Um golo à altura do “Derby d’Italia”. O jogo grande da 23ª jornada do campeonato italiano culminou com uma vitória da pentacampeã Juventus na receção ao Inter de Milão graças a um grande pontapé de Juan Cuadrado que só parou na rede à guarda de Handanovic. O Nápoles de Maurizio Sarri foi ao Renato Dall’Ara “atropelar” o Bologna (1-7), ao passo que o AC Milan de Montella desiludiu no choque com a Sampdoria. O Palermo, por seu turno, conquistou a primeira vitória da temporada no “seu” Renzo Barbera.
Juan Cuadrado “à lei da bomba”

Foto: “AAP”
Depois da vitória conquistada no encontro da primeira volta, o Inter de Milão apostado em complicar a vida à “Vecchia Signora”, colocando um ponto final no registo 100 por cento vitorioso da anfitriã no que diz respeito a jogos disputados em casa para a Série A 2016/17. O crescimento da equipa de Milão sob as ordens de Stefano Pioli é notório e este embate com a Juve foi mais uma prova nesse sentido. A vitória premeia a melhor equipa mas não desacredita a boa prestação do Inter, conjunto que reclamou (com legitimidade em pelo menos um dos momentos) duas grandes penalidades por marcar. No cômputo geral, a “Vecchia Signora” dispôs das melhores ocasiões para marcar e fê-lo em cima do intervalo, graças a um golo grande golo de Juan Cuadrado que não deu a miníma hipótese de defesa a Samir Handanovic. A bola ficou a “pingar” à entrada da área e o internacional colombiano rematou forte e colocado, apontando aquele quer seria o único golo da noite de domingo em Turim. A 28ª vitória caseira de modo consecutivo em jogos do campeonato italiano (novo máximo) permite à Juventus permanecer na liderança com 54 pontos conquistados em 22 jornadas, ficando a aguardar o desfecho do embate entre AS Roma e Fiorentina, marcado para terça-feira. No dia seguinte, a Juve acerta o calendário com a deslocação a Crotone, encontro em atraso desde dezembro devido à disputa da Supertaça italiana no Qatar.
Que desilusão, Milan
A ascensão interista (apesar da derrota nesta jornada às mãos da Juve) coincide com uma queda de forma acusada pelo rival AC Milan. O conjunto tutelado por Vincenzo Montella não vence há quatro jornadas e está a perder terreno na luta pelo regresso às competições europeias numa fase crucial da temporada. A história deste jogo corresponde ao epílogo típico do deslize caseiro do AC Milan na atual temporada: Início de jogo positivo, criação de várias situações de golo iminente, mas pouco esclarecimento no último terço. O adversário cresce no jogo, o AC Milan cai de intensidade com o avançar do relógio e perde discernimento na tentativa de conseguir chegar à área contrária por via de mecanismos coletivos. Ao minuto 70, Gabriel Paletta cometeu falta no interior da grande área sobre Quagliarella e o árbitro apitou para a marcar de grande penalidade. Chamado a bater, Luís Muriel converteu o castigo máximo em golo e definiu a partida a favor da Sampdoria, impingindo a quarta derrota consecutiva ao AC Milan de Vicenzo Montella que precisa de se reencontrar o quanto antes sob pena de se atrasar em demasia na luta pelo acesso europeu.
Responder com “chapa 7”
Seis minutos, dois golos do Nápoles. Os espectadores que chegaram ao Renato Dall’Ara com algum atraso perderam os primeiros dois tentos de uma noite que culminaria com o “placard” a mexer por oito vezes, embora sem razões para os donos a casa sorrirem. O golo de Vasilis Torosidis (36′) de nada valeu contra a avalanche ofensiva napolitana numa noite memorável para Hamsik e Dries Mertens, autores de dois “hat-tricks” – o outro golo foi apontado por Lorenzo Insigne. O internacional belga Dries Mertens alcançou o 16º golo na Série A e assumiu a liderança da tabela de melhores marcadores. Depois do inesperado deslize na receção ao Palermo, o Nápoles construiu uma goleada com números históricos ao reagir melhor que o Bologna à inferioridade numérica, uma vez que ambas as equipas ficaram reduzidas a 10 unidades ainda na primeira parte. A primeira mão dos oitavos da Liga dos Campões está aí e o Real Madrid de Zinedine Zidane pode considerar-se avisado…
A primeira da época no Renzo Barbera
Os “tiffosi” do Palermo esperam que a primeira vitória caseira da temporada, à 23ª (!) jornada, corresponda ao início de uma recuperação que urge encetar. Depois do surpreendente empate a uma bola no San Paolo, frente ao Nápoles, o Palermo conquistou a terceira vitória na atual edição da Série A, a primeira em casa. A vítima foi o modesto Crotone, adversário direto que desceu ao penúltimo lugar por troca direta com os sicilianos. O macedónio Ilija Nestorovski (quem mais) foi o autor do golo que permitiu que a vitória sorrisse aos pupilos do uruguaio Diego López.
Série A – Jornada 23
Bologna 1-7 Nápoles
AC Milan 0-1 Sampdoria
Empoli 1-1 Torino
Chievo 0-0 Udinese
Genoa 0-1 Sassuolo
Pescara 2-6 Lazio
Atalanta 2-0 Cagliari
Palermo 1-0 Crotone
Juventus 1-0 Inter
Roma – Fiorentina (07/02)
Boas Apostas!