Boca Juniors – Estudiantes LP (Torneio de Verão)
Decorrem os tradicionais torneios de verão do futebol argentino, provas que servem de preparação para a época que se avizinha. Boca Juniors e Estudiantes, emblemas que competem no principal escalão, defrontam-se em partida relativo à Copa Oro. Apesar de estarmos a falar de um jogo de cariz amigável, o valor das odds atribuídas despertam os apostadores para este mercado. O início da competição oficial está agendado para o primeiro fim-de-semana de Fevereiro.
É verão no hemisfério sul e as equipas argentinas ultimam a preparação tendo em vista o início dos jogos oficiais. Boca Juniors e Estudiantes, dois dos principais emblemas do futebol argentino, não são excepção. Os “Xeneize” preparam-se para o terceiro encontro amigável e estão debaixo de fortes críticas. O contexto amigável não diminui a “cobrança” dos adeptos, que exigem mais da equipa e não estão satisfeitos com os desempenhos que tem recentes. A única vitória do Boca neste ciclo de preparação aconteceu diante dos equatorianos do Emelec (3-0). Após esse encontro, além de ter perdido com o Racing, o Boca também saiu derrotado do “superclásico” com o grande rival River Plate, resultado que agudizou a tensão vigente. Além disso, as cinco expulsões de jogadores do Boca nesses dois jogos têm feito com que a imprensa conote esta equipa como viril. Cata Díaz, Peruzzi, Silva e Rolín estão suspensos. Já Carlitos Tévez e Pablo Osvaldo encontram-se a recuperar de lesão. Fernando Gago está apto para voltar à competição mas deverá ser poupado pelo técnico Rodolgo Arruabarrena. O Boca quer limpar a imagem neste duelo frente à equipa do Estudiantes La Plata.
Onze Provável: Sara; Jara, Tobio, Magallán y Colazo; Pérez, Cubas, Messidoro y Carrizo; Pavón y Chávez
O Estudiantes também foi recentemente derrotado pelo Racing (2-4). Prepara-se para enfrentar uma equipa do Boca que está de orgulho ferido e ambiciona dissipar todas as duvidas que têm sido colocadas quanto à sua capacidade da equipa.
Nelson Vivas projeta a temporada do seu Estudiantes de forma ambiciosa e quer que a identidade da equipa esteja dentro daquilo que fez Diego Pablo Simeone, em 2006. A equipa de La Plata privilegiará um jogo ofensivo, de vertigem. Numa fase ainda embrionária, não se pode exigir que o ideia de jogo esteja inteiramente interiorizada pela equipa que veste de vermelho e branco. A intensidade que o conjunto de Vivas coloca no jogo também ainda não está dentro daquilo que o treinador pretende para a temporada que se avizinha. É um processo que requer trabalho, ritmo competitivo e tempo.
Onze Provável: Sappa, Rosales, G. Pirez, Marchioni, Pereira, Cascini, Gil, Barbona, Cavallaro, Talpone, Bueno
Boca e Estudiantes já se defrontaram em contexto amigável em 21 ocasiões. O saldo é favorável aos “Xeneize”, que venceram 15 desses encontros, perderam quatro e empataram dois. A equipa da Bombonera surge empenhada em dar uma resposta às críticas que tem recebido. Encarará este último compromisso de cariz particular diante do Estudiantes como se de um jogo oficial se tratasse. Vencer é importante para tranquilizar o ambiente em redor da equipa antes do início da competição oficial, frente à equipa do Temperley. Não obstante, devemos ter em consideração que se registam algumas baixas importantes na equipa do Boca, uma vez que alguns jogadores presumivelmente titulares quando a competição oficial começar estão suspensos. O próprio Fernando Gago poderá ficar fora do compromisso como forma de precaução. Perspetiva-se um jogo aberto, tal como tem sido apanágio neste Torneio de Verão. Desse ponto de vista, é expectável que ambas as equipas sejam capazes de chegar ao golo.