A 25ª jornada do campeonato espanhol trouxe surpresas em Santiago Bernabéu, e essa surpresa só não foi maior graças a Cristiano Ronaldo que evitou a derrota quando já se encontravam a perder por 3-1 e com apenas 10 jogadores em campo. O Barcelona, que voltou às goleadas na recepção ao Sporting Gijón, triunfando por 3-1, destronou os Merengues e passou para líder do campeonato.
Bale enterrou, mas Cristiano salvou
Num jogo aparentemente fácil, onde recebiam no Santiago Bernabéu, onde são sempre muito fortes, um Las Palmas com algumas lacunas defensivas, o Real Madrid teve muito perto da catástrofe, reduzido a 10 desde os 47 minutos e chegando a estar a perder por 1-3 até aos 85 minutos. Até foi o Real Madrid quem entrou mais forte na partida, marcando um golo logo aos 40 segundos de jogo, com Bale a assistir Morata, mas o avançado espanhol estava em posição irregular e o golo foi bem anulado. Na seguinte oportunidade que criaram, os Merengues não perdoaram a adiantar-se no marcador, com Isco a finalizar da melhor forma um excelente passe de Kovacic. Contudo, a festa madrilena durou mesmo muito pouco. Pouco mais de 1 minuto depois, Tana Domínguez em lance individual furou a defesa madrilena e entrou na grande área onde rematou com força para dentro da baliza de Navas.
O Las Palmas entusiasmou-se com o golo e a partida ficou muito interessante, com as duas equipas a criarem sempre situações de golo durante toda a primeira parte, principalmente o Real Madrid, com o Las Palmas a fazê-lo mais em contra-ataque. Sem mais golos, o intervalo acabaria por chegar. Com a chegada do segundo veio também a atitude incorreta de Gareth Bale que viria a condicionar o jogo aos madrilenos. Aos 47 minutos minutos Bale perde a cabeça e vai atrás de Jonathan Viera, ao que parece a tentar fazer-lhe uma rasteira, o árbitro apita falta e mostra cartão amarelo, o avançado galês, não satisfeito, empurra o espanhol e vê o segundo cartão amarelo. Aos 54 minutos surge a origem da remontada do Las Palmas, com a equipa visitante em contra-ataque e com Sérgio Ramos a levar cartão amarelo depois de defender uma bola com mãos dentro da grande área Merengue. Jonathan Viera não desperdiçou e fez o 1-2.
Não se ficando por aqui, aos 59 minutos, novamente em rápido contra-ataque e com um grande passe de Jonathan Viera, Boateng chega primeiro à bola que Navas, que se saiu tarde da baliza, e coloca a bola entre as pernas do costarriquenho, ficando com a baliza aberta e tendo apenas que encostar. O Real Madrid tentou então diminuir o estrago e partiu à procura do golo, muito por intermédio de Cristiano Ronaldo, mas estava a ser uma noite não para o português, até que.. aos 86 minutos chegou o momento em que Cristiano começaria a brilhar. Grande penalidade e o português não desperdiçou. 2 minutos depois, James Rodríguez, de canto, bombeia para o coração da área e Ronaldo, de cabeça, empata a partida.
Com este empate o Real Madrid perdeu o 1º lugar e permitiu ao Barcelona passar para o topo da tabela.
Barcelona de volta às goleadas
O Barcelona entrou forte e não precisou mais de 9 minutos para inaugurar o marcador, e golo um golo especial. Messi fez um 1-0, mas a surpresa foi a forma como marcou o golo, de cabeça ao fazer um chapéu ao guarda-redes do Sporting Gijón. Apenas 2 minutos depois, na sequência de um grande passe de Neymar, Suárez obriga Juan Rodríguez a fazer um auto-golo, com o defesa a tentar cortar a bola mas a sair infeliz. O Sporting Gijón ainda reduziu a desvantagem com um contra-ataque, aos 21 minutos, com Sergio Álvarez a acertar primeiro no poste, mas Carlos Castro a aparecer no sitio certo e a ter apenas de encostar na recarga. Aos 26 minutos, o uruguaio voltou a brilhar com um grande golo, de volley, com Babin a cortar um cruzamento de cabeça mas Suárez, ainda dentro de área, a rematar forte e sem hipótese para Cuéllar.
Não satisfeitos com o 3-1, os catalães continuaram a ir para cima do Sporting Gijón à procura de mais, mas não o conseguiram no resto da primeira parte. Com o arranque do segundo tempo, os catalães voltaram a marcar, desta vez por Paco Alcácer, a ser assistido por Messi. Ora com os dois intervenientes do trio MSN, Messi Neymar e Suárez, a já terem apontado um golo no jogo, faltava apenas o brasileiro dar o seu carimbo no marcador, algo que chegou aos 65 minutos, de livre-directo. Já perto do final foi a vez do croata Rakitic marcar, assistido por Sergi Roberto, rematando forte e sem hipótese já dentro da pequena área.
O jogo chegou então ao final, e com esta vitória por 6-1 o Barcelona sobe para 1º lugar, ficando agora com 1 ponto a mais que o rival Real Madrid.
Outras curtas da jornada:
- Eibar empata em casa da Real Sociedad, por 2-2, e aproxima-se dos lugares de acesso à Europa.
- Valencia regressa, novamente, às vitórias, vencendo o Leganés por 1-0.
- Villarreal goleia em casa do Osasuna, por 1-4.
- Granada surpreende e vence Alavés por 2-1, que ficou reduzido a 9 unidades.
- Atlético Madrid empata em casa do Deportivo por 1-1.
- Sevilla vence na recepção ao Athletic Bilbao, por 1-0.
Boas Apostas!