Borussia Dortmund – APOEL (Liga dos Campeões)
O Borussia Dortmund procura redimir-se aqui do decepcionante empate no Chipre, medindo novamente forças com o APOEL, desta vez no Signal Iduna Park, num embate a contar para a 4ª jornada do Grupo H da Liga dos Campeões. Depois de um bom arranque de temporada, o Borussia Dortmund não tardou em voltar a cair na sua habitual forma irregular e chega aqui sem uma única vitória na Liga Milionária. Já o APOEL, claramente a equipa menos talentosa neste agrupamento, surpreendeu tudo e todos ao conseguir arrancar 1 ponto ao Dortmund na última jornada.
O Borussia Dortmund ocupa o 2º lugar com 1 ponto, fruto de 1 empate e 2 derrotas, com parciais de 3 golos marcados e 7 golos sofridos. O Borussia Dortmund teve um bom arranque de temporada, na Bundesliga, mas quando o calendário começou a apertar, a equipa não conseguiu manter o bom momento e foi baixando de rendimento, chegando agora aqui com apenas 1 triunfo nos últimos 5 jogos consecutivos, com essa única vitória a ser para a Taça da Alemanha. A maior decepção dos Auri-Negros foi não terem aproveitado o encontro em casa do APOEL para somarem os 3 pontos, saindo do Chipre com um empate por 1-1, chegando mesmo a estar em desvantagem no marcador.
O Borussia Dortmund não tem conseguido tirar proveito do factor casa nos últimos encontros, perdendo os últimos 2 jogos aqui disputados, vencendo os restantes 3, para o campeonato e Liga dos Campeões, tendo apontado 16 golos e concedido 7 nestes 5 jogos disputados. Já com 6 pontos de desvantagem em relação ao Tottenham e Real Madrid, os Auri-Negros começam a ver o acesso aos oitavos de final a ficar algo um pouco longe do seu alcance, o que torna a vitória nos próximos encontros algo imprescindível.
Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Borussia Dortmund apresenta um histórico de 1 vitória, 2 empates e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma derrota por 2-3 na recepção ao Leipzig. Seguiu-se um empate por 1-1 em terreno do APOEL, para a Liga dos Campeões, um empate por 2-2 em terreno do Frankfurt, uma vitória por 0-5 em terreno do Magdeburg, para a Taça da Alemanha, e na última jornada, uma derrota por 4-2 em terreno do Hannover. Durm, Rode, Marco Reus e Piszczek estão de fora, todos lesionados.
Onze Provável: Burki – Bartra, Sokratis, Zagadou e Schmelzer – Gotze, Weigl e Sahin – Yarmolenko, Aubameyang e Pulisic.
O APOEL, por sua vez, ocupa o último lugar também com 1 ponto, fruto de 1 empate e 2 derrotas, com parciais de 1 golo marcado e 7 golos sofridos. Os cipriotas perderam às mãos do Tottenham e do Real Madrid, mas surpreenderam ao conseguirem deter o Dortmund no Chipre, empatando por 1-1 no último encontro da Liga Milionária. Esta não está a ser uma temporada tão positiva para o APOEL como as últimas têm sido, com a equipa a encontrar-se na metade inferior da tabela de classificação geral do campeonato cipriota, e contando com apenas uma vitória nos últimos 9 jogos consecutivos, em todas as competições. Qualificar-se aos oitavos de final está fora de questão para o APOEL, mas caso consiga vencer aqui o Dortmund, um resultado que seria bastante surpreendente, estes poderiam sonhar com a Liga Europa. Ainda assim, o Dortmund detém um plantel de maior qualidade e de maior ritmo competitivo.
Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o APOEL apresenta um histórico de 2 vitórias, 2 empates e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 0-1 em terreno do Oroklinis. Seguiu-se uma vitória por 2-0 na recepção ao Doxa, um empate por 1-1 na recepção ao Borussia Dortmund, para a Liga dos Campeões, uma derrota por 3-1 m terreno do AEK Larnaca, e na última jornada, um empate por 1-1 em terreno do Ethnikos Achnas. Carlao e Bertoglio estão de fora, ambos lesionados.
Onze Provável: Waterman – Vouros, Rueda, Merkis e Lago – Vinicius e Morais – Zahid, Ebecilio e Aloneftis – Camargo.
O único confronto directo entre as duas equipas terminou empatado.
APOEL
|
1-1 |
Borussia Dortmund
|
LC 2017/2018
|
O Borussia Dortmund tem estado muito irregular, mas depois de um decepcionante empate contra o APOEL na última jornada, os Auri-Negros não deverão voltar a desiludir neste encontro.