/22. Na última jornada, o Braga subiu em termos exibicionais, mas não foi além de novo empate, a 1-1, na visita ao Gil Vicente, consumando uma série de quatro jogos consecutivos sem ganhar, onde perdeu em metade deles.
Onze provável: Matheus – Tormena, Bruno Rodrigues, Sequeira – Esgaio, Al Musrati, Fransérgio, Castro, Galeno – Ricardo Horta, Ruiz
Análise Moreirense
A equipa do Moreirense tem feito um campeonato altamente equilibrado e chega a esta penúltima jornada com o objetivo da manutenção matematicamente carimbado, uma vez que ocupa a 7.ª posição do quadro classificativo, com os mesmos 40 pontos de Santa Clara e Belenenses, dois atrás do Vitória de Guimarães (com um jogo a menos). Em 32 jogos de campeonato, a formação orientada por Vasco Seabra somou um total de nove vitórias, 13 empates e 10 derrotas, com 33 golos marcados e 41 golos sofridos.
Na última segunda-feira, o Moreirense celebrou o regresso às vitórias seis jogos depois de um ciclo de cinco partidas onde não conseguiu ganhar, tendo agregado um total de três empates (2-2 com o Nacional, 1-1 com o FC Porto e 0-0 com o Santa Clara) e duas derrotas (2-3 com o Tondela e 0-2 com o Vitória de Guimarães). Em visita ao Portimonense, os “cónegos” até entraram a perder, com golo sofrido de grande penalidade aos 19 minutos, mas chegaram à reviravolta com golos de Ferraresi (43’) e Gonçalo Franco (81’).
Onze provável: Kewin – Ferraresi, Rosic, Ba – Franco, Pacheco, David Simão, Conté – Walterson, Rafael Martins, Yan
Dica de Prognóstico
Ainda que já não possa subir nem descer na classificação, a equipa do Braga deverá entrar neste jogo disposta a lutar com todas as suas armas para voltar às vitórias, até para reforçar o espírito anímico do grupo de trabalho pouco antes de disputar a final da Taça de Portugal frente ao Benfica. Diante de um Moreirense com virtudes consideráveis a explorar a transição ofensiva, a expectativa é a de um jogo com ascendente maioritário por parte da turma de Carvalhal, mas onde ambas as equipas consigam vir a criar várias oportunidades de golo, sendo o empate um resultado pouco provável, até porque já nada há a perder de parte a parte. Assim sendo, o melhor investimento será no mercado de Mais de 2,5 golos, avaliado com odds de 1.72 na casa de apostas Betano.