A história das primeiras jornadas deste campeonato argentino 2017/18 é a de um Boca Juniors dominador, em pleno ao cabo de seis jornadas. Vivem-se dias de grande satisfação na mítica Bombonera.
Sem vacilar. Seis jogos, seis vitórias para o Boca Juniors, emblema que permanece sob as ordens de Guillermo Barros Schelotto e que exibe uma invejável consistência, respondendo de forma muito positiva num campeonato em que as adversidades espreitam “a cada esquina”. Para além de ter vencido todos os desafios que disputou até então, a formação “xeneize” apresenta um registo muito interessante: 15 golos marcados e apenas um sofrido. Olimpo (3-0), Lanús (0-1), Godoy Cruz (4-1), Vélez Sarsfield (0-4), Chacarita Jrs (1-0) e Patronato (0-2) foram os adversários que caíram diante de uma equipa de Buenos Aires que está a colher os frutos do facto de ter conseguido manter os seus principais pilares/referências. Darío Benedetto, convocado por Jorge Sampaoli para o derradeiro duplo compromisso de apuramento, é um desses exemplos, sendo que lidera a lista de melhores marcadores da competição com seis golos marcados. Fernando Gago lesionou-se ao serviço da seleção argentina e não entrará nas contas do treinador tão cedo, sendo que os restantes companheiros exibiram uma faixa em sua homenagem antes da deslocação ao terreno do Patronato. Na próxima jornada da prova, marcada para 29 deste mês, o líder da competição espera manter o registo 100 por cento vitorioso na receção ao Talleres.
Quarteto perseguidor
River Plate, San Lorenzo, Colón e Lanús são os quatro principais perseguidores do Boca Juniors, surgindo imediatamente a seguir na tabela classificativa com 12 pontos cada. Os “Millo”, principais rivais do Boca, saíram mais prejudicados na última abertura do mercado de transferências ao perderem várias unidades importantes.
Após um início fulgurante com três vitórias consecutivas, o River Plate “abrandou” e há três jogos que não vence, tendo empatado diante de Argentinos Juniors (1-1), Tigre (1-1) e Atlético Tucumán (2-2). Tal como acontece com a equipa treinada por “Muñeco” Gallardo, San Lorenzo e Colón também permanecem invictos nesta edição do campeonato argentino, enquanto o Lanús foi derrotado por Talleres (5-2) e Boca Juniors (0-1) nas duas primeiras rondas, arrancando posteriormente para uma recuperação que já comporta quatro vitórias de modo consecutivo. De entre as quatro equipas perseguidores, aquele que terá o desafio mais exigente na próxima jornada é o San Lorenzo. O “cuervo” deslocar-se-á ao terreno do histórico Independiente.
Olhando para os argumentos de cada uma destas equipas que saem na frente do campeonato argentino, rendemo-nos a uma evidência: Boca Juniors e River Plate são os dois emblemas que estão mais preparados para atacar o título. O San Lorenzo surge como terceira força, enquanto o Lanús e sobretudo o Colón terão que dar mais provas de que têm argumentos para lutar pelos dois primeiros postos. Para já, não há quem seja capaz de fazer sombra à consistência da formação da Bombonera.
Boas Apostas!