Botafogo SP – Palmeiras (Campeonato Paulista)
Pontapé de saída no Paulistão 2016. Os principais candidatos à conquista do troféu são os mesmos de sempre, com o Palmeiras a integrar esse lote. O “Verdão”, vice-campeão da última edição, é um forte candidato à conquista do ceptro por várias razões. Nesta ronda inaugural deslocar-se-á ao terreno do modesto Botafogo SP, atual campeão da Série D.
Estabelecendo um paralelo com a última edição, o Palmeiras entra neste Paulistão com uma estabilidade muito superior. O atual detentor da Copa do Brasil foi capaz de manter os principais elementos nas suas fileiras. Se no ano passado chegaram 25 reforços ao clube para disputar o campeonato Paulista, este ano foram apenas oito. De entre as novidades, o defesa Edu Dracena é a principal figura, atleta que deverá conquistar um lugar no onze titular de forma célere. Cleiton Xavier, elemento que pode ser bastante útil no setor intermediário, está a recuperar de mais uma lesão. Marcelo Oliveira, técnico que sucedeu a Oswaldo Oliveira no decorrer da temporada passada, mantém-se ao leme da equipa. Esse é um factor que joga a favor do Palmeiras, uma vez que o técnico já tem algum tempo de trabalho à frente da equipa.
Sem vencer o estadual desde 2008, o Palmeiras, emblema que disputará a Copa Libertadores, que voltar a levantar o troféu de campeão Paulista.
Relativamente ao onze que Marcelo Oliveira deverá escalonar, nota para ausência de Cleiton Xavier, que é a principal baixa na equipa. A presença de Gabriel Jesus entre os eleitos é uma incógnita, isto tendo em conta que o atleta recuperou recentemente de lesão.
Onze Provável: Fernando Prass; Lucas, Leandro Almeida, Vitor Hugo e Zé Roberto; Arouca, Matheus Sales e Dudu; Robinho, Gabriel Jesus e Lucas Barrios
Nos últimos três anos, o Botafogo SP conseguiu sempre alcançar os quartos-de-final do Paulistão. Como tal, o objectivo mínimo traçado passa por voltar a atingir essa fase da prova. O clube que milita no terceiro escalão “canarinho” encara a participação no estadual sem responsabilidades de maior, tanto que a meta a que se propõe está perfeitamente ao alcance da equipa. Tal como o Palmeiras, a aposta do Botafogo SP centrou-se em manter as principais unidades e continuar sob a égide do técnico que terminou a última temporada à frente do emblema. A estabilidade parece ser, aos olhos dos dirigentes do clube, a chave para o sucesso. Os reforços contratados foram cirúrgicos e não houve lugar a uma mexida significativa no que à estrutura da equipa diz respeito.
Onze Provável: Neneca; Daniel Borges, Caio Ruan, Mirita e Augusto Ramos; César Gaúcho, Moradei, Allan Dias e Danilo Bueno; Serginho e Nunes.
A superioridade do Palmeiras face ao Botafogo-SP é unanimemente reconhecida, embora a supremacia do ponto de vista teórico tenha que ser provada dentro das quatro linhas. É certo que o “Verdão” jogará fora de casa, porém, esse factor não diminui o favoritismo do vice-campeão paulista. As casas de apostas atribuem quotas interessantes a um cenário de vitória palmeirense, algo que, a menos que haja uma grande surpresa, deverá acabar por acontecer. O Palmeiras é um forte candidato á conquista do torneio paulista.